segunda-feira, 26 de julho de 2010

Movie Pass

E já que o tema do mês parece ser espionagem (os dois filme que recebem o Especial Claquete giram em torno do tema), nada mais justo do que reverenciar um dos maiores filmes do gênero e tido por muitos cinéfilos e ensaístas como seu legítimo precursor. Trata-se de Intriga internacional (North by northwest, EUA 1959). O destaque da seção Movie Pass deste mês é o 59º filme do mestre, e prolífero, Alfred Hitchcock.
Na trama, Cary Grant faz um executivo confundido com um agente secreto e que, justamente por isso, passa a ser perseguido pelos EUA por um grupo de agentes que compõe uma misteriosa organização. Intriga internacional é um deleite. Objeto de culto dos fãs do diretor inglês e dos adoradores do gênero consagrado por James Bond, o filme apresenta todos os cacoetes do cinema de Hitchcock. Diálogos matadores, truques de narrativa, colagem de imagens certeiras, reviravoltas inesperadas e atores inspirados (além de Grant, Eva Marie Saint e, principalmente, o vilão James Mason) fazem de Intriga internacional um filme referencial no gênero.
Até hoje cinéfilos se reúnem à mesa de bar para discutir a famosa cena em que Grant é perseguido por um avião. Coisa que só Hitchcock era capaz de fazer crível, ainda mais com os recursos escassos da época. Um filme tenso, divertido e inteligente. Cult por excelência e obrigatório para a formação cinéfila.


7 comentários:

  1. Legal. Gostei do blog, estou seguindo e já linkei ao meu blog também. Se pudesse fazer o mesmo com o meu, ficaria muito grato. Abraço;

    http://omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não assisti ao filme ainda, mas, como boa cinéfila, conheço a clássica cena do Cary Grant fugindo do avião. Essa é uma imagem icônica do cinema.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu me envolvi por inteiro ao assistir "Intriga Internacional". Como foi dito por Kamila, a cena de perseguição pelo avião agrícola é bem icônica, frequentemente relembrada! Aprovadíssimo!

    ResponderExcluir
  4. Cara eu comprei recentemente o DVD e agradeço a Warner pelo excelente trabalho, rs!

    É o meu filme predileto do gênero por motivos óbvios: Hitchcock e Gary Grant (aqui extremamente engraçado).

    Escrevi um resenha também do filme algum tempo. Vale a pena rever este filme. Clássico!

    Além das famosas cenas do avião na plantação e no Monte Rushmore, adoro a cena em que a Eva atira e o moleque tapa os ouvidos um poco antes, rs!

    Coisa boa do mestre!

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conferi Intriga Internacional, mas nem preciso dozer que quero, né ? rs

    ResponderExcluir
  6. Hitchcock é o exemplo perfeito de diretor que conseguiu, ao mesmo tempo, agradar a crítica especializada e o público espectador. Claro que nem sempre surtia bons resultados nas bilheterias, mas "Intriga Internacional" foi seu maior sucesso e, sem dúvidas, um filme de tirar o fôlego! Até apelando para o lado mais comercial, Hitch é fantástico e se diferencia dos demais.

    Ótima lembrança, Reinaldo. E eu não tinha pensado, mas provavelmente o filme tenha mesmo inspirado a série 007, não? A cena do avião é clássica, mas os diálogos quentes entre Grant e Marie Saint naquele trem são explosivos rs - a sexualidade não é tããão evidente no cinema de Hitchcock, acho que o outro que vi dele tão (uo mais caliente) que esse foi apenas "Frenesi".


    grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Dr. Soup:Obrigado pelo prestígio. Seu blog já está linkado. Abs

    Kamila: Tem que vê então hein Ka? bjs

    Emmanuela: Aprovadíssimo indeed! Beijão!

    Rodrigo: Eu tenho esse DVD mas daquela coleção da Veja, então não é tão caprichada como a sua. Abs

    Alan:Não precisa dizer não. rsrs. Abs

    Elton:Obrigado Elton. Abs

    ResponderExcluir