domingo, 1 de agosto de 2010

Claquete entrevista


“Hoje posso dizer que sou viciado em cinema!”

Respirar cinema pode ser um eufemismo ou uma metáfora assertiva. No caso de Fernando Império, jornalista paulistano de 28 anos de idade, é uma condição inerente a sua existência. Apaixonado por cinema desde a infância (“O cinema sempre foi um negócio presente na minha vida”), Império descobriu na internet uma forma de dar vazão a essa paixão e ao mesmo tempo abastecê-la. Criou um blog de cinema, o Cinebuteco, em novembro de 2008 da necessidade de se comunicar com o mundo e agora está à frente de um ambicioso projeto, o site Salada de cinema. Nesse bate papo com Claquete, Fernando reparte suas paixões cinéfilas, opina sobre a polêmica detenção do cineasta Roman Polanski e abre quais são os seus blogs de cinema preferidos.


1 – Qual a importância do cinema na tua vida?
O cinema é um negócio que está presente todos os dias na minha vida. O fato de criar um blog temático fortaleceu ainda mais a paixão pelos filmes. Sem falar nos noticiários. Eu adoro acompanhar as novidades que estão vindo. Enfim, cinema é um negocio mágico porque você viaja junto na história e também aprende um monte de coisa legal.

2 – Como foi a evolução dessa relação com o cinema?
O cinema sempre foi um negócio presente na minha vida porque meus pais assistem a muitos filmes, mas o negócio "pegou" pra valer quando eu quis criar um blog. Aí surgiu aquela dúvida: blog de quê? Não pensei duas vezes: "cinema, é claro! " Aí, o que era hobby foi ficando um negócio mais sério porque depois de assistir o filme eu teria que escrever algo sobre ele. E não podia ser qualquer coisa, afinal queria um blog bem feito. Aí, você também como cinéfilo sabe que quanto mais filme se assiste, mais se quer assistir e hoje posso dizer que sou viciado em cinema.

3 – Você é responsável por uma das gratas surpresas do noticiário de cinema na internet, o Salada de cinema, como surgiu a ideia do site? Qual é a proposta e quais são os planos para o curto e o longo prazo?
Obrigado pelo grata surpresa (risos). O Salada de Cinema surgiu de uma ideia conjunta minha que tinha o blog CineButeco com o amigo André Sobreiro que também tinha um blog de cinema (Além da Ficha Técnica). Um dia, numa mesa de bar a gente pensou por que não unir forças? Aí, saiu a ideia de fazer um site. Desse dia até a estreia do Salada foram 6 meses de trabalho. Hoje, estamos no ar com uma equipe muito legal e esperamos crescer como um espaço democrático de cinema, onde se fala sobre todos os tipos de filmes, sem preconceito. Daí o nome Salada de Cinema.

4 – Qual a tua opinião em relação aos blogs de cinema?
Existem muitos blogs bons de cinema. Eu, por exemplo, gosto muito deste espaço aqui, o Claquete Cultural, do CinePipoca Cult, Central de Prêmios e o Galvanismo. São blogs que eu acompanho mesmo porque possuem bons textos e reflexões ótimas dos filmes. Não gosto daqueles blogueiros que se acham superior aos outros porque estão vinculados a um portal maior. Esses não me agradam. Estamos todos ligados a uma paixão em comum, que é o cinema, não tem porque ficar se achando melhor que o outro e infelizmente tem gente assim.

5- No cinema contemporâneo, quem te faz ir no cinema de qualquer jeito? Por quê?
Muita gente me faz ir ao cinema, diretores como Woody Allen, Michel Gondry, Scorsese, Lars Von Trier, Darren Aronosfky, Fernando Meirelles, Walter Salles e atores e atrizes que gosto como Meryl Streep, Kate Winslet, Penélope Cruz, Jim Carrey, Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Clint Eastwood. Enfim são pessoas que eu não deixo passar.


Woody Allen faz Fernando ir ao cinema...



... assim como o ator canadense Jim Carrey



6 – Qual a sua opinião acerca do recente imbróglio envolvendo o cineasta Roman Polanski?
Então, é complicado opinar sobre a vida pessoal do diretor. Ele é culpado, deveria pagar pelo que fez. Agora, independente disso, o Roman Polanski profissional é um grande diretor, um gênio que merece a fama que tem.


