sábado, 21 de janeiro de 2012

Oscar Watch 2012 - Perfil: Christopher Plummer

Como um bom vinho



Ele tem 85 anos e quase 200 filmes no currículo. No entanto, o veterano Christopher Plummer, nascido em Ontário no Canadá, não é tido como uma instituição em matéria de interpretação. Não porque não tenha atuado no teatro, já ganhou até Tony, ou por não ter participado de produções de pedigree ou prestígio, esteve em vencedores do Oscar como Uma mente brilhante (2001), A noviça rebelde (1965), Malcolm X (1992), entre outros.
A primeira indicação ao Oscar só veio há dois anos pelo papel do escritor russo Tolstoy em A última estação. Em 2012 ele é favorito por um personagem iluminado, daqueles que aparecem uma vez ou outra para um ator. Em Toda forma de amor, ele faz um viúvo que resolve assumir sua homossexualidade para o filho e para o mundo pouco antes de ser acometido por um câncer.
A razão do reconhecimento a Christopher Plummer ser mais tardio do que o desejável, talvez resida no fato de que só às vésperas dos 70 anos, o ator descobriu papéis mais suculentos. Talvez o problema fosse mesmo o agente.
Na última década, Plummer alternou papéis agradáveis em produções como A casa do lago (2006) e Procura-se um amor que goste de cachorros (2005), em que fazia um outro viúvo assanhadinho, e fitas mais sérias como O mundo imaginário do doutor Parnassus (2009), O novo mundo (2005) e Syriana – a indústria do petróleo (2005).

Plummer como o pai de Diane Lane em Procura-se um amor que goste de cachorros: a parte à homossexualidade, um papel muito similar ao de Toda forma de amor


Plummer, dos anos 90 para cá, se acostumou a fazer muito com pouco. Em pequenos papéis como nos filmes O informante (1999), Os 12 macacos (1995) e O plano perfeito (2006) se tornou uma espécie de atestado de qualidade de produções que dele precisavam. Não à toa, passou a ostentar a incrível média de quatro filmes por ano. Em 2011, pro exemplo, pôde ser visto em Padre, Barrymore (inédito no Brasil), Toda forma de amor e Os homens que não amavam as mulheres – a ser lançado brevemente no Brasil.
O espírito esportivo do ator se provou quando ele dublou o protagonista de UP- altas aventuras, talvez a mais melancólica e solar animação de todos os tempos. Um filme que não poderia prescindir da voz de um ator que já viu de tudo e que, parece, está próximo provar a glória também.


Plummer em cinco Takes

Doutor Parnassus em O mundo imaginário do doutor Parnassus (2009)
Como o herói dessa fábula fantástica de Terry Gilliam, o ator apresenta sensibilidade e precisão na construção de um homem decido a não vacilar em sua fé.

Abrahan Van Helsing em Dracula 2000 (2000)
O filme é uma draga, mas Plummer agrega alguma classe ao caçador de vampiros mais clássico da literatura que persegue um Gerard Butler pré-fama.

Mike Wallace em O informante (1999)
Como o produtor do jornalístico 60 minutes, Plummer surge minimalista e sofisticado em cena. Há uma cena entre ele, Al Pacino e Philip Baker Hall que é antológica.

Franklin D. Roosevelt em O poder da notícia (1998)
Nesse telefilme, pelo qual foi indicado ao Globo de ouro e ao Emmy, ele vive o 32º presidente dos EUA em uma análise vigorosa do poder da mídia.

Sherlock Holmes em Assassinato por decreto (1979)
Nessa longínqua adaptação da obra de sir Arthur Conan Doyle, Plummer vive o personagem que hoje é defendido no cinema por Robert Donwney Jr. com bem menos afetação.

8 comentários:

  1. Ele já levou o prêmio! Atuação belíssima!

    ResponderExcluir
  2. Coincidência, estou aqui com os DVDs de A última estação e Toda forma de amor para assistir. hehe. Muitos disseram que o prêmio no Globo de Ouro foi uma homenagem, mais do que a atuação em si, não sei, até porque ainda não pudemos ver os concorrentes. Mas gosto muito de Christopher Plummer, vamos ver o que vem essa semana e na noite do Oscar.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Grande prazer em conhecer teu excelente espaço.Adorei. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Christopher Plummer é realmente um grande ator, que ficou um perdido em suas escolhas de papéis nos anos oitenta, mas que se reencontrou nos últimos vinte anos e hoje continua em alta.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Plummer é realmente um ator incrível e fiquei bastante feliz por ter levado esse globo de ouro, uma vez que sua tocante interpretação do pai homossexual que tardiamente resolve assumir-se é uma dos mais interessantes e tocantes elementos de "Toda Forma de Amor". Parabéns pelo texto e pelo blog. Visitarei sempre. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Bela retrospectiva, Reinaldo. O Christopher Plummer pode não ser um dos meus atores favoritos, mas é inegável que ele tem uma carreira muito consistente. Se ganhar o Oscar de Coadjuvante esse ano, merecido, não só por causa de sua elogiada performance em "Beginners", como também por causa de toda a sua carreira.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Teria indicado Plummer ao Oscar sem medo pela sua surpreendente performance em "O Informante", de Michael Mann. Acho-o um estouro ali. Parece que chegou sua vez, mas embora prefira outros que já tive a oportunidade de conferir, como Albert Brooks e Nick Nolte - este último, um estouro - seria muito bacana ver esse gentleman reconhecido. É uma honraria tardia, justa pelo seu legado, nem tanto pela sua boa presença em "Toda Forma de Amor".

    abs!

    ResponderExcluir
  8. Tiago Britto: Sinceramente,não acho que Plummer fosse merecedor nem mesmo da indicação. Mas um prêmio a esse exuberante ator não pode ser contestado.
    Abs

    Amanda: Em A última estação ele está melhor do que em Toda forma de amor, embora o último seja melhor que o primeiro. Entendeu? rsrs
    Bjs

    Suzane Weck: Poxa Suzane, super bem vinda aqui em Claquete. Obrigado pelo elogio e espero que vc continue curtindo o blog.
    bjs

    Hugo: Como sempre, um comentário matador meu brother.
    abs

    Wilson Antonio: Obrigado pelos elogios Wilson. O personagem é realmente fascinante e Plummer o domina com brilho.
    Abs

    Kamila:Vai ser mais pela carreira do que pelo papel...
    bjs

    Elton Telles: Eu não poderia concordar mais com vc. Infelizmente, a categoria de ator coadjuvante no ano de "O informante" estava disputadíssima. Michael Caine (Regras da vida), Michael Clarke Duncan (A espera de um milagre), Tom Cruise (Magnólia), Jude Law (O talentoso Ripley) e Haley Joel Osment (O sexto sentido). Não sei se haveria espaço para ele.
    E não acho que ele merecesse ser indicado este ano por "Toda forma de amor". Quanto mais ganhar...
    Abs

    ResponderExcluir