quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Causos de cinema - O que José Clodoaldo viu em Polanski?



José Clodoaldo, nascido no interior de Pernambuco, nunca foi tido nos meios que frequentou como um letrado das artes. Mas quem o conhecia atestava: ele tinha um apreço fora do comum pelo cinema de Roman Polanski. Se você perguntasse qualquer coisa que fosse sobre Steven Spielberg, um cineasta consagrado pelas vinhetas da Globo e pelos filmes que a emissora exibe na clássica "Temperatura máxima", José Clodoaldo devolveria como resposta um sonoro “quem?”. Mas o franco polonês Roman Polanski era uma outra história. A filmografia de cor; os países em que o diretor já morou; os percalços da turbulenta vida de Polanski; o estigma do nazismo; os entreveros com a justiça americana...
José Clodoaldo era, em última análise, uma autoridade em Roman Polanski. Foi aprender francês, acreditem, para poder ter mais liberdade de pesquisa sobre aquela figura que tanto lhe fascinava.
Para assistir O pianista no cinema, filme que ganhou Oscar e Palma de ouro, o pernambucano viajou uma distância de 400 km. Era uma obsessão, vivia a exclamar sua ex-mulher para as companheiras de salão de beleza que teimavam em incutir na cabeça da pobre que “nesse buraco tinha que ter mulher envolvida”.
Á época do lançamento de Oliver Twist, o casamento estava por um fio e ainda bem que Polanski não tinha um ritmo de Woody Allen que lança um filme por ano. O cineasta franco polonês, na falta de uma referência melhor, era como o time de futebol de José Clodoaldo. Havia um quarto para os “arquivos Polanski”. Posters, recortes de jornais, DVD´s, VHS, recortes de revistas e tudo o mais que se podia imaginar.
Antes da separação judicial, o divórcio ainda não saiu, a ex-mulher chamou um especialista, não em Polanski obviamente, para observar José Clodoaldo. Afinal de contas, aquele interesse todo em um baixinho molestador não haveria de ser saudável. O especialista, este sim letrado nas artes, também apreciava o cinema de Polanski e ficou especialmente aturdido quando soube que José Clodoaldo aprendeu francês estimulado pelo interesse no diretor. Só se comunicava no idioma com José Clodoaldo e disse à ex-mulher que aquele quadro não era necessariamente ruim. Foi o momento em que a ex-mulher se tornou ex-mulher.
José Clodoaldo se candidatou a uma vaga no concurso do Instituto Rio Branco para ingressar na diplomacia. O francês lhe veio a calhar. Passou e foi ser diplomata. Ainda era difícil crer que teria um tête-a-tête com seu ídolo, mas a façanha se tornara possível.
Qual foi o pavor de José Clodoaldo quando em 2009, o franco polonês foi preso em um festival de cinema na Suíça? A prisão foi fruto de um acordo entre as autoridades suíças e americanas. Polanski, vale lembrar, é um condenado foragido da justiça dos Estados Unidos. José Clodoaldo pôs-se a costurar acordos nos bastidores da diplomacia e a procurar figuras de expressão para declarar apoio a Polanski. Foi dele a ideia para que diretores como Pedro Almodóvar, Martin Scorsese e Walter Salles assinassem manifesto repudiando a prisão.
No último ano, José Clodoaldo esteve em Veneza para o lançamento de Carnage, o último trabalho de Polanski. Mas Polanski não esteve lá.
José Clodoaldo é hoje um homem culto, viajado, muito bem estabelecido financeiramente e foi Roman Polanski quem impulsionou tudo isso. Só não sabemos o porquê exatamente. O que sabemos é que José Clodoaldo continua sua busca. Nossa esperança de justificativas reside nela. 

          ************************
Causos de cinema é um conto ficcional e terá periodicidade mensal em Claquete. Sempre brincando com personalidades do cinema, grandes filmes, curiosidades cinéfilas e afins. Deixe sua opinião e sugestões. 

5 comentários:

  1. José Clodoaldo é um sábio, hehe. Legal essa novidade aqui.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Reinaldo!! Uma seção super original, essa que você bolou pro Claquete. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sugestões? Publique um romance! Sério Reinaldo ficou muito interessante, diferente, ousado e original.

    Agora Sr. José Clodoaldo, o Polanski nunca foi coitadinho, rs! Gostaria eu de ser foragido das autoridades vivendo na França comendo escargot. Rs! Mas o Sr.é mais esperto que ele. UM FDP kkkk

    Grande Abs.

    ResponderExcluir
  4. Amanda: Obrigado.
    Bjs

    Kamila: Obrigado Ka. Que bom que gostou.
    Bjs

    Rodrigo Mendes: Sugestão anotada Rodrigo. Em breve teremos muito romance por aqui.rsrs.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Pôxa, a mulher do Clodoaldo foi ter ciúmes justo do Polanski? rsrsrs O engraçado é o próprio cineasta poderia, ao final, dizer que nada acontece por acaso. Ótima estreia :D

    ResponderExcluir