quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Oscar Watch 2012 - Cenas de cinema

Mais fogo na fogueira
Enganou-se quem imaginava que as indicações para o SAG clareariam o horizonte para o Oscar. Os indicados ao SAG 2012, pelo contrário, tornam a coisa toda mais indefinida. É lógico que a lista deixou claro de uma vez por todas que The artist, distribuído pelo expert Harvey Weinstein, vem forte para a temporada. Mas isso já era notório antes das indicações ao SAG. Com esnobadas triunfais (a ausência de Albert Brooks por Drive e Shailene Woodley por Os descendentes entre os coadjuvantes) e um apreço até certo ponto surpreendente pelas comédias (Meia noite em Paris e Missão madrinha de casamento receberam indicações por elenco), o SAG 2012 não deve exercer o ofício que lhe coube nas temporadas de 2010 e 2009 de filtro inconteste.


Os reveses dos reveses
A invenção de Hugo Cabret, que vinha dividindo as atenções com The artist nos prêmios da crítica, se viu completamente fora do SAG. O mesmo ocorreu com outras produções badaladas na temporada como Tão forte e tão perto, Cavalo de guerra e O espião que sabia demais. Este último, depois da esnobada na lista do Critic´s Choice Awards, começa a se vestir como azarão, apesar das boas críticas.
Em contra partida, J.Edgar que vinha sendo eclipsado ganhou força com as lembranças de Leonardo DiCaprio e Armie Hammer. Nick Nolte (Warrior) foi outro que viu sua cotação subir, assim como Melissa McCarthy (Missão madrinha de casamento) que após alguns prêmios da crítica se estabiliza de vez como concorrente ao Oscar de atriz coadjuvante – ainda que sua candidatura não tenha tanta sustância.

Os indicados ao SAG 2012

Elenco

The Artist
Missão Madrinha de Casamento
Os Descendentes
Histórias Cruzadas
Meia-Noite em Paris


Ator

Demián Bichir (A Better Life)
George Clooney (Os Descendentes)
Leonardo DiCaprio (J. Edgar)
Jean Dujardin (The Artist)
Brad Pitt (O Homem que Mudou o Jogo)


Atriz

Glenn Close (Albert Nobbs)
Viola Davis (Histórias Cruzadas)
Meryl Streep (A Dama de Ferro)
Tilda Swinton (Precisamos Falar Sobre o Kevin)
Michelle Williams (Uma semana com Marilyn)


Ator coadjuvante

Kenneth Branagh (Uma semana com Marilyn)
Armie Hammer (J. Edgar)
Jonah Hill (O Homem que Mudou o Jogo)
Nick Nolte (Warrior)
Christopher Plummer (Toda forma de amor)


Atriz coadjuvante

Bérénice Bejo (The Artist)
Jessica Chastain (Histórias Cruzadas)
Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento)
Janet McTeer (Albert Nobbs)
Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)





Time dos bonitões quase completo
Ryan Gosling e Michael Fassbender não entraram. O que ainda não os exclui do Oscar. Pelo menos por enquanto. Mas deixa encaminhado que a briga lá nos finalmente tende mesmo a se concentrar entre George Clooney (Os descendentes), Brad Pitt (O homem que mudou o jogo) e Jean Dujardin (The artist).

O fator DiCaprio
A inclusão de Leonardo DiCaprio, sempre festejado por seus pares atores, não lhe garante no Oscar. Contudo, a forte semana que vem tendo (já foi indicado ao Critic´s Choice e tudo leva a crer que será lembrado pelo Globo de ouro) pode revigorar sua candidatura e, quem sabe, favorecer o filme que representa (J.Edgar) em outras categorias.

