quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OSCAR WATCH 2011 - Bale contra ataca



Ele começou como ator aos 9 anos em O império do sol. Estrelando o filme de Steven Spielberg estava o ator, que para muitos, seria o melhor intérprete do Batman nos cinemas. Sujeito temperamental, Christian Bale cultiva muitas inimizades na indústria e é conhecido por petits e escândalos notórios como aquele do áudio vazado nas filmagens de O exterminador do futuro – A salvação em que berra com um cenógrafo por ele ter atrapalhado a iluminação da cena.
Mas Christian Bale também tem admiradores. O cineasta alemão Werner Herzog foi só elogios ao ator que chegou a comer insetos de verdade no filme O sobrevivente (2004). Bale despontou mesmo em Psicopata americano (2000) e apesar de figurar em produções de alto potencial comercial (como a série Batman e Exterminador do futuro), aparece com frequência no cinema independente. Não estou lá (2007), O operário (2004), Laurel Canyon – a rua das tentações (2002) e Velvet Goldmine (1998) são alguns exemplos.
A mescla característica dos bons atores, no entanto, não tem valido grande destaque para Bale na indústria. Seu comportamento ainda o precede. Tudo pode mudar com O vencedor. O ator, que vem papando os principais prêmios da temporada pelo papel do irmão drogado e problemático do protagonista vivido por Mark Wahlberg, está recebendo uma sinalização de Hollywood para abraçar essa chance de ser querido. Com seu jeito irascível o galês cultivou poucas amizades, mas com O vencedor pode se impor pelo talento. Pode triunfar no Oscar em sua primeira indicação. Melhor sorte do que muita gente querida e amada por muitos em Hollywood. Bale, como declarou certa vez o também bad boy Russel Crowe (que dividiu a cena com o ator no western de nome sugestivo, Os indomáveis), é um cara que de um jeito ou de outro consegue o que quer. E em 2011 ele quer um Oscar!

Bale, ao lado de Mark Wahlberg, em cena de O vencedor: chance de ser querido...

6 comentários:

  1. É, Bale se entre integralmente para um papel. Nunca vou mes esquecer dele em "O Operário"! Acho ele um excelente ator.

    ResponderExcluir
  2. Tanta coisa boa rolando... Vc me deixa com vontade de passar um dia inteiro tirando o atraso no cinema (no bom sentido, tá? :P)

    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
  3. um ótimo ator!
    infelizmente, sou obrigado a concordar contigo de que a fama de Bale o precede. Sem falar que sua caracterização como Bruce Wayne empalidece outos trabalhos destacáveis do ator, que acaba não sendo tão reconhecido pelo público como deveria. Até hoje não assisti "Império do Sol", mancada mesmo! "Psicopata Americano" é um clássico, e sua atuação em "O Operário" é extasiante e também faço menção ao Mallick "O Novo Mundo", que tbm está bem bacana.

    Vi os todos os candidatos ao Oscar deste ano e asseguro que, apesar de uma categoria forte, ninguém, incluindo Geoffrey Rush, faz (ou não deveria fazer) ameaças a Bale. O ator some na pele do ex-lutador e envolve seu personagem com tano carisma, com tanta convicção, tanta entrega que é difícil não me envolver.

    Ele e Leo estão em perfeita sintonia em cena. Torço para que os 2 sejam reconhecidos não apenas no Oscar, mas que suas carreiras despontem a partir de então.


    abs!

    ResponderExcluir
  4. Christian Bale pode ter uma personalidade difícil, mas eu gosto dele como ator. Ele construiu uma carreira excelente, sempre calcada em papeis bem desafiadores. Se o Oscar não viesse agora, não tardaria a vir, certeza...

    ResponderExcluir
  5. Alan Raspante: Tb acho ele um excelente ator. E O operário continua sendo uma de suas melhores criações. abs

    Marcelo:Ele não é o meu preferido entre os indicados, mas deve ganhar.

    Aline:rsrs. Eu sei, eu sei... bjs

    Elton:Os dois devem ganhar, mas não acho que Bale seja o melhor entre os indicados. Concordo contigo que Bale é um p... ator, que Psicopata americano é um clássico (ele no Herzog tb está o máximo)e que o Oscar será justo. Mas gosto tb de sua caracterização como Bruce Wayne. Não acho que o empalideça não...
    abs

    Kamila: É verdade Ka. Bjs

    ResponderExcluir