terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Perfil - Joseph Gordon Levitt

As manobras para o sucesso

Muito antes de chamar a atenção como um garoto apaixonado que precisa recorrer aos préstimos do Don Juan vivido por Heath Ledger em 10 coisas que eu odeio em você, de 1999, Joseph Gordon Levitt, 28 anos, já havia aparecido em muitas produções de destaque como Beethoven (1992), A jurada (1996) e Halloween H20: 20 anos depois (1998). Levitt que entrou definitivamente para o radar do público esse ano depois de estrelar a comédia romântica indie 500 dias com ela já vinha esboçando algumas mudanças em sua carreira, que teve inicio na infância.
Embora tenha priorizado o cinema, o ator pontuou sua carreira com participações na tv. Atuou em séries como Numbers, 3rd rock for the sun, That´s 70th show e Dark shadows. Levitt pode até não querer admitir, mas acabou ofuscado pela carismática performance de Ledger na releitura adolescente de Megera indomada de Shakespeare. Sem se ajustar às convenções de beleza, o ator teve de redefinir sua trajetória e foi no cinema independente que encontrou oportunidades para mostrar que podia não primar pela beleza de seu colega de cena, mas que era tão talentoso quanto as primeiras impressões indicavam.


O ator, ainda com cara de bebê, ao lado de Heath Ledger em 10 coisas que eu odeio em você

Em 2007 essa escolha começou a render frutos e dividendos artísticos. O vigia, um filme de ação com cérebro trazia o ator como um improvável action hero. Já em Stop–loss, elogiado drama de guerra de Kimberly Peirce (Meninos não choram), ele integra um elenco jovem e consegue se destacar em meio a colegas mais famosos como Ryan Phillippe. Em 2008 o ator roubou a cena em Killshot –tiro certo, filme em que vive um psicopata de maneira mais convincente e intimidadora do que Mickey Rourke que faz o psicopata protagonista da história. A essa altura, Levitt já havia chamado a atenção das pessoas certas em Hollywood. Christopher Nolan (diretor de Batman – o cavaleiro das trevas) chamou o ator para substituir outro prodígio da nova geração, James Franco, em seu novo trabalho, o aguardado Origem, em que dividirá a cena com Leonardo DiCaprio.
Ao lado de Mickey Rourke em Killshot: Ele já estava pronto para roubar a cena

Contudo, 2009 ainda será lembrado como o ano da virada para Levitt , ou da ascensão, como preferir o leitor. Além de estrelar o melhor filme surpresa da temporada (de acordo com enquete promovida aqui em Claquete), Levitt esteve em outros 4 filmes, inclusive como o rancoroso Rex de G.I Joe – a origem do Cobra. Se existe uma ironia na trajetória do ator para sua afirmação em Hollywood nesses 10 anos é a forma como o ciclo se completou. Em 1999, ano do lançamento de 10 coisas que eu odeio em você, o ator gozava de alguma notoriedade junto ao público americano, já que estava todas as semanas no sucesso 3rd rock for the sun. O sucesso não veio. Viria dez anos depois, em uma comédia romântica que se orgulha de ser pouco convencional. 500 dias com ela tem em Levitt um protagonista dos mais bem ajambrados. Pueril, dócil, discreto, camuflável, vaticinante, e não tão bonitinho assim. É desses casos que a publicidade costuma classificar de sinergia.
O ator não só apoiou Obama, como participou ativamente da campanha do democrata. Essa é uma foto que ele tirou para a campanha de Obama em 2008. Independente com estilo. Afinal cool era ser Obama...
Nota: Levitt recebeu hoje, assim como o filme 500 dias com ela, uma indicação ao Globo de ouro. Parabéns!

5 comentários:

  1. Acompanho o Joseph desde os tempos de "3rd Rock From the Sun" e NUNCA imaginava que ele ia fazer essa carreira tão diversa e rica no cinema. Ele é um dos melhores atores jovens, só não tem a mesma fama (ainda) de um Ryan Gosling da vida.

    ResponderExcluir
  2. Tão empolgante observar o Levitt tendo, de fato, o merecimento pelo talento! sempre gostei dele, é super versátil!

    ResponderExcluir
  3. Oi Reinaldo1
    Td bem meu jovem? Segue mais uma etapa:

    1) Um livro sobre Brad Pitt e Angelina Jolie com certeza vai fazer muito sucesso, pois são dois grandes atores que guardam alguns segredos que o grande público gostaria de descobrir. Principalmente em relação ao "triângulo amoroso" que ele diz nunca ter existido, mas cá entre nós, claro que existiu. Ao começar seu relacionamento com AJ ele ainda estava casado com a Jeniffer Aniston. De qualquer forma uma coisa posso dizer que BP tem bom gosto, isso ele têm, além de lindo se envolveu com duas mulheres belíssimas. Um triângulo perfeito em matéria de beleza.

    2) E o povo ficou indignado com Robin Willians. Que besteira! Ele não falou nada mais do que a verdade. Embora não goste de Arnaldo Jabor (o considero metido, anti´pático, grosso) ele tem umas tiradas muito boas. Concordo e gostei do que vc falou em relação ao fato de que ao invés de se preocuparem com brincadeiras normais (vide a forma como sacaneamos os portugueses) quem se ofendeu deveria se preocupar de verdade em combater o tráfico e o turismo sexual aqui no Brasil. E a comparação pó e strippers perfeita.

    3) No próximo ano teremos 10 filmes concorrendo ao oscar. Uma quantidade grande. Será difícil para a academia escolher o melhor, pois quando aumentamos a quantidade de competidores, as dúvidas em relação a escolha do melhor são mais complexas e podem dar margem para futuras reclamações. Enfim, decisão nada fácil.

    4) Dos filmes escolhidos pela National Board of Review como os melhores de 2010, dos citados que vi, concordo com Bastardos inglórios, 500 dias com ela e up. Me parece que os filmes: "Amor sem escalas e Invictus" são bons. Pretendo ver assim que chegarem aqui.Interessante saber que 4 dessa lista foram indicados ao oscar. Me parece que este é um grupo sério e conceitudado dentro do críticos de cinema nos EUA.

    5) Então haverá uma continuação para Wall street com Donald Trump fazendo uma participação. Nossa o que uma boa quantia no banco não faz.....rsrs

    6) Me chamou a atenção o filme "The social network" que vai falar sobre a origem do facebook. Uma boa grana será investida para contar está história hein. 50 milhões de dolares é uma quantia e tanto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. 7) Em relação a sua pergunta: "Pode o clima de copa do mundo favorecer Invictus", na minha opínião, sim. Em 2010 a copa do mundo será na Africa, lugar onde nunca houve um evento desse porte. No mesmo ano Clint E, um dos diretores prediletos da academia (como vc falou muito bem), lança um filme que fala sobre uma figura tão ilustre e querida do cenário mundial que é Nelson Mandela (africano) e um time de rugbi (tudo bem não é futebol). Então juntando estes dois fatores, podemos acreditar e dizer com uma probabilidade de 90% que alguma coisa o filme vai ganhar. Quem sabe não seja o oscar de melhor filme ou diretor? Se for CE agradece mais uma vez.

    Concordo com vc o oscar tem e não faz questão de esconder seu viés social.

    Tomara que as mudanças que vão acontecer na próxima edição do oscar sejam positivas. E sua política de compensação é altamente equivocada, pois gera muito mais erros do que acertos. Um exemplo disso, foi Martin Scorcese que ganhou o oscar de melhor diretor pelo filme "os infiltrados" para mim, não foi uma escolha acertada, pois ele dirigiu outros infinitamente melhores do que este que considero razoável. Touro indomável, táxi driver e os bons companheiros são excelentes e mereciam ganhar o prêmio máximo da academia. Enfim, equívocos da academia que levam a essa "pol´tica de compensação" que considero muito errada. Mas, fazer o que né, faz parte. Temos de aceitar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Kamila: Acho ele bem talentoso tb. Mas tenho de ser franco, acho Ryan Gosling, para ficar na sua comparação, melhor... Bjs

    Cristiano: Tb acho legal toda a forma de reconhecimento. Ainda mais quando justa assim, como é no caso do Levitt.

    Cintia: Obrigado Cintia. Vc é demais! Pois é Brad Pitt em Angelina ainda têm muita roupa suja para lavar e revista, livro, ou o que quer que seja, para vender.
    Tb acho que Invictus possa se favorecer do clima de copa do mundo. A não indicação ao globo de ouro de melhor filme não quis dizer muita coisa não.Mais detalhes em breve em Claquete. E eu tb adoro Clint Eastwood. Para mim, ele é um gÊnio. Assim como Scorsese. Tb acho que ele deveria ter sido premiado antes, mas discordo de vc quanto a regularidade de Os infiltrados. Para mim era o melhor filme do ano mesmo. E o trabalho de Scorsese, junto ao de stephen Frears por A rainha, os melhores de direção.

    Aqui mesmo em Claquete vc pode achar outras informações sobre a sequência de Wall Street.Venho seguindo o filme de perto. Assim como tb acompanharei o desenvolvimento de The social network. Vc vai ficar sabendo de tudo aqui. Pode contar comigo hein!
    Bjs e mais uma vez, OBRIGADAÇO!

    ResponderExcluir