Gênio polêmico: Para Fernando Polasnki é gênio, mas isso não o exime de pagar por seus erros...


7- Muitos acreditam que o digital é o futuro do cinema. Muitos cineastas como Michael Mann já abandonaram a película e temos salas de exibição como o Espaço Unibanco e a Reserva cultural que utilizam equipamento digital ao invés das tradicionais cópias em rolo. Qual a sua posição em relação a isso?
Muita gente diz que o digital é a evolução do cinema e ponto final. Eu discordo porque acho que ainda tem muita gente trabalhando de forma tradicional. Minha opinião é que as duas coisas devem coexistir. O digital tem toda aquela qualidade e tal, mas me parece um pouco frio, um negócio mais industrializado, talvez seja só uma impressão, ainda não tenho uma opinião formada... Já os rolos são um pouco mais arcaicos, mas puxa... é o símbolo do cinema! Um negócio mágico aquelas pequenas falhas na telona... um charme que eu gosto muito.


8 – Como você recebe essas mudanças no formato do Oscar, a ascensão do 3D e a dificuldade de financiamento que acometem as produções independentes?
Não sou um cara muito conservador não. Gosto das novidades boas. A ideia da inclusão de maior número de filmes indicados a categoria de Melhor Filme me agradou. Mais filmes indicados, mais pessoas comentam sobre a cerimônia do Oscar e para mim o evento é que nem final de Copa do Mundo, fico na torcida mesmo pelos meus filmes favoritos. Então, resumindo, acho uma boa ideia.
A ascensão do 3D não é algo novo, se formos analisar que já na década de 1950 se tinha o tal efeito, só não foi pra frente porque não agradou ao público daquela época. Eu acho que é uma opção a mais para os telespectadores e as animações, de um modo geral, ficam bem mais divertidas com o 3D. Mas não acho que seja a revolução no cinema, como muitos falam. É apenas mais uma outra forma de ver cinema.
As produções independentes merecem mais atenção, principalmente as brasileiras. Fica muito perigoso quando apenas a indústria consegue produzir filmes. O Cinema Independente é necessário para que possamos ter um olhar diferenciado daquele que é comercial. É algo muito caro e precisa, sim, criar políticas culturais para dar a possibilidade a todo mundo que quer - e saiba - fazer cinema, ter a oportunidade de realizar seu trabalho. Tão importante quanto é criar condições para que mais pessoas consigam ter acesso ao cinema independente, hoje tão restrito aos grandes centros.

9- Por que Alfred Hitchcock nunca ganhou um Oscar?
Porque o Oscar é injusto. Não só com Hitchcock como para muita gente boa. E quer saber? A graça do Oscar está justamente nisso. Se fosse tudo do jeito que a gente gostaria, não seria tão aguardado. Se bem que Hitchcock não ter levado foi uma p*** sacanagem.

10 – Qual é a tua sensação depois de assistir um grande filme?
Tenho uma necessidade de debater o filme depois de assistido, ver a opinião das pessoas, discutir se for preciso. Quando isso não é possível, recorro aos blogs que já postaram críticas sobre o filme.

11 – Quem são seus diretores preferidos? Por quê?
Se tem um que talvez esteja acima de outros, este é Kubrick. Seus filmes são inquietantes. Fazem nó na cabeça e é desses que eu gosto. Todos que vi de Kubrick gostei muito. Da atualidade, gosto de Lars von Trier, mesmo seguindo uma lógica comercial, ele sabe como ninguém fazer filmes com bom enredo e sempre consegue o melhor de seus atores. Woody Allen é fantástico, Robert Marshall gosto muito. Fernando Meirelles é o meu diretor brasileiro favorito.


Claquetadas

DVD ou download?
Se puder, cinema. Sempre. Mas quando não tem como, DVD. Download só se o filme não chegou ao Brasil.

Guerra ao terror ou Avatar?
Avatar, com certeza.

Ava Gardner ou Katharine Hepburn?
Katharine Hepburn. Linda!

Neorealismo italiano ou a nouvelle vague francesa?
nouvelle vague francesa.

Cena de Os incompreendidos, um dos expoentes da Nouvelle vague


Cinema japonês ou cinema chinês?
Os dois.

Oscar ou Cannes?
Que dúvida... Oscar.

Angelina Jolie ou Scarlett Johansson?
Angelina Jolie, ainda que... (Risos)

Ingmar Bergman ou Michelangelo Antonioni?
Ingmar Bergman, gosto muito.

Woody Allen ou Pedro Almodóvar?
Woody Allen. Não sou muito fã de Almodóvar.

Um filme de ação:
Indiana Jones. Por que não?

Um romance:
A Dama e o Vagabundo

Uma comédia:
Pequena Miss Sunshine

Um suspense:
O Iluminado

Um drama:
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Um filme que você achou que não ia gostar e gostou:
Tudo pode dar certo

Um filme que você achou que ia gostar e não gostou:
Nine

Um filme superestimado:
Guerra ao Terror e O curioso Caso de Benjamin Button

Um filme subestimado:
Foi apenas Um Sonho

Um filme para se apaixonar pelo cinema:
Cinema Paradiso. Clichê?

Qual filme poderia mudar o mundo se o mundo pudesse ser mudado?
O fabuloso destino de Amèlie Poulain. O mundo seria bem melhor com ela.

15 comentários:

  1. Adorei a entrevista e as opiniões de Fernando Império.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa segunda entrevista. Aliás, já disse que gostei da idéia. Foi ótimo conhecer Fernando um pouco mais.

    Ah, e agradeço a ele pela citação, claro, hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista, Reinaldo, e parabéns também ao Fernando Império! Adorei!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nem tenho o que dizer, os comentários acima já falaram, rs
    Mais enfim, ótima entrevista e entrevistado!! xD

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos que deixaram seus comentários... Olhando a entrevista de novo, fico pensando... onde é que eu tava com a cabeça que não mencionei Tarantino? hehehe... bem, fica pra próxima!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Fernando sabe muito e o Salada de Cinema mostra isso, a entrevista tá ótema!

    ResponderExcluir
  7. Não dá pra se alimentar de cinema sem comer essa salada. Parabéns pela entrevista e pelo entrevistado suuuuper legal.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo prestígio e reconhecimento pessoal. Agradeço ao Fernando também pela disposição e boa vontade e reitero que é justamente essa a ideia de Claquete entrevista: estreitar a paixão cinéfila que move a todos nós. Todo mês um cinéfilo (seja ele famoso ou não) estará no centro das atenções aqui.
    Bjs e abraços!

    ResponderExcluir
  9. Fernandooo...adoreiii sua entrevista, você sabe muito de cinema, entrei no salada de cinema achei o site maravilhoso...recomendo a todos que gostam do assunto.
    BJUS.

    ResponderExcluir
  10. Aew... Fernandão, mto boa sua entrevista, mto legal o Blog Claquete, não conhecia e achei mto legal a iniciativa de entrevistar quem gosta e quem manja de cinema...
    Parabéns a vc e ao Claquete....
    E não posso deixar de comentar sobre o Salada... sucesso !!!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Reinaldo, confira se aquela foto do Jim Carrey não é o Ricky Martin. HAHAHAAHA. Credo, tá igualzinho xDDD

    Ae, mais uma ótima entrevista!
    Perguntas objetivas, que mesmo não tendo um link entre elas, são muito interessantes para se discutir. Bom trabalho! o/

    mas "Avatar" em cima de "Guerra ao Terror", não, né? =D


    abs!

    ResponderExcluir
  12. Amanda: Valeu pelo entusiasmo Amanda!

    Thiago Tanganeli: Obrigado pela deferência meu brother. Abs

    Elton:Pois é Elton, como a seção ainda está em fase embrionária, por enquanto as entrevistas estão sendo por e-mail, o que exige uma maior objetividade e frieza no preparo das respostas. Mas é tudo uma evolução. Espere por novidades nos próximos meses. Quanto a "polêmica" Avatar x Guerra ao terro, me alinho a sua opinião (bem como a semelhança entre carrey e Martin an foto, rsrs), mas essa é a beleza da democracia não é mesmo? Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  13. Ops, no preparo das perguntas...
    Tem outros errinhos no meu comentário anterior mas eles não ferem o sentido do que quis dizer...

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante dos comentários de Fernando Império, apesar de eu ser leigo na área, ele discorreu muito bem sobre o assunto.

    Parabéns.

    ResponderExcluir