quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os eleitos de Veneza



O francês François Ozon é o único cineasta europeu de renome a integrar a mostra competitiva de Veneza em 2010

Foi divulgada hoje a seleção oficial do 67º festival de cinema de Veneza. O júri presidido pelo cineasta Quentin Tarantino irá avaliar 22 filmes em competição oficial. Desta mostra, há forte presença americana, algo que vem sendo reiterado em Veneza nos últimos anos. Os novos trabalhos de Sofia Coppola (Somewhere), Darren Aronofsky (Black Swan) e Julian Schanabel (Miral) estão entre os destaques. Também dos EUA vem a nova produção do ator, diretor, artista plástico e músico Vincent Gallo, afastado da direção desde Brown Bunny (2003), ele volta com Promisses written in water.
Outros cineastas respeitáveis exibem seus novos trabalhos em Veneza. São eles: o espanhol Alex de la Iglesia com Balada triste de trompeta, o japonês Takeshi Miike com 13 assassins, o francês François Ozon com Potiche e o alemão Tom Tykwer com Drei.
No geral a seleção oficial é pouco convidativa. Alguns dos filmes que estarão em Veneza, tanto em competição como fora de competição, também estarão no Festival de Toronto (mais detalhes sobre esse festival em Claquete destaca deste sábado), o que diminui um pouco a força de Veneza este ano. A cópia restaurada de O leopardo, grande clássico de Giuseppe Tornatore, já exibida em Cannes este ano, também integrará a maratona cinéfila em Veneza.
Das produções que serão exibidas fora de competição na cidade italiana, as que mais chamam a atenção são os novos trabalhos de Ben Affleck, The Town, de Andrucha Waddington, Lope, e de Casey Affleck, o documentário I´m still here: the lost year of Joquin Phoenix. Todas estas fitas também estarão sendo exibidas, quase que concomitantemente, em Toronto. Como diferencial, Veneza exibe um elogiado trabalho de Dennis Hooper, ator e diretor americano morto há um mês, The last movie (1971) é a pedida exata para o tom desta edição do festival.

John Hamm em cena do thriller policial The town, segundo longa de Ben Affleck como diretor: filme que estará tanto em Veneza como em Toronto



Confira a lista dos filmes em competição:
Black Swan, Darren Aronofsky (EUA)
La Pecora Nera, Ascanio Celestini (Itália)
Somewhere, Sofia Coppola (EUA)
Happy Few, Antony Cordier (França)
La Solitudine dei Numeri Primi, Saverio Costanzo (Itália, Alemanha, França)
Silent Souls, Aleksei Fedorchenko (Rússia)
Promises Written in Water, Vincent Gallo (EUA)
Road to Nowhere, Monte Hellman (EUA)
Balada Triste de Trompeta, Alex de la Iglesia (Espanha, França)
Venus Noire, Abdellatif Kechiche (França)
Post Mortem, Pablo Larrain (Chile, México, Alemanha)
Barney's Version, Richard J. Lewis (Canadá, Itália)
Noi credevamo, Mario Martone (Itália, França)
La Passione, Carlo Mazzacurati (Itália)
13 Assassins, Takashi Miike (Japão, EUA)
Potiche, François Ozon (França)
Meek's Cutoff, Kelly Reichardt (EUA)
Miral, Julian Schnabel (EUA,França, Itália, Israel)
Norwegian Wood, Tran Anh Hung (Japão)
Attenberg, Athina Rachel Tsangari (Grécia)
Detective Dee and the Mystery of Phantom Flame, Tsui Hark (China)
Drei, Tom Tykwer (Alemanha)

4 comentários:

  1. Os trabalhos de Coppola e Aronofsky são os que mais espero desde o começo do ano! Tomara que Veneza goste, porque será um bom sinal para o Oscar.

    ResponderExcluir
  2. Luis: Não guardo grandes expectativas a respeito de somewhere, mas aguardo a repercussão deste novo trabalho de Sofia com curiosidade. Já Black swan, espero com ansiedade desde que o projeto foi anunciado. Abs

    ResponderExcluir
  3. Somewere e Black Swan são os que eu mais espero com ansiedade! hahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Alan, tu e a maioria dos cinéfilos.rsrs. Abs

    ResponderExcluir