domingo, 16 de outubro de 2011

Insight

O resgate de Mel Gibson

Em fevereiro de 2010, na ocasião do lançamento da ótima fita de ação O fim da escuridão, uma seção Insight do blog respondeu a pergunta composta: “Por que Mel Gibson voltou? E por que sentimos falta dele?”. A resposta passava pelo poder de atração de Gibson em uma audiência carente desse tipo de apelo em um astro de cinema. Na era de Crepúsculo, Harry Potter e dos filmes de heróis, são poucos os atores capazes de mesmerizar platéias do mundo inteiro. Tom Cruise, Julia Roberts e Tom Hanks, três expoentes nesse departamento, não estão em seus melhores dias. Brad Pitt e Robert Downey Jr. são dois atores capazes de atrair público pelo simples fato de serem eles a estrelar determinado filme. E foi Robert Downey Jr. que, homenageado na última semana pela cinemateca americana, fez um apelo a Hollywood. Downey Jr., com seu senso de humor característico, falou que já está mais do que na hora de Hollywood perdoar Mel Gibson. “Quando eu estava na pior Mel me ajudou. Além de me arranjar emprego e me ajudar com as contas, foi um conselheiro fiel. Perguntei por que estava fazendo aquilo e ele me disse que era cristão e que bastava saber que eu faria o mesmo quando a oportunidade surgisse. Claro que ele não imaginava que essa oportunidade seria de socorrê-lo”, brincou o intérprete de Homem de ferro. “Mel me disse certa que vez que eu precisaria abraçar o cacto (planta espinhosa). Saber curtir aquela situação. Bem, Mel já está abraçado ao cacto tempo demais”. Downey Jr. e Mel Gibson, que já atuaram juntos nos filmes Air America –loucos pelo perigo (1990) e Loucuras de um detetive (2003), se abraçaram e trocaram olhares de cumplicidade enquanto os presentes, dentre os quais Michael Douglas, Jennifer Aniston, Steven Spielberg, Jon Favreau e Guy Ritchie, aplaudiam.
O pedido de Downey Jr., além de revelar a nobreza e maturidade de um dos astros mais rentáveis da Hollywood atual, revela a necessidade do cinema americano de contar com suas maiores estrelas.

Robert e Mel brincam após a cerimônia realizada na última sexta-feira (14): solidariedade e necessidade


Depois daquela seção Insight de fevereiro de 2010, Mel Gibson se afundou em um litígio barulhento com a russa Oksana Grigorieva. O desgaste na imagem de Gibson então entrou em vertigem. O desconvite para a ponta em Se beber não case-parte II e o cancelamento do épico viking que rodaria com Leonardo DiCaprio foram sintomas disso.  Inimigo declarado dos judeus poderosos de Hollywood, Mel Gibson não conseguia arranjar bons trabalhos. Jodie Foster lhe ofereceu uma chance de redenção nas telas com o filme Um novo despertar (2011) e Gibson a aproveitou brindando o público, não só com a melhor atuação do ano até o momento, mas com o melhor desempenho de toda a sua carreira.
Downey Jr. foi o porta voz. O ensaio do retorno de Gibson já estava materializado desde O fim da escuridão. Mas as trapalhadas do ator protelaram o processo. Brad Pitt faz um filme de baseball (Moneyball) estrear no mundo todo. Mel Gibson faz uma fita independente (Um novo despertar) ter amplo circuito fora dos EUA. É desses caras, que nos perdoem Robert Pattinson e Vin Diesel, que Hollywood precisa... 

3 comentários:

  1. Bonito teto. A indústria cinematográfica, salvo alguns casos (Elia Kazan me vem imediatamente à mente), é uma daquelas que possui esse poder de perdoar, de fazer com que as pessoas possam recomeçar suas carreiras do zero, reconquistando suas credibilidades perdidas. Drew Barrymore, Robert Downey Jr. são casos assim. Por quê a mesma coisa não pode ocorrer com Mel Gibson, ainda mais se tratando do fato que ele contribuiu tanto com a indústria, com vários ótimos filmes???

    ResponderExcluir
  2. Bom insight. Acho que Mel Gibson merece mesmo sua segunda chance. E o cinema está precisando de novos ídolos.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Acho que o perdão, na forma como ocorreu com Downey Jr., nunca virá. Como já apontei em outro texto publicado aqui no blog. Gibson pisou no calo dos donos da cidade. No caso os judeus.
    Mas como Hollywood é um negócio, é o que eu deixo claro aí em cima, as coisas tendem a melhorar.
    Bjs

    Amanda: Agreed!
    Bjs

    ResponderExcluir