Ao povo o que é do povo
Em 2010 muito se conjecturou da ausência de candidatos “de cor” como a infeliz percepção que ainda se preserva de minorias sugere. Pois bem, em 2011 Histórias cruzadas está aí para lavar a alma dos politicamente corretos. O drama de cunho racial não só é o líder na corrida pelo SAG com quatro indicações, como é o favorito em pelo menos duas delas. Elenco e atriz coadjuvante.
O filme, vale lembrar, é o maior sucesso de público entre os concorrentes. Seguido de perto pela comédia Missão madrinha de casamento.

Filmes de meninas
Alguém já reparou que nos concorrentes para melhor elenco, o brilho das mulheres é maior? E que as tramas parecem buscar respaldo nesse público?


Quem sai?
A categoria de atriz coadjuvante é a que mais parece definida para o Oscar. Contudo, a pergunta é quem sai para a entrada de Shailene Woodley no Oscar? O palpite de momento é que o empurra empurra fica entre Melissa McCarthy (Missão madrinha de casamento) e Janet McTeer (Albert Nobbs).

Shailene Woodley que quase rouba a cena de George Clooney em Os descendentes: difícil imaginar um Oscar sem ela...


O gordinho de Superbad
Muito se falou sobre possíveis indicações para Jonah Hill por O homem que mudou o jogo. Os prêmios preliminares da crítica não corroboraram essas especulações. Mas não é que elas vieram? Os críticos de Houston o nomearam para melhor coadjuvante e agora o sindicato dos atores subiu o seu passe de vez na temporada. Resta saber se The sitter, recém lançado nos EUA e com péssimas críticas, lhe atrapalhará a jornada por um reconhecimento que ninguém julgava o gordinho de Superbad capaz de receber.


E Gary Oldman como vai?
Resta ao brilhante ator britânico, que só colhe elogios fervorosos por O espião que sabia demais, contar com a simpatia da Hollywood Foreign Press Association (HFPA) para ter seu nome na pauta das temporadas de premiações. Excluído do Critic´s Choice Awards e do SAG e, provavelmente nomeado ao Bafta, o ator precisa de outra premiação major para não ser carta fora do baralho.

Tilda vai comendo pelas beiradas
Quando surgiu em Cannes com Precisamos falar sobre Kevin, só dava Tilda Swinton. O prêmio de atuação não veio e com o começo das especulações para a Oscar season poucos, e Claquete é um dos poucos, incluíam seu nome entre os oscarizáveis. Hoje às vésperas de uma definição mais encorpada sobre quem de fato está na disputa pelo prêmio, Tilda é uma das duas atrizes a figurar em todas as listas de premiações. A outra é Michelle Williams (Uma semana com Marilyn). A atriz ainda lidera o número de prêmios na temporada.
Tilda toda boba com sua estatueta conquistada em 2008 como coadjuvante por Conduta de risco: ela já tem um Oscar, mas quem disse que ela está satisfeita?


Quem é esse cara aí?

A inclusão do mexicano (e não tão bonito) Demian Bichir entre os candidatos a melhor ator por A better life causou certo espanto. Na verdade, o ator – cujo papel de maior destaque havia sido de um traficante na série Weeds – já havia sido indicado ao Spirit Awards. Sua atuação tem sido excepcionalmente elogiada e o SAG tem certa tradição em reconhecer um ou outro ator desconhecido. Todo ano acontece. No entanto, raramente na categoria de ator. O fato reforça a qualidade do trabalho de Bichir em A better life e mostra que o sindicato está de fato observando o que há de melhor em matéria de cinema, não só nadando com a maré.

Vale pelo do ano passado também viu!
Um dos furacões do excelente A rede social foi Armie Hammer, que rapidamente se viu no centro das atenções em Hollywood. Escalado para ser o príncipe de uma das versões de Branca de neve que chegam aos cinemas em 2012, Hammer com seu físico de atleta, também se viu na pele do amante não oficial (e que amante é, né?) de Leonardo DiCaprio em J.Edgar. Depois de concorrer ao SAG de elenco ano passado pelo filme de David Fincher, ele ganha agora uma indicação toda sua.


