quinta-feira, 29 de julho de 2010

Numerologia

Estréia de Eclipse abaixo do esperado, mas quebra alguns recordes
Eclipse estreou durante a Copa do mundo. Nada demais, já que o público alvo do filme é pouco afeito ao futebol. Contudo, esperava-se números mais consagradores na estréia da terceira aventura baseada nos escritos de Stephenie Meyer. Apesar de registrar recorde de bilheteria em um mesmo dia, a fita não chegou perto das melhores aberturas do feriado de 4 de julho nos EUA. No Brasil, o filme registrou 200 mil espectadores nas seções de 00:00h do dia 30 de junho e estabeleceu um recorde. Recorde fácil, já que exibições como essa não são comuns no país. Um mês depois da estréia, Eclipse não deve superar a bilheteria de Lua nova, algo que todos estavam contando.

Shymalan, sempre um desagregador
Pois é, O último mestre do ar não devolveu a M.Night Shymalan os bons tempos com a crítica. De quebra, algumas cópias em 3D (já que o filme foi convertido para o formato para aproveitar a onda) também desagradaram espectadores que malharam o filme em redes sociais como o twitter. Contudo, no frigir dos ovos, o filme não se apresentou como a decepção de bilheteria que foram os últimos trabalhos do indiano como Fim dos tempos e A dama na água. A fita já rendeu no mercado americano cerca de U$ 135 milhões e está perto de equiparar-se ao alto custo de U$ 150 milhões. Com a arrecadação mundial o filme deve dar lucro, ainda que pequeno.

Meu malvado favorito triunfa sobre Eclipse
Lua nova manteve a liderança das bilheterias americanas por três semanas, Eclipse não conseguiu liderar por mais de uma semana. Pode-se argumentar que o terceiro filme da saga Crepúsculo estreou na mais movimentada temporada do cinema, o verão americano, mas mesmo assim era de se imaginar que a fita superasse a estréia da animação Meu malvado favorito. No entanto, no primeiro fim de semana em que se confrontaram, a fita da Universal jogou Eclipse para segundo lugar com uma diferença de faturamento de U$ 20 milhões.

Presa
Robert Rodriguez já anunciou a continuação de Predadores, reboot da série iniciada em 1987 com Arnold Schwarzenegger no elenco. Contudo, o filme estrelado por Adrien Brody e Alice Braga parece não ter empolgado a crítica. Com um custo de produção estimado em U$ 60 milhões, a fita se despede do TOP 10 americano com U$ 45 milhões em caixa após duas semanas em cartaz. Na estréia brasileira a fita também patinou, conquistando um modesto sexto lugar.

O reino de Shrek no Brasil
Nem Tom Cruise, nem Edward. Quando um certo ogro verde está na parada, as bilheterias brasileiras são dele. Mesmo com a ampla e antecipada estréia de Encontro explosivo, último filme estrelado por Tom Cruise, e com dois filmes de mídia em cartaz (Eclipse e Toy story 3), Shrek para sempre mostra apetite avassalador. O filme tal qual ocorrera nos EUA manteve a liderança do Box Office de forma consecutiva e em três semanas alcançou a marca de 4 milhões de espectadores com uma arrecadação superior a R$ 65 milhões. Nada mal para um mercado periférico como o brasileiro.

Shrek e sua turma: no Brasil ele reina nas bilheterias deixando astros de primeiro time, vampiros e brinquedos para trás


A arrasadora estréia de A origem e a repercussão na crítica
A menina dos olhos da Warner nessa temporada de verão é o filme A origem. A obra de Christopher Nolan, totalmente original, é um oásis cinematográfico em uma época em que adaptações, remakes e sequências dão o tom. Se havia certo receio quanto a receptividade do público para um filme intrincado, que exige atenção e inteligência do espectador e sem nenhum material midiático prévio que o viabilize, esse temor caiu por terra. Duas semanas após a estréia de A origem, só se fala no filmaço de Christopher Nolan. É o filme mais bem avaliado pela crítica americana no ano até aqui e já rendeu U$143 milhões nas bilheterias americanas.
A fita manteve a liderança no fim de semana seguinte batendo a estréia de Salt, estrelado por Angelina Jolie. Enquanto o filme de Jolie fez U$ 36 milhões (uma estréia abaixo das expectativas da Sony), A origem, em seu segundo fim de semana, arrecadou U$ 43 milhões.


Carma
2010 é o pior ano da carreira do Midas do cinema de ação e aventura Jerry Bruckheimer, com dois blockbusters na temporada que, literalmente, encalharam. Príncipe da Pérsia: areias do tempo ficou bem longe do hype que se imaginava e só não dará prejuízo graças ao mercado internacional que abraçou o filme. Em julho foi a vez de Aprendiz de feiticeiro derrapar e aguar de vez o 2010 de Jerry Bruckheimer. O filme estrelado por Nicolas Cage, Jay Baruchel e Monica Bellucci já se despede do Top 10 americano sem chegar perto dos U$ 100 milhões. Cadê Jack Sparrow para ir ao socorro de Jerry?

7 comentários:

  1. Eu li uma matéria na E! que esse foi um dos piores verões americanos dos últimos anos. Não é pra menos, a despeito de "Toy Story" não foi lançado sequer um filme tão interessante para realmente ficar na memória - ainda não vi "A Origem", mas tem tudo pra ser fodinha =D

    o que foi o verão de 2008? "Wall-E" e "Batman" já embolsam todos os sex and the cities, ladrões justiceiros e príncipes persianos por aí.


    Shyamalan é um dos casos mais curiosos do cinema nos últimos anos. Como alguém pode estar no topo e ir pra lama assim tão rápido? Isso é assustador! E mesmo que "The Last Airbender" tenha sido um sucesso comercial, como tu apontou, foi linchado geral pela crítica. E eu ainda botava fé no projeto...


    abs, Reinaldo!

    ResponderExcluir
  2. A origem parece mesmo ser um sucesso em todos os sentidos! Público adorando, crítica rasgando seda. Grande obra do ano, com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Incrivel como o Shyamalan tem conseguido acabar com sua carreira, aos poucos. Ele sucumbiu totalmente ao seu enorme ego!

    Estou ansiosa pela estreia de "A Origem", apesar de achar que este é o tipo de filme que eu vou ter que assistir umas três vezes para conseguir começar a compreendê-lo. ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto está sendo bem difícil para Shyamalan voltar ao topo, bem difícil mesmo.

    eu já esperava que 'Eclipse' fosse o mais fraco dos três filmes até agora, a onda vampiresca começa a enjoar um pouco e bem, era prevísivel que não fosse um grande sucesso.

    "A Origem" pelo visto será o filme do ano! hahaha
    Quero muito conferi-lo! xD

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Cândido: Somos dois! abs

    Elton:Conforme já era previsto, e eu repercuti em Setembro do ano passado em uma seção Insight, era d ese esperar um verão americano mais xoxo mesmo. Repare que estamos quase em seu entorno e não houve nenhuma surpresa na bilheteria e muitos filmes decepcionaram no fatauramento. Quanto a Shymalan, bem, acho que vale repercuti-lo em uma seção Insight, vc não acha? abs

    Luis Galvão: Já é o filme do ano com certeza. Só acho que vai perder em bilheteria para outra produção da Warner, Harry Potter e as relíquias da morte. abs

    Kamila: Shymalan continua sendo interessante, o problema é que já deixou de ser relevante. Quanto A origem, acho que essa é a sensação d emuita gente, mas acho que não é bem por aí não Ka. bjs

    Alan: Pois é, depois Corpo fechado, ele não conseguiu fazer dois filmes pelo mesmo estúdio. Passou por Sony, Miramax, Fox, Warner e agora pela Paramount, O último mestre do ar é seu primeiro filme não original e o primeiro que não escreve, ele está cedendo aos poucos, mas ainda não suficientemente. Está definido, teremos um Insight sobre Shymalan às vésperas da estréia de seu novo filme. abs

    ResponderExcluir
  6. eu já vi.
    o filme é impressionante mesmo. Os efeitos, os atores, a edição, o roteiro... enfim tudo!
    é muito bom mesmo!
    Angelina e Stallone não tem chances perto de Inception.

    ResponderExcluir