sábado, 7 de janeiro de 2012

TOP 10 - Dez filmes imperdíveis em 2012


Há muitos filmes que fazem os cinéfilos salivarem. A ideia do primeiro TOP 10 de 2012 é filtrar, em meio a uma combinação de blockbusters e filmes de arte, aquelas produções que são imperdíveis no ano. Não só pelo hype que muitas delas ostentam, mas pelo potencial definidor que trazem consigo.




10 – A música segundo Tom Jobim
É inegável que o Brasil vive boa fase na seara dos documentários. Um dos cineastas mais longevos do país se debruça pela segunda vez sobre o músico mais prolífero e influente da música nacional. Estamos falando, é claro de Nelson Pereira dos Santos e Tom Jobim, respectivamente. O primeiro, que já havia abordado Tom em um documentário para a TV na década de 80, recebe o auxílio da neta do mestre (Dora Jobim), para investigar o alcance da obra do compositor carioca. O documentário é musicado. Não há ilações ou comentários sobre a figura de Jobim. Há apenas sua música interpretada por grandes nomes do mundo inteiro. Uma experiência para amantes da música e do cinema.
Previsão de estréia: 20 de janeiro 

9 – Prometheus
Ridley Scott volta à imensidão do universo. E não só. O filme que durante muito tempo foi tratado como uma ficção científica qualquer – apesar de grandes similaridades com a franquia Alien – finalmente foi reconhecido pelo cineasta como o prelúdio da série de ficção mais aterrorizante e definidora do cinema. O elenco reunido pelo diretor inglês salta aos olhos. Michael Fassbender e Naomi Rapace estão em franca ascensão em Hollywood e Charlize Theron, Patrick Wilson e Guy Pierce, que completam o elenco, são sempre confiáveis. Theron, por sinal, adiantou à revista Total Film que será uma espécie de vilã (em 2012 ela também será a rainha má em uma das versões de A Branca de neve). “Será Naomi Rapace a Ellen Ripley da vez”.
Fica a expectativa para saber como Scott irá linkar os filmes e se o diretor irá novamente congelar sua audiência no cinema.
Previsão de estréia: junho

8 – Dark Shadows
A última parceria entre Johnny Depp e Tim Burton ficou um pouco abaixo das expectativas, ainda que Alice no país das maravilhas seja o maior sucesso comercial da dupla. Mas eles gozam de muito crédito junto à horda cinéfila. Dark Shadows, o primeiro lançamento do verão americano de 2012 da Warner Brothers, reúne a dupla para um filme com o DNA burtoniano. Adaptado de uma série de TV de relativo sucesso nos anos 60, o filme acompanha um vampiro (Depp) que desperta sedento de sangue e saudoso de um antigo amor. É possível esperar humor negro e terror desse novo conto macabro de Tim Burton. Completam o primoroso elenco Michelle Pfeiffer, Eva Green, Chloe Grace Moretz, Helena Bohan Carter e Johnny Lee Miller.
Previsão de estréia: 11 de maio

7- 360
O filme fracassou nos festivais internacionais. Mas esse fato não lima as expectativas acerca da nova produção internacional de Fernando Meirelles. Com roteiro de Peter Morgan (A rainha, Além da vida e Frost/Nixon) e elenco internacional capitaneado por Jude Law, Maria Flor, Anthony Hopkins e Rachel Weisz, 360 teve seu lançamento transferido de 2011 para 2012 para fugir da temporada de premiações depois das críticas pouco amistosas. Mas elas também foram pouco amistosas com Ensaio sobre a cegueira, um dos mais bem elaborados estudos sobre humanidade no cinema recente.
Em 360, Meirelles acompanha personagens em seus encontros e desencontros ao redor do mundo.
Previsão de estréia: maio 

6 – Rock of ages
O diretor de Hairspray bota Tom Cruise como uma espécie de Bon Jovi em musical adaptado de um sucesso da Broadway com toda a atmosfera dos anos 80. Pela sinopse para lá de capenga já é possível antever que Rock of ages será uma das sensações do verão americano de 2012. Um Tom Cruise radicalmente diferente do que estamos acostumados e ainda por cima soltando o gogó. O elenco fina estampa ainda tem Paul Giamatti, Alec Baldwin, Mary J.Blige, Russel Brand, Catherine Zeta Jones e Bryan Cranston.
Previsão de estréia: 1º de junho

5 – Cosmópolis
David Cronenberg coloca Robert Pattinson como um gênio de Wall Street tendo um dia de cão em Nova Iorque. Paul Giamatti, que também está no elenco do filme, disse em entrevista recente que esse foi o melhor psicopata que já interpretou (!) e que Robert Pattinson está totalmente diferente neste filme. A expectativa é que Cronenberg dê novo rumo à carreira de Pattinson assim como Scorsese fez com DiCaprio. Será? 
Previsão de estréia: 2º semestre

4 – Os vingadores
Eis um dos projetos mais audaciosos de todos os tempos no cinema. A Marvel virou estúdio e levou o seu universo para o cinema. Desde Homem de ferro (2008) vem costurando tramas com vistas a levar o super grupo para as telas. O momento chegou. Ou melhor, chega em maio. Espere por alguns recordes sendo quebrados e uma verdadeira avalanche na mídia sobre o lançamento mais comentado do próximo verão.
Previsão de estreia: 4 de maio

3 – Skyfall
Desde que Daniel Craig assumiu a franquia de 007, os filmes ganharam em qualidade. A dimensão de Bond no mundo do entretenimento também mudou. Prova disso é o time reunido para o 23º filme do agente secreto a serviço de sua majestade. Sam Mendes dirige, Peter Morgan integra o time de roteiristas e o vilão será vivido por ninguém menos do que Javier Bardem. Quem estiver no planeta terra vai querer saber o resultado dessa “brincadeira”.
Previsão de estreia: novembro 

2 – Argo
Ben Affleck realizou dois excelentes filmes como diretor. Sua terceira produção como cineasta, portanto, alimenta expectativas exacerbadas. A trama costura comédia e espionagem política e é baseada em um artigo publicado na revista Wired em 2007, sobre como a CIA resgatou seis diplomatas no Irã usando uma equipe de filmagens de Hollywood em busca de locações em Teerã como álibi. Com as crescentes tensões entre EUA e Irã na atualidade, o filme de Affleck pode receber ainda mais atenção.
Previsão de estréia: dezembro

1 – Batman – o cavaleiro das trevas ressurge
A missão é árdua. Christopher Nolan nem precisa superar O cavaleiro das trevas (2008), basta equiparar-se. As atenções estarão voltadas para o fecho da trilogia mais perturbadora e eloquente a ter surgido dentro do próspero universo dos super-heróis no cinema. Os primeiros trailers não foram muito animadores, mas o terceiro Batman tem tudo para ser o filme do ano. A grande questão é se terá o mesmo impacto de seu antecessor.
Previsão de estréia: 27 de julho

6 comentários:

  1. Impossível falar que quer ver apenas um e tudo mais... Quero ver todos os citados da lista :)

    ResponderExcluir
  2. Batman lidera com folga as listas de mais aguardados do ano! Assisti o prólogo que vazou( chegaste a assitir Reinaldo??), não quero deixar spoilers, mas posso dizer que é bem melhor que o prólogo de Cavaleiro das Trevas!

    Boas expectativas com o novo 007 e Burton, esse último, seja bom ou ruim, a gente sempre assiste no final!! rsrsr

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Alguns eu não tinha ouvido falar ainda, como esse Argo. Outros também aguardo com ansiedade: Batman, Os Vingadores... O novo Burton não espero absolutamente nada dele, pois venho me decepcionando com o cineasta há muito tempo. E, Johnny Depp, por que sempre o mesmo papel? Roda o disco! O do Fernando Meireles é no mínimo curioso, né?! Não que esteja ansioso nem nada, mas aposto no diretor e torço pra ele! www.lumi7.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo eu estou salivando mesmo pelas estréia de 2012! Batman, O Hobbit (realmente faltou na sua lista), Tintim (já já confiro), 360 (um filme que me deixou curioso e ansioso também) enfim, são tantos! "Os Vingadores" será o mais cool da temporada em um ano repleto de produções interessantes e concorrendo ao sucesso.

    Vou deixar aqui meio litro de saliva para 'Prometheus', rs!

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Unknown: Conforme especifiquei lá na abertura do TOP 10, a ideia era mesclar filmes de arte e blockbusters. Um critério dentro desse contexto era o hype e o potencial definidor que traziam consigo. Definidor foi O senhor dos anéis. O hobbit não o é. Assim como não são O espetacular Homem aranha e os filmes da Branca de neve. Além do mais, a dose de blockbusters no TOP 10 foi satisfatoriamente preenchida. Portanto, é lógico que aguardamos ansiosamente por O hobbit ( e repare que o TOP 10 não é nomeado como os dez filmes mais esperados do ano), mas ele justificadamente fica fora dos parametros dessa lista aqui.
    Abs

    Alan: Eu tb.
    Abs

    Eri Jr:Não cheguei a ver o prólogo não Eri. Bem, vamos ver como vai ser, né? Nolan tem crédito de sobra.
    Abs

    Júlio Pereira: Pois é muita ansiedade. Quanto ao Burton, quando ele se permite (ou permitem)ser mais sombrio, ele rende melhor. A lenda do cavaleiro sem cabeça e Sweeney Todd estão aí para provar.
    Abs

    Rodrigo Mendes: valeu meu velho. Quanto à exclusão de O hobbit, achoque já está justificada, né? rsrs.
    Abs

    ResponderExcluir