Nem Freud explica
Se existe um filme que está passando totalmente em branco nessa temporada de premiações é Um método perigoso. O filme de David Cronenberg recebeu boas críticas, mas o tema áspero e hermético do qual trata parece impedir que a fita prospere na temporada de premiações. Curiosamente, Drive – que muitos criam que não vingaria por ser violento demais – vem tendo uma performance surpreendente.


Incoerência?
O elenco de Meia noite em Paris merecia a distinção ofertada pelo sindicato dos atores, mas é inegável que o filme chega à disputa enfraquecido; sem uma menção sequer nas demais categorias de atuação. No entanto, o apoio da classe dos atores pode fazer com que a fita de Woody Allen cresça de tamanho para o Oscar. De qualquer maneira, em termos de SAG, não deixa de ser um corpo estranho.

The comeback of the year
Todo ano tem. E essa temporada está cada vez mais com cara de Nick Nolte. O ator que, dizem, está ótimo na nova série da HBO (Luck) vive um pai treinador de dois irmãos em rota de colisão em um campeonato de MMA (Artes Marciais Mistas) em Warrior, o “mamãe quero ser O vencedor do ano”.
Nolte já concorreu ao Oscar em duas outras oportunidades. Em 1993 por O príncipe das marés e em 1998 por Temporada de caça. Em ambos os casos disputou como ator principal. Nolte que já tem mais de 80 filmes no currículo e marca presença em Hollywood desde os anos 70 não foi tão fundo no poço quanto Mickey Rourke, outro ressurgido das cinzas recente, mas chegou bem perto.



A voz das urnas
80% dos (e) leitores do blog apontaram que Os descendentes deve liderar a corrida pelo Globo de ouro, cuja lista será anunciada amanhã. 12% cravaram em The artist como a opção para maior número de indicações. 

Em uma briga cada vez mais definida entre veteranos, Nolte mostra os dentes 

4 comentários:

  1. Tive a oportunidade de conferir Moneyball e de fato as atuações e o roteiro são incríveis. Brad se mostra cada vez mais um ator de grande competencia num papel de certa forma contido mas cheio de camadas. E Jonah Hill também se destaca. Já torço por eles!

    ResponderExcluir
  2. Eu só faço um questionamento! De onde tiraram que a Melissa McCarthy está tão bem assim?! No próprio filme tem atrizes bem melhores... Na categoria de atriz coadjuvante estou torcendo para as do The Help, em especial para Octavia Spencer! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Em relação às indicações ao SAG, o que mais me surpreendeu foi a ausência de Shailene Woodley, que foi lembrada hoje pelo Globo de Ouro e deve ser indicada ao Oscar, a indicação de Melissa McCarthy(já que eu acredito que existem melhores atrizes em "Missão Madrinha de Casamento" do que ela) e a indicação de Jonah Hill, que veio, literalmente, do nada. Não me lembro de ninguém levantando a hipótese de ele ser indicado. E ele foi lembrado de novo pelo Globo de Ouro hoje, o que consolida uma possível indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para ele.

    Entretanto, pelo fato de o SAG Awards ser uma premiação com características bem peculiares, não acho que muitas das apostas deles se repitam no Oscar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Daniel Henrique: Ainda não assisti o filme Daniel, mas creio que Brad e Hill estejam bem. Pitt, em particular, já há algum tempo demonstra excelência interpretativa.
    Abs

    Afonso Maia:rsrs. É verdade. Mas acho que são pequenas as chances dela chegar ao Oscar.
    Abs

    Kamila:Havia sim um burburinho em torno da indicação de Jonah Hill, mas ainda acho improvável sua indicação ao Oscar. Acho que ele já está tendo um desempenho notável. E é bem isso aí, acho que veremos um dos SAGs menos influentes em termos de Oscar dos últimos anos.
    Bjs

    ResponderExcluir