quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Editorial - O cinema como observador

Esse setembro de 2011, embora com poucos lançamentos dignos de nota nos cinemas brasileiros, promete ser um mês de intenso culto a cinefilia. Primeiro por ser o mês que marca a chegada do outono no hemisfério norte e com a estação chegam diversos festivais de cinema. Dois deles, Veneza e Toronto, terão atenção especial do blog. Mas haverá outros: Londres, Roma, Nova Iorque... Todos, de alguma maneira, tentando exaltar uma das maiores qualidades da sétima arte: refletir e repercutir a realidade, como base de um entendimento mais amplo e profundo.
Setembro de 2011 também marcará o aniversário de dez anos do maior atentado terrorista que a humanidade experimentou desde que esse conceito teve origem. E o cinema, como foco de absorção das angústias e transformações humanas, também se viu atingido pelo 11 de setembro. Mais político? Mais intolerante? Mais conservador? Como o cinema americano, em paralelo com o mundial, se apresentam dez anos depois do atentado às torres gêmeas? Como o 11 de setembro influenciou cineastas e modificou determinadas percepções narrativas? Tudo isso será abordado na coluna Questões cinematográficas desse mês. O 11 de setembro também é tema, ainda que indiretamente, da seção TOP 10. Serão listadas dez diferentes abordagens do terrorismo no cinema recente. Um exercício de catarse, de elaboração e de compreensão que o cinema tem se prestado, consciente e inconscientemente, no período recente.
E como observar é uma arte refinada, dois cineastas excepcionais nessa arte ganharão destaque no mês. O primeiro é Robert Altman, falecido em 2006, que apresentava personagens para o escrutínio da platéia como ninguém. Um de seus filmes mais festejados, Short Cuts-cenas da vida (vencedor do Leão de ouro em Veneza) será pauta de Claquete repercute. O outro é Sam Mendes. Talvez não haja na atualidade nenhum cineasta com tamanha propriedade na hora de esquadrinhar a classe média na tela grande. O diretor vencedor do Oscar por Beleza americana será tema de Filmografia comentada.
Com setembro, chegam nas telas brasileiras os últimos lançamentos do verão americano de 2011. Cowboys & aliens e Amizade colorida são dois deles. Uma das seções Insight do mês irá repercutir e analisar o que foi essa temporada pipoca do cinema americano, com seus pontos altos, baixos e devidas exclamações.
Ao leitor, fica o convite para observar.

3 comentários:

  1. Aguardando principalmente a filmografia comentada de Sam Mendes.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo, também fico no aguardo dessas novidades. :)

    ResponderExcluir
  3. Amanda:Espero que vc goste!
    Bjs

    Kamila: Também espero que vc goste!
    Bjs

    ResponderExcluir