domingo, 22 de abril de 2012

ESPECIAL OS VINGADORES - O buzz




A menos de uma semana da aguardada estreia de Os vingadores, as primeiras críticas do filme começam a surgir (a Marvel Studios havia imposto um embargo e as críticas só poderiam ser publicadas a partir de 20 de abril) e elas são, de maneira geral, positivas.
Para a Variety, o filme é um “robusto entretenimento que resulta em escapismo sofisticado”. Para o The Hollywood Reporter, “Whedon é bem sucedido em equilibrar esse circo sobre-humano e seduzir igualmente fãs e expectadores ocasionais”.
A britânica Empire observa que “o filme é uma joia de heroísmo e humor que eleva o nível do entretenimento ainda que mantenha bem estabelecido aquilo que faz os filmes de herois individuais funcionarem”.
Já o The Gaurdian reforçou a percepção do The Hollywood Reporter ao indicar que o filme “irá transportar o expectador casual para duas horas e meia de nirvana nerd”.
Se o australiano Daily Telegraph considera o filme “um verdadeiro épico de ação que pulsa em emoção e excitação durante toda a sua extensão”, a americana Box Office Magazine entende que “ Os vingadores precisa de mais ambição”. Para a publicação, tudo aquilo que se vê na fita com entidades alienígenas metalizadas, já foi visto antes.

No Brasil
A crítica brasileira, comparada aos principais veículos internacionais, tem sido mais condescendente com a fita. Por vezes, indubitavelmente, entusiasmada com o filme. O que pode ser um bom ou mal sinal dependendo da perspectiva do leitor e de que parâmetros estão sendo abalizados para o exercício da crítica.
O site Omelete, um dos principais da internet brasileira, sacramenta a fita como “muito bem humorada e aventuresca”, no texto que expõe as primeiras impressões do site em relação ao filme. Na avaliação do Omelete, o filme acerta em cheio. “Os Vingadores é, assim, extremamente fiel ao espírito das primeiras HQs do grupo, de Stan Lee e Jack Kirby, modernizando a propriedade sem entrar na onda do ‘sombrio’ que 9 entre 10 produtores em Hollywood que adaptam obras pop estão procurando. Melhor, impossível. Os Vingadores devem mesmo ser coloridos, extravagantes e explosivos. Deixemos as lamentações e problemas humanos para os outros filmes de super-heróis que virão este ano. Há espaço pra todos”.
Para o Cineclick, a fita é “digna de aplausos”, pois “realmente diverte e funciona com o bom humor usado na hora e medida certas”.
Para o Cineclick, Whedon dá conta da complexidade de cada personagem e de apresentá-los ao público. “A apresentação dos complexos personagens, cada um com histórias e motivações muito diferentes, procura dar a base que uma pessoa não iniciada no universo precisa e o sentido que os fãs esperam. Sem falar que a parte final tem mais ação do que todas as adaptações da Marvel juntas – ou quase isso”. 
A crítica de Claquete será publicada no próximo domingo.

3 comentários:

  1. Então, o filme vale a pena (pelo visto)...
    Que bom!

    ResponderExcluir
  2. Todos estamos bem ansiosos em relação à "Os Vingadores", que é a segunda grande estreia do ano no cinema - depois de "Jogos Vorazes". Fico feliz com a recepção calorosa que o filme tem obtido da crítica, pois, como já bem reforcei aqui, torço pelo sucesso desta iniciativa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Alan: Parece que sim...
    Abs

    Kamila: Ah Ka... Dá para dizer que é a primeira grande estreia do cinema em 2012, né? rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir