segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - As 10 melhores cenas de 2009

Antes de anunciar a lista dos melhores filmes do ano, fato que ocorre amanhã, Claquete lista as 10 melhores cenas do ano. É importante frisar que a lista procura honrar toda a abrangência da produção cinematográfica de 2009. Blockbusters, filmes europeus, independentes, enfim, todos tem vez aqui. Sem mais delongas, vamos às cenas:


10 – A casa de Carl Fredricksen voa pela primeira vez (Up -altas aventuras)


O cinema também existe para fazer mágica. E poucos momentos em 2009 foram tão mágicos quanto o momento em que içada por milhares de balões a casa do septuagenário herói da animação da Pixar levantou voo pela primeira vez. De encher os olhos de lágrimas e renovar a crença de Santos Dummont:sim, o homem pode voar.

9 – O abate no cinema (Bastardos inglórios)

A apoteose do filme de Quentin Tarantino se dá, vejam só, em um cinema. Ao reescrever o desfecho da segunda guerra, Tarantino não só realiza um filme icônico como entrega uma das cenas mais antológicas e climáticas do ano. Metalinguagem catártica de primeira linha.

8- Aplausos após o desfile (Coco antes de Chanel)

O filme não é notável. Mas a vida em que se baseia é. E a cena final carrega todo o brilhantismo da mulher que revolucionou o vestuário feminino e em menos de 3 minutos expressa toda a glória do reconhecimento. Uma cena belíssima.

7 – Jacob vira lobo (Lua Nova)


E não foram só as moçoilas afoitas pela saga de Stephenie Meyer que foram ao êxtase com essa cena não. O cuidado de Chris Weitz com os efeitos especiais e a própria tensão da cena (a despeito da antecipação nos trailers) contribuíram pra fazer desta uma das melhores e mais comentadas cenas da fita.

6 -Fetiche para que te quero (Garota infernal)

É sabido que 9 entre 10 homens tem um fetiche sexual sobre duas garotas juntas. Em Garota infernal, filme feito para esses homens, Megan Fox e Amanda Seyfried trocaram beijos e carícias íntimas para por fogo em qualquer um. Uma cena, por razões bem particulares, antológica.

5 – O salto da liberdade (O lutador)


Entre concessões, renúncias e arrependimentos, existem os sonhos e o desejo de se eternizar naquilo que se é bom. A cena final de O lutador, o grande filme da carreira de Darren Aronofsky, e da de Mickey Rouke, sintetiza tudo isso e muito mais em sua chocante, angustiante e emocionante cena final.

4 – O dia seguinte (Se beber não case)


A cena em que três amigos acordam depois de uma ressaca daquelas e descobrem que perderam um amigo, tem um tigre no banheiro, um bebê no armário, um deles está sem dente e outras coisitas mais, foi uma das cenas mais engraçadas do ano. Só de lembrar aquele sorrisão já dá as caras.

3 – O peso de uma escolha (Amantes)


Em um filme que procura esmiuçar o amor e suas circunstâncias, espera-se de seu final contundência e impacto. Amantes proporciona isso em uma cena final surpreendentemente anti climática, angustiante, poderosa e, em certo nível, triste.

2 – Não estou escondendo nada ( Abraços partidos)


Entre as inúmeras belas cenas que Almodóvar constrói em Abraços partidos, a cena em que Lena (Penelope cruz) recita para seu marido o que ela mesma está a dizer para um monitor de vídeo destaca-se pelo acúmulo de emoções que proporciona e pela transparência dos sentimentos ali expostos.

1 – O alvorecer de um novo mundo (Avatar)


Todo mundo estava morrendo de curiosidade para conhecer Pandora e toda a mitologia criada por James Cameron. Justamente por isso, a cena em que Jake Sully (Sam Worthington) desembarca em Pandora é arrebatadora. Ali, se tem a certeza de que a jornada começou.

6 comentários:

  1. Ai que linda idéia para este post... Parabéns! Precisei do meu leque para diminuir o calor que senti rsrs... inteligência e sensibilidade são afrodísiacos para mim.

    PS : Amei todas as cenas, mas a cena de UP é mágica. Nunca me esquecerei dos balões coloridos e da minha vontade de conhecer o mundo assim... surrealisticamente.

    Beijo da Madame!

    ResponderExcluir
  2. Ótima escolha das cenas, apesar que prefiro a "Vida de Casados" em "Up" a essa sequência que foi escolhida. Talvez minha favorita seja a de "Bastardos Inglórios".

    ResponderExcluir
  3. Minha cena favorita do ano, infelizmente não está na lista é também a da Vida de Casado, mas esta cena de "Up" também é espetacular.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Reinaldo, tudo bem?
    Primeiramente, obrigado pelas considerações lá no "Cine Freud". As atualizações não são muito frequentes, mas busco sempre trazer materiais intrigantes, apoiando-me na idéia principal que é fundamentar os conceitos da Psicanálise, que é o que estudo.

    Li algumas das tuas postagens e achei incrível.
    É preciso um conhecimento bastante estruturado e amplo para desenvolver estes escritos. Estão ótimos!
    voltarei mais vezes.
    Ótimo 2010 prá ti. abraços.

    ResponderExcluir
  5. Aguardando anciosamente a lista de melhores do ano!

    Não posso falar muito porque a única dessas que eu vi foi a de Avatar, que realmente é ótima, mas a que escolheria é aquela em que o Jake e Neytiri caminham pela floresta à noite e ela vai se iluminando à medida que eles se movimentam. Encantadora!

    Obrigado pela participação lá no blog Reinaldo.
    Abraços.
    Eri Jr.

    ResponderExcluir
  6. Madame: Muito obrigado madame. Que bom que gostou do post. Fico muito feliz. Acho essa cena, de UP, sublime. Bjs

    Vinícius: Tb gostei muito da cena de vida de casados em "UP". No entanto preferi por essa aqui por critérios técnicos. Essa cena é mais arrebatadora. Se vc reparar, é uma característica comum em todas as cenas. A de vida de casados emociona e muito, mas sinto que não surte o mesmo efeito da casa decolando. ABS

    Mayara: Como vc pode ver, tb adorei a cena da vida de casados, mas como justifiquei para o Vinny, ela não entrou por critérios bem específicos. Tanto é, que Lua Nova, um filme que eu não considero nem um pouco marcante, tem uma cena marcante aqui. Bjs

    Renato: Obrigado pelas considerações aqui em Claquete tb Renato. Tb vou te visitar mais vezes, uma vez que adoro psicanálise, fundida ao cinema então, é o máximo. Grande abraço e feliz 2010.

    Eri: Que isso Eri. Fico feliz pelo nosso entrosamento e por vc estar sempre aqui em Claquete. A lista dos melhores filmes vai ser publicada hj. ABS

    ResponderExcluir