quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Filme em destaque: O turista

Tinha tudo para dar certo...


Um diretor alemão de prestígio, a maior estrela de cinema da atualidade, clima europeu, um astro instigante e que é - por si só - chamariz de bilheterias, trama inspirada em Hitchcock e uma indústria ávida por explorar essa combinação. O turista tinha tudo para ser um grande evento cinematográfico, mas a produção da Sony Pictures (que estréia nesta sexta-feira, 21 de janeiro no país) se revelou um fracasso retumbante. E um fracasso de muitos pais. Após uma mega estratégia de lançamento e pífios U$ 60 milhões nas bilheterias americanas (o orçamento do filme é estimado em cerca de U$ 110 milhões), produtores e analistas ponderam sobre o que pode ter dado errado.
Para responder essa pergunta é necessário voltar no tempo e escrutinar a problemática pré-produção do filme. O sueco Lasse Hallströn foi a primeira opção do estúdio para rodar o filme, uma adaptação de um filme francês de 2005 chamado Anthony Zimmer. Na concepção do diretor de filmes como Um lugar para recomeçar e Regras da vida, O turista seria um drama com aprofundado estudo de personagens. A Sony não aprovou as primeiras versões do roteiro e Hallströn saiu para rodar o filme Sempre ao seu lado (2009), outro remake – dessa vez de um filme japonês. Foi então quando a chairman da Sony Pictures, Amy Pascal, que produzia o filme de ação Salt do ínterim, apresentou o roteiro à atriz Angelina Jolie. A atriz sugeriu o nome do alemão Florian Henckel Von Donnersmarck, de quem tinha visto o vencedor do Oscar A vida dos outros (2006) e desejava trabalhar em conjunto. A Sony então convidou Donnersmarck que prontamente aceitou. Junto com Donnersmarck foi contratado o ator Sam Worthington, que havia causado excelente impressão junto ao público em Exterminador do futuro 4: a salvação (2009) e tinha tudo para detonar no grande lançamento do fim de 2009, Avatar.

Angelina Jolie, soberana, em cena de O turista: em meio a muitas indecisões do estúdio ela era a única certeza...


Worthington não detonou e, para piorar, entrou em atrito com a atriz Angelina Jolie e com o diretor Donnersmarck acerca dos rumos de seu personagem. Donnersmarck chegou a colocar o cargo a disposição e nomes como os dos cineastas Alfonso Cuáron e Mike Newell chegaram a ser ventilados. Contudo, só quem saiu mesmo da produção foi o ator australiano. O roteiro foi, outra vez, reescrito. Dessa vez o roteirista Julian Fellowes dividiu os créditos com o próprio diretor e com supervisão de Christopher McQuarrie (vencedor do Oscar por Os suspeitos). Paralelamente a isso, a produção ganhava um reforço midiático; Johnny Depp acabava de ser confirmado no papel de Frank Tupelo (que seria originalmente de Worthington). Donnersmarck, que já era um defensor de que o filme deveria ser menos sério, ganhou na figura de Depp um poderoso argumento.



O efeito Vanessa Paradis

A produção do filme seguia seu curso previsto quando foi abruptamente interrompida por crises de ciúmes da mulher de Johnny Depp, a cantora e atriz Vanessa Paradis. O problema era que a versão do roteiro que estava sendo gravada trazia muitas cenas que abusavam de sexualidade (e de sexo entre os protagonistas). Paradis exigiu (embora hoje todos os envolvidos neguem esse detalhe) que as cenas fossem reescritas.
Depois de uma paralisação de aproximadamente um mês (sem motivo oficial registrado, o que fomentou toda a sorte de boatos), as filmagens foram reiniciadas. Com Brad Pitt e prole em Veneza, assim como Vanessa Paradis. O clima entre as famílias era ameno e amistoso, mas a química entre os protagonistas no filme foi essencialmente prejudicada. A especulação se dá em virtude da forte rejeição da crítica (e do público) ao par nas telas. Algo matematicamente improvável, mas tangenciado pelo mal estar desencadeado pela posição de Vanessa.


Donnersmarck, entre Depp e Angelina na premiere do filme: uma comédia disfarçada de thriller...



As indicações ao globo de ouro de melhor comédia que o filme recebeu (para a fita e para os dois atores) coroaram um mal estar generalizado. A Sony vendeu o filme como um thriller romântico. A comédia, na fita, é um elemento desafogador. Como, por exemplo, em um filme como A rede social - que vez ou outra provoca risos do espectador. Nunca sua matéria prima. O diretor alemão se viu na contingência (que não exclui uma diligência do estúdio) de defender seu filme. Donnersmarck afirmou ao Hollywood Reporter que O turista, em sua concepção, é mesmo uma comédia. Ainda que disfarçada de filme de espionagem. A crítica americana, de fato, riu com O turista. Mas não com o filme propriamente dito.

9 comentários:

  1. Nossa quanto rolo, hehehe. Mesmo sabendo que não é grande coisa, quero muito ver. Gosto da Jolie e do estilão da fita.

    []s

    ResponderExcluir
  2. Só pelo trailer de O Turista senti que o filme não seria tão grande quanto os protagonistas.

    Assisti semana passada e achei o filme fraquíssimo. Faltou química entre Jolie e Depp, a trama não foi intrigante e a direção também não atendeu as minhas expectativas.

    ResponderExcluir
  3. Quantas curiosidades interessantes...gosto de ler essas coisas, rs! Não sabia do envolvimento de Hallströn no projeto e tampouco de Worthington (que parece estar subindo a cabeça com o estrelato - tanto que a péssima escolha nos papéis fica visível [Fúria de Titãs], ele precisa é ouvir melhor o seu agente).

    A idéia de Depp e Jolie me foi atraente, mas por onde passo leio e ouço críticas negativas. Vou esperar pra ver (saudade das cabines, rs).

    E gosto muito de 'A Vida Dos Outros' e, se um filme apresenta tantos problemas na pré-produção nunca é bom sinal. E O Vento Levou teve problemas na produção, isso sim é bom sinal...rs!

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Em breve farei crítica no blog, e não vou perdoar na-da rs. "O Turista" é um filme sem razão de existência a não ser a junção de duas das maiores estrelas do cinema contemporâneo. O fracasso do filme fica maior quando analisamos isso, mas mesmo se fosse protagonizados por Gerard Butler e Jennifer Aniston, não, seria a mesma porcaria ou poderia até render atuações mais "legais", já que Depp e Jolie estão LAMENTÁVEIS, com atuações tão inexpressivas e vergonhas dignas de teatro colegial.

    tu fez um obm apanhado das curiosidades que cercaram o filme antes e durante sua produção. Sam Wortinghon, pfffffffff! E, me fala, quem não ficaria preocupada de seu marido atuando com Angelina Jolie, que já roubou 2 maridos rs, e está mais deslumbrante do que nunca neste filme? Hum!


    abs!

    ResponderExcluir
  5. A reportagem ficou ótima mesmo. Adoro saber babados de bastidor! rsrsrs

    Sei lá, se eu fosse a Vanessa Paradis impediria o filme simplesmente porque acho a Jolie meio canastrona e pé frio (não é invejinha, tá? :P) - pra não falar do "beijo técnico" dela, que deixou a Jennifer Aniston a ver navios...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Até que tinha certa espectativa por causa do diretor. Mas depois que o trailer saiu... Para mim, deu certa clareza que a dupla Depp-Jolie não tinha química. Uma pena mesmo, a premissa era até interessante.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  7. A Vanessa Paradis me parece uma mulher muito segura de si. Não acho que ela deu esse chilique, não! Mas, é uma pena que "O Turista' não seja um bom filme. Mesmo não tendo funcionado, vou assistí-lo amanhã!

    ResponderExcluir
  8. Não sabia de absolutamente nada disso, rsrs. E também acho que o maior problema de fitas como O Turista é essa indecisão entre comédia e ação. Que espanta, muitas vezes, a platéia.

    ResponderExcluir
  9. Alan: O filme é bacana meu brother.

    Película criativa:Eu entendo. Pensei que ia achar o filme um horror a julgar pelo trailer. Justamente por isso me surpreendi positivamente, o que não quer dizer que seja o filme... bjs

    Rodrigo: Pois é, quantas produções não imortalizaram problemas de produção né!rsrs. O filme é bacana, mas me parece que foi profundamente modificado em virtude desses acontecimentos... abs

    Elton: Pois é, a Vanessa atrapalhou a química da dupla né? Mas acho, como pontuo em minha crítica, que o diretor soube tirar proveito disso...
    Não vou defender o filme, mas acho que a crítica americana não pegou o espírito da coisa... abs

    Aline: Obrigado. bjs

    Mayara: O filme é bacana... bjs

    Kamila: Ka não é fofoca, é fato. A especulação se dá em torno do tamanho da coisa. É lógico que ela não foi lá dá gritinho no meio do set, mas expôs de maneira enfática sua insatisfação... bjs

    Luis Galvão:Vc cravou um importante e pontual diagnóstico meu caro.
    Abs

    ResponderExcluir