segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

[Meme] Atualização 1

Conforme disposto no editorial abaixo, o desafio do Meme foi aceito, mas alguns ajustes precisam ser feitos para evitar que o ritmo das postagens no blog seja prejudicado. Claquete, como bem sabe o leitor, é atualizada diariamente e existe toda uma programação – turbinada pelo especial Oscar Watch – distribuída pelo mês.
Portanto, o Meme “um mês, 31 filmes” será adaptado para se adequar a essas circunstâncias. Serão seis postagens durante o mês, cada uma destacando cinco itens da lista, respeitando a ordem estabelecida e publicada no editorial que destaca o primeiro item da referida lista.


Item 2 – Melhor sequência inicial e melhor sequência final

Existem sequências iniciais que antecipam um filme impactante e sequências finais que coroam um ótimo filme ou salvam um filme relativamente medíocre. Mais uma vez, é um tanto difícil declinar minhas favoritas. Mas vamos lá:
A melhor sequência inicial para mim é de Marcas da violência (History of violence), de David Cronenberg. Uma demonstração de exuberância técnica do cineasta canadense que em um plano longo e ininterrupto apresenta os dois bandidos que nos conduzirão ao protagonista do filme.
A melhor sequência final é puro deleite de quem adora comédias românticas. A cena final de O diário de Bridget Jones é algo que roda frequentemente em meu DVD player. É linda, charmosa, doce e irresistível ao som de Someone like you.  

Item 3 – Sessão da tarde inesquecível

Meu primeiro amor (My girl, EUA 1991) é um filme que conheci na sessão da tarde antes mesmo de ter o primeiro amor. Me tocou profundamente e, sempre que lembro dele, tem o doce gosto de um tempo de inocência que não volta mais.



Item 4 – Melhor diretor

A última vez que levei genuinamente um soco no estômago no cinema foi ao ver Sobre meninos e lobos (Mystic river, EUA 2003), no extinto Cine Belas Artes em São Paulo. A última vez que um filme se agigantou em frente aos meus olhos com ternura e humanidade foi com Gran Torino (EUA 2008). Isso posto, e assumindo de vez a pessoalidade da escolha, Clint Eastwood seria o nome escolhido para preencher essa vaga. Há John Ford. Há Alfred Hitchcock. Há Pedro Almodóvar. Há David Fincher. E há Clint Eastwood. Talvez o único artista a ter se reinventado completamente no curso de uma carreira e ter se tornado o maior clássico americano vivo. Anda um tanto inferior às expectativas que desperta, mas é imortal. 



Item 5 – Atriz e ator preferidos

Aqui, por incrível que pareça, a tarefa se mostra mais fácil do que se poderia imaginar. A atriz preferida é aquela mesma. O clichê das 17 indicações ao Oscar (já podemos computar a nomeação por A dama de ferro, produção?) já diz tudo. Dizem por aí que Meryl Streep é boa recitando até lista telefônica e quem sou eu para discordar? Capaz de mesmerizar plateias em dramas pesadões e de inebriá-las em comédias amenas, Streep é um ícone da atuação e eu tenho o privilégio de acompanhar seu momento mais frutífero. O reconhecimento crítico nunca lhe foi tão demasiado e o sucesso comercial nunca foi tão constante.
Algo semelhante ocorre com meu ator favorito. São tantos. Bruce Willis, Tom Hanks, Robert De Niro, Al Pacino, Clive Owen, Brad Pitt... Mas há um que goza de um status inigualável. Talvez apenas Cary Grant, antes dele, tenha sido tão reverenciado. Estou falando, é claro, de George Clooney. Admiro o homem, antes do ator, o que deixa tudo mais fácil. Mas Clooney é um exemplo raro de ator que evoluiu com a idade. Cerca-se dos melhores profissionais, busca as melhores ideias e sabe projetar-se nos personagens. Transitando entre o mainstream e o cinema independente, Clooney está sempre bem. De cabeça, o último filme ruim que vi com o ator foi Solaris. E não era tão ruim assim.
É pacífico que Clooney vive o melhor momento de sua carreira. Os papéis que escolhe são desafiadores e o nível de suas atuações só tem melhorado. Nos últimos seis anos foi indicado ao Oscar três vezes. E pode ganhar esse ano o seu segundo prêmio. Charmoso e inteligente, vem migrando para a figura de cineasta com bem aventurança. Talvez não chegue a ostentar o recorde de Jack Nicholson (outro ator que eu adoro) entre os atores com 12 indicações ao Oscar, mas é inegável que olhando para a geração posterior a Nicholson, ninguém está melhor colocado do que Clooney.  

Meryl Streep: a atriz favorita da torcida do Flamengo...



Item 6 – Com o coração na boca (melhor suspense/terror)

Voltamos à carga da dificuldade. Há muita coisa boa no filão do suspense e terror. Mas em ordem de ser justo com a história do cinema, preciso apontar um dos filmes que mais exerceu influências a torto e a direito no gênero. Falo, obviamente, de O bebê de Rosemary, de Roman Polanski. Uma obra prima da sugestão. O filme, que mostra a agonia alucinatória de uma mulher que teria sido engravidada pelo demônio, é uma soberba demonstração da maestria do franco polonês em pregar seu espectador na cadeira e fazê-lo roer as unhas.
Em uma época que cinema de terror não significava efeitos sonoplásticos e sustos previsíveis, O bebê de Rosemary foi o grande destaque.


5 comentários:

  1. Realmente, Meryl Streep é a atriz favorita de 10 em 10 cinéfilos. Gostei desse MEME!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Meryl Streep como atriz favorita? Concordo plenamente contigo. Sessão da tarde, lembrei agora de A Lagoa Azul, mas bem...Quem citaria esse filme como predileto, rs? Acho que o meu seria Elvira....

    Enfim, tô curtindo a brincadeira! rs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa ideia do Meme é mesmo muito legal :D

    Meryl Streep é uma ótima escolha e Clint Eastwood, para quem te conhece um pouco, dava para advinhar, rsrsrs Adorei a lembrança de Elvira, do Alan, mas não sei, "Meu primeiro amor" é uma das coisas mais fofas que já assisti.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse Meme adora nos complicar mesmo, heeh. Mas, ótimas escolhas, Meu Primeiro Amor é lindo. E gostei de ver Clint Eastwood na lista.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Kamila: Pois é Ka, deve ser tão chato para ela...
    bjs

    Alan: Tô curtindo tb. Pois é, há muitas sessões da tarde inesquecíveis soltas por aí... rsrs
    Abs

    Aline Viana: Mas eu já tinha te dito que Eastwood era meu diretor preferido.
    Bjs

    Amanda: Valeu Amanda. Esse Meme nos coloca em cada posição...
    bjs

    ResponderExcluir