quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Crítica - Cowboys & aliens

Que falta faz um Robert Downey Jr.!


Quando o filme Cowboys & aliens (EUA 2011) foi anunciado, a ideia era reunir a dupla consagrada em Homem de ferro em um projeto diferente. Como a produção passou por sobressaltos, Robert Downey Jr. teve de abandonar o projeto para cumprir seus compromissos previamente agendados com outras produções. Daniel Craig entrou em seu lugar e acabou acrescendo hype à produção. Isso porque o segundo nome do elenco é nada mais, nada menos do que Harrison Ford. James Bond e Indiana Jones em um filme ambientado no velho oeste americano em que cowboys e aliens medem forças é uma pedida e tanto. Como se isso tudo já não bastasse, Steven Spielberg e Ron Howard dividem créditos como produtores e os roteiristas não são menos estrelados: Damon Lindelof, Roberto Orci e Alex Kurtzman. Esses três somam créditos valiosos na TV (Alias, Lost, Hawaii 5-0, etc).

Daniel Craig acorda confuso em Cowboys & aliens: não, ele não é James Bond, mas não se intimida de agir como tal...


Cowboys & aliens, no entanto, não tem Robert Downey Jr. e com ele foi-se a capacidade do filme de ser sarcástico e auto-referente. Harrison Ford bem que tenta puxar para esse lado, mas o filtro de Favreau não favorece o humor. O filme acaba sentindo falta de uma pegada mais satírica. Tudo começa quando Jake Lonergan (Craig) acorda sem saber quem é, se é bom ou ruim (e no velho oeste ou se é bom ou mal), e o que um bracelete de metal está fazendo em seu pulso. Ele logo descobre que é um mau elemento procurado, mas antes de prestar contas com o resquício de lei disponível, Lonergan terá de juntar forças com Woodrow Dolarhyde (Harrison Ford) para enfrentar os aliens - que os distintos cidadãos daquela época na ausência do conceito de alienígena pensavam se tratar de demônios. Enquanto é um filme de faroeste, Cowboy & aliens preserva algum charme, mas quando abraça a ficção científica, o humor acaba fazendo falta. Tudo levado muito a sério, enquanto que o argumento prima pela ingenuidade. Esse desacordo, que o roteiro não conseguiu subverter, não é sublimado pelo elenco. Sam Rockwell dispara uma ou duas ótimas piadas, Harrison Ford faz o que pode e Daniel Craig se sai bem como o cowboy misterioso e caladão. Contudo, esse time de bons atores não consegue esconder a maior deficiência do filme, que vai na conta dos nomes estrelados que não aparecem na tela. O tom invertido faz com que Cowboys & aliens seja o típico produto que arrota filé mignon, mas se alimenta de acém.

7 comentários:

  1. O problema desse filme, pra mim, foi que a história foi contada de uma maneira tão burocrática que a gente nem se envolve. Fora que eu pensava o tempo inteiro: por quê que esse filme NÃO foi uma animação?? Seria muito melhor! rsrsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Achei um filme bem legal, me pegou pelo clima de faroeste, mas sei q não esta agradando a tds, mas para mim, tá na lista dos bons blockbusters desse ano. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Mediano. Não sai do piloto automático em momento nenhum. Um roteiro repleto de clichês, e irregular na proposta de unir dois gêneros tão distintos.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Queria muito ter ido ver, mas agora com os novos filmes em cartaz, especialmente os que entraram no alternativo, acho que vou colocar esses cowboys para espera do DVD mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Kamila: Realmente poderia funcionar como animação, o que só ratifica o que levanto na crítica: tudo foi levado a sério demais!
    Bjs

    Celo:Tb gostei do filme Celo. Não tem como não gostar. É como apontei na crítica, enquanto é um western, tem mais charme. Agora, não entra na lista dos blockbusters do ano não...
    Abs

    Rafael W.:Pois é Rafael, concordamos que há muitos problemas aí.
    Abs

    Luiz Santiago:It´s a good call!
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o final da sua crítica!

    Eu achei o filme regular (duas estrelinhas) tinha tudo para ser bem melhor, ainda mais com dois astros de pontas. O problema é o roteiro e tudo fica bizarro demais quando os Aliens aparecem. Concordo que é um western charmoso. Poderia ser apenas um bom faroeste que não faria mal. E não sei se Robert Downey Jr. faria diferença, daria no mesmo com o final deste draft. Acredito que virá filmes pipoca melhores!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo: Eu recuperei Robert Downey Jr. pq provavelmente com ele em cena, a seriedade seria um tanto subvertida. Repare nos dois Homens de ferro. No segundo vc percebe piadas escritas para ele. No primeiro há piadas forjadas para ele... mas concordo que a diferença não seria tanta, como bem observo na crítica, a culpa vai na conta de quem não aparece na tela...
    abs

    ResponderExcluir