sábado, 21 de abril de 2012

Cantinho do DVD

Kevin Spacey é daqueles atores que costumam justificar qualquer filme. Em O super lobista, destaque da seção Cantinho do DVD desta semana, ele é o principal atrativo de um filme que não corresponde às expectativas e acaba por não atingir plenamente suas potencialidades. A crítica, o leitor confere abaixo.




Fazer lobby em prol de alguma coisa ou contra alguma coisa é uma contingência humana. Principalmente em um ambiente político. Nos EUA, a atividade é legalizada e rende verdadeiras fortunas. No Brasil, há lobistas informais na figura de advogados e consultores com trânsito nas esferas do poder.
Ainda que haja alguns filmes sobre lobby, são poucos aqueles que focam na figura do lobista. O super lobista (Casino Jack, EUA 2010) é um desses filmes. Cheia de potencialidades, a fita de George Hickenlooper só não mergulha no marasmo graças às performances cheias de vitalidade de Kevin Spacey como Jack Abromoff (um lobista que sucumbiu à própria ganância) e Barry Pepper como Michael Scanlon (o lobista melhor amigo do outro lobista).
O problema de O super lobista é sua previsibilidade e a falta de um arco dramático mais palatável ao espectador. Ainda que Abramoff seja um personagem e tanto (fã de cinema vive a soltar frases famosas em suas negociatas), o filme não apresenta o mesmo fôlego do personagem. Em parte pela condução trivial de Hickenlooper e pelo texto sem sal de Norman Snider.
Abramoff é aquele tipo de sujeito que não se contenta com muito. Quer muito mais. O filme é simpático com sua figura e, no que de melhor tem a apresentar, mostra como os lobistas são decisivos para os rumos políticos e econômicos da maior potência mundial.
Quem já está familiarizado com a profissão, no entanto, corre o risco do enfado. Apesar de Kevin Spacey estar tinindo, há muito pouco em O super lobista que valha a pena. A crônica de ganância e corrupção já foi mais bem abordada em Hollywood. 

2 comentários:

  1. Lembro que esse filme teve alguns problemas na produção, né? Não lembro quais são, mas lembro de ter lido algumas críticas falando do modo como afetou o resultado final do filme (se não me engano). Bem, mesmo tendo Spacey, eu não tenho a mínima vontade de ver.

    ResponderExcluir
  2. Alan: Sim. Algumas desavenças entre os produtores, entre os quais Kevin Spacey, marcaram a produção e bem, o resultado final é bem decepcionante.
    Abs

    ResponderExcluir