terça-feira, 4 de janeiro de 2011

OSCAR WATCH 2011 - Os escolhidos dos sindicatos dos produtores e dos roteiristas

Foram divulgados hoje os escolhidos como os melhores filmes do ano para o sindicato dos produtores (PGA). A premiação é considerada pela indústria como forte termômetro para aferir o estado das coisas na corrida principal do Oscar, pelo troféu de melhor filme. Nesse sentido, filmes que andavam a perigo, como 127 horas e Atração perigosa (que circundavam as listas de melhores do ano, mas sem grande penetração) ganharam novo impulso. Contudo, nem sempre a lista divulgada pelo PGA é abalizada pela academia. No ano passado (primeiro ano com dez concorrentes tanto no Oscar quanto no PGA), apenas oito dos filmes lembrados pelo PGA foram ao Oscar na disputa por melhor filme. Invictus e Star trek, concorrentes ao PGA, deram lugar as produções Um homem sério e Um sonho possível no Oscar.
Esse ano, porém, a lista parece bem mais definitiva e encorpada do que no ano anterior. Ajuda o fato de haver melhores filmes em disputa. Apesar de alguns filmes esquecidos aqui ainda apresentarem chances de serem lembrados pelo Oscar, a disputa parece mais encaminhada. Ajuda nesse sentido, o fato de não haver dúvidas de que os dois blockbusters do ano que alimentam esperanças de Oscar ( A origem que fez mais de U$ 800 milhões e A rede social que já beija os U$ 200 milhões) mereçam estar nessa lista. Dessa maneira, filmes como Avatar, Star trek e Um sonho possível não precisam ser empurrados para garantir interesse da audiência.

A lista do PGA

127 horas
Atração perigosa
A origem
Cisne negro
O vencedor
Minhas mães e meu pai
O discurso do rei
A rede social
Bravura indômita
Toy story 3



Cartaz promocional de 127 horas, o filme que mais se beneficiou desta terça-feira de indicações de sindicatos


Já o sindicato dos roteiristas (WGA) ofereceu uma lista bem diferente do que se poderia supor. Isso ocorreu devido a uma regra um tanto corporativista que a associação mantém (que não ocorre com outros sindicatos) que só podem ser indicados roteiristas que sejam membros do sindicato. Com essa resolução, tornaram-se inelegíveis roteiros de produções de destaque como O discurso do rei, Blue valentine, Another year e O escritor fantasma. O que abriu vaga para filmes merecedores de lembrança, mas que não vinham sendo contemplados como O golpista do ano e Sentimento de culpa. As indicações ficaram da seguinte maneira:


Roteiro original:

A origem
O vencedor
Cisne negro
Minhas mães e meu pai
Sentimento de culpa


Roteiro adaptado:

A rede social
127 horas
Atração perigosa
O golpista do ano
Bravura indômita


Os prêmios distribuídos pelo WGA serão entregues em 5 de fevereiro, já o PGA concederá sua honraria em 27 de janeiro.



Quem se deu melhor?

É inegável que os grandes beneficiados dos anúncios de hoje foram os filmes de Danny Boyle e de Ben Affleck. 127 horas e Atração perigosa tiveram suas candidaturas ao Oscar vitaminadas. Se Bravura indômita, dos irmãos Coen, ainda despertava alguma desconfiança de que estaria entre os dez melhores do ano da academia, depois dos anúncios desta terça-feira esta dúvida foi dissipada. Com a impressionante carreira que a fita vem fazendo nas bilheterias americanas e o endosso da crítica e dos sindicatos, só quem vai ficar mal na fita mesmo é a HFPA que ignorou o filme por completo ao anunciar a lista dos indicados ao Globo de ouro. O vencedor parece ter garimpado de vez seu lugar entre os grandes do ano e Toy Story 3 repousa absoluto na vaga cativa das animações.

4 comentários:

  1. fiquei muito surpreso com a entrada de 'o golpista do ano' em roteiro adaptado... é um dos meus filmes favoritos este ano!


    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. WGA perde só importância, como referência para a posteridade, ao validar essa regra absurda.

    Toy Story 3 não constar, pelo aterrador motivo de Michael Ardnt não ser filiado ao sindicato, é ridículo!

    Such is life... Viva a política!
    ABS

    ResponderExcluir
  3. Eu esperava ver "Winter's Bone" na lista do PGA e fiquei BEGE com a indicação de "O Golpista do Ano" para roteiro no WGA! Isso deve ser um golpe! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Kahlil Affonso: Tb é um dos meus filme sfavoritos, conforme já havia te dito. Justa inclusão, diga-se. Abs

    Cássio:Pois é. Uma ode ao corporativismo. Temos que lembrar que o WGA é conhecido por ser o sindicato mais inflexível dos artísticos nos EUA. Taí mais uma prova...
    abs

    Kamila: Que isso Ka, o roteiro de O golpista do ano é das coisas mais bem elaboradas e desenvolvidas em 2010. Merecia o trato,mesmo que só tenha entrado por que outros eram inelegíveis...
    Bjs

    ResponderExcluir