terça-feira, 27 de julho de 2010

ESPECIAL SALT - Quem é Salt?


A pergunta que dá título a esta reportagem é o que move a mais recente produção estrelada pela diva Angelina Jolie. Salt, principal lançamento de verão da Sony Pictures, é um filme que mistura ação e espionagem nos termos da era Bush, momento em que o filme ganhou o aval para ser produzido. “Se você me perguntar quem é Salt, vou ser sincera. Não construí nenhuma identidade para ela. Não a enquadrei em nenhum conceito- boa, má, heroína, traidora. Se o fizesse teria criado uma figura unidimensional”, explica Angelina Jolie em entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo em Cancún (México), onde esteve para divulgar o filme duas semanas atrás.
Na trama, Evelyn Salt (Angelina Jolie) é apontada como uma agente dupla e passa a ser perseguida por seus antigos colegas. Salt pode ser confundido com filmes que ganharam os cinemas na guerra fria, como Sem saída (1987), em que Kevin Costner surpreende meio mundo quando se revela um agente triplo, ou até mesmo Caçada ao outubro vermelho (1989), primeiro filme estrelado pelo agente da CIA Jack Ryan.


Sabendo rezar a missa
E por falar em Jack Ryan, o diretor de Salt é um cara escolado em matéria de espionagem no cinema. Jogos patrióticos (1992) e Perigo real e imediato (1994), ambos estrelados por Harrison Ford como Jack Ryan, foram dirigidos por Philp Noyce que desde esses dois filmes não voltava ao mundo da espionagem via Hollywood.
Noyce esteve envolvido com o projeto desde o inicio. Angelina não. “O papel foi desenvolvido para Tom Cruise que recusou”, lembra o cineasta em entrevista a Entertainment Weekly. “Ele receava que o filme saísse muito parecido com a série que estrela, Missão impossível”, continua o diretor.
Salt teve, então, que ser reescrito. A Sony e Noyce acharam interessante escalar uma mulher no papel principal. Mas quem? “Só poderia ser Angelina”, sentenciou Noyce. O diretor argumenta que ficou impressionado com a performance física da estrela em filmes como Sr. & Sra. Smith (2005) e O procurado (2008). “Se há uma mulher capaz de convencer como heroína de ação, essa mulher é Angelina”, bradou o entusiasmado diretor à Entertainment Weekly. “Não vou dizer que é tudo 100% eu porque seria mentira, mas fiz muito mais do que o estúdio e a seguradora gostariam, por razões de segurança, e menos do que eu esperava fazer, por que chega um momento em que você precisa recorrer aos profissionais”, esclarece a atriz sobre as movimentadas sequências de ação que rodou para o filme.

Fotos: Getty images
Angelina Jolie e o maridão compareceram a premiere americana do filme no último dia 19 de julho

Angelina posa para os fotógrafos: Salt arrecadou U$ 36 milhões em seu primeiro fim de semana em cartaz nos EUA. Desempenho inferior as expectativas do estúdio


Saldo final
A Sony pôs Angelina para trabalhar. Em um espaço de duas semanas, a atriz percorreu meio mundo. Foi ao México, a alguns países da Europa, ao Japão, a Comic Com em San Diego e na premiere americana do filme em Los Angeles, fora o batalhão de entrevistas promocionais. Tudo para fazer do filme que lhe valeu um cheque de U$ 20 milhões (o maior pago a uma atriz em um filme de ação) um sucesso.
Enquanto isso, ironia do destino, Tom Cruise lança na mesma temporada uma comédia de ação em que vive um agente secreto, acusado de ser agente duplo e traidor. Encontro explosivo não fez boa carreira nas bilheterias americanas e faz relativo sucesso nas bilheterias internacionais. Salt vem para o jogo agora e a pergunta que abre a matéria, parece mais próxima de ter uma resposta.

5 comentários:

  1. Eu quero muito conferir "Salt", mas a única coisa que me dá medo na obra é o fato de eu achar que o trailer dela conta coisa demais sobre a trama. Mas, confio no Phillip Noyce e na Angelina Jolie. Acho que ela é PERFEITA para esse tipo de papel. Viva o Girl Power! :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. To doido pra descobrir quem é Salt! hehehehehe.

    ResponderExcluir
  3. Então, eu estava achando o trailer bem fraquinho, tipo "nossa, isso de novo? tenha dó"... Mas daí, descobri não lembro onde que ela teria sido vítima de alguma tecnologia genética russa que faria ela "despertar" para sua missão em determinado momento. Bem, nada mau no quesito teoria da conspiração, acho q vale meu ingresso.

    Reinaldo, impressão minha ou vc acha que o Tom anda com um quê de Mick Jagger? rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Kamila: Não acho que vá ser um grande filme, talvez mediano, mas quero ver mesmo assim. Bj

    Alan: hehe, já já descobre. Abs

    Aline: rsrs. Pois é, acho que é uma questão de timing. O público já cansou de filmes que se valham da fórmula de Encontro explosivo. Ademais, em termos de atratividade, Angelina Jolie é muito maior do que Tom Cruise. Ele já está aí há três décadas enquanto que Angelina está fechando a primeira.
    Ela tem muito mais dialogo com o perfil de público que lota multiplexes em todo o mundo.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tempos depois... Pois é, sim, estou aqui vendo a HBO o dia todo, rsrsrs
    Sério, acho que a Angelina Jolie devia investir mais em papéis de heroína de ação. Ela nasceu pra isso! Ela funciona muito bem em Tomb Raider e também em Salt - a despeito de a história forçar incrivelmente a amizade, rsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir