segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Filme em destaque: Biutiful

“Tenho interesse pela morte”

Iñarritu dirige Bardem nos sets de Biutiful: interesse pela morte move o novo filme do cineasta



O diretor mexicano Alejandro Gonzáles Iñarritu afirma que a razão de seus longa-metragens de alguma maneira se aproximarem da questão se deve a sua curiosidade “intelectual e como artista” pela morte. “Mas não há nada de metafísico em meu filme”, argumenta em entrevista promocional no último festival de Cannes, de onde Biutiful (MEX/ESP 2010) saiu com a Palma de ouro de melhor ator - entregue a Javier Bardem.
Na avaliação do diretor, Bardem é crucial para que Biutiful seja uma experiência completa. “Mesmo sem ter escrito uma linha de diálogo, ele é um pouco coautor de Biutiful”, disse em entrevista recente concedida ao jornal O Estado de São Paulo.
Iñarritu não está sendo gentil. Reside em Bardem a grande força do primeiro filme do mexicano sem seu parceiro Guillermo Arriaga. Iñarritu e seu ex- amigo tiveram severos desentendimentos acerca da autoria dos filmes em que colaboraram. Para Arriaga, ele era responsável pelos frutos de Amores Brutos, 21 gramas e Babel, no que Iñarritu discordava.
A parceria se desfez em meio a tumultuadas declarações e ressentimentos de parte a parte.
Biutiful, neste sentido, representa uma evolução na carreira de Iñarritu. É seu primeiro filme sem o suporte de Arriaga (o diretor também assina como roteirista) e, apesar de preservar algumas características reconhecíveis dentro de seu cinema, é o primeiro filme em que Iñarritu se apresenta de forma linear para o público. O diretor argumenta que essa medida não foi proposital. “Essa solução (a narrativa linear ou cíclica) nasce na sala de edição, quando fazemos a montagem”.


Homem de família: Uxbal é generoso para com os filhos, com a ex-mulher bipolar e com os imigrantes ilegais que agencia...


Cotado para o Oscar de melhor produção estrangeira (Javier Bardem também alimenta chances como intérprete), Biutiful é um filme que estuda a relação de um homem com o mundo a sua volta e com o fato de que em breve se verá privado dele. Uxbal (o protagonista vivido por Javier Bardem) descobre um câncer de próstata já em metástase avançada. A finitude se interpõe à rotina precária em que Uxbal se sustenta. Agindo dentro de uma lógica exploratória de imigrantes ilegais e comunicando-se com os mortos (em um eixo que Iñarritu não parece muito interessado em desenvolver), Uxbal se ressente de sua condição. Mas não fica claro se isso ocorre em virtude da proximidade do fim, ou se são apenas os derradeiros capítulos de uma triste novela.
A Barcelona suja, fétida e desigual que as câmeras de Inãrritu capturam é uma importante personagem na trama. Longe do brilho que a cidade ostenta em outras produções, essa Barcelona representa o estado de espírito do protagonista e do homem que o concebeu.

6 comentários:

  1. Espero ver o filme muito em breve nos cinemas da minha cidade, já que o filme por aqui ainda não estreiou. Gosto de Iñárritu, ele tem uma sensibilidade ímpar!

    []s

    ResponderExcluir
  2. Bardem vale sempre um ingresso e Iñarritu sempre teve créditos comigo desde Amores Brutos.

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Tô curioso para conferir o que pode sair dessa parceria Bardem + Iñarritu. Achei péssima a primeira desventura de Arriaga como diretor naquela lamentável "Vidas que Se Cruzam", até gostaria que os cineastas retomassem a parceria, mas acho pouco provável, o que é uma pena. Gosto dos 2 primeiros filmes deles, acho fantásticos!

    Bardem está na minha lista de apostas para o Oscar. Mesmo sem ter visto o filme, torço pela sua nomeação mais como fã mesmo hehe, poxa, todo mundo tem disso.


    abs!

    ResponderExcluir
  4. Dá pra entender o Iñarritu. Tudo é vaidade, rsrs Por exemplo, até hoje Fernando Henrique e Itamar Franco brigam pela paternidade do plano real!
    Sorte, ao que parece, que ele foi salvo pelo Javier Barden. Vou conferir e depois conversamos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Alan: Tomara que estreie logo aí meu brother. Abs

    Rodrigo: Esse ingresso vale mais pelo Bardem meu amigo. Abs

    Elton: De fato, o Iñarritu se sai melhor com esse primeiro trabalho pós-parceria, mas não quer dizer que tenha se saído bem. abs

    Hugo: Espero que goste. Abs

    Aline: Foi salvo pelo Bardem msm. Bjs

    ResponderExcluir