quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

OSCAR WATCH 2011 - Primeiras impressões

Passado o furor do dia do anúncio das indicações, é hora de buscar alguma perspectiva sobre os concorrentes ao 83º Oscar. A primeira certeza que advém dos dez filmes lembrados na categoria principal é de como 2010 foi superior a 2009 em matéria de cinema de qualidade nos EUA e isso reverbera na categoria principal. Os blockbusters lembrados ( A origem, A rede social e Toy story 3) são de qualidade insuspeita, ao contrário do ocorrido no ano passado com as semi bombas Avatar e Um sonho possível. Existem os filmes de estúdio com boa bilheteria e endosso artístico (Bravura indômita e O vencedor), embora no ano anterior Bastardos inglórios e Amor sem escalas tenham cumprido bem esse papel e o cinema independente continua mostrando sua força. Emplacou os outros cinco filmes na disputa (O discurso do rei, Cisne negro, 127 horas, Inverno da alma e Minhas mães e meu pai).
Se há um estúdio recompensado com essas indicações é a Fox searchlight, selo independente do gigante do entretenimento Fox. Com dois filmes na disputa principal (127 horas e Cisne negro), o estúdio tem se notabilizado por acreditar na visão de cineastas inquietos e provocadores. Os filmes de Aronofsky e Danny Boyle não veriam a luz do dia sem o apoio do estúdio. A academia, com indicações sólidas para ambos os filmes, vem recompensar essa postura. Outro que sai fortalecido das indicações ao Oscar 2011 é o mega produtor Harvey Weinstein. Ele que andava meio deixado de lado conseguiu viabilizar O discurso do rei como um das grandes forças da temporada, ainda que o filme (e não Colin Firth) não tenha ganhado praticamente nada na Oscar season.

Darren Aronosky bate um papo com o ator Vincent Cassel no
set de Cisne negro: a Fox Searchlight foi a única a dizer sim
para o filme

O grande reconhecimento a O discurso do rei e o fato de Bravura indômita se colocar entre o filme inglês e o favorito de ocasião A rede social denotam, mais do que uma inversão de favoritismo, uma predisposição de se afastar do entendimento da crítica. Ano passado a academia se aproximou ruidosamente da crítica ao premiar (de forma muito mais acachapante do que se previa) Guerra ao terror, um darling da crítica e que entrou para a história como o Oscar winner de menor bilheteria até hoje. A rede social está sendo mais festejado do que Guerra ao terror (e merece!). Mas é um filme frio, análitico, falado, não sentido. Ao contrário dos outros concorrentes com múltiplas indicações. O fato dos coadjuvantes do filme não terem sido lembrados incorre em uma possibilidade um tanto quanto canhestra. O filme de David Fincher poderia se prejudicar pela aparente unanimidade que recebe das mais variadas associações e colegiados de críticos. A academia não pretende ser apenas mais uma. Existe a preocupação em manter intocada a aura de maior prêmio do cinema que só pode ser preservada ao trazer outros protagonistas para o centro da disputa. O prêmio do sindicato dos produtores no último fim de semana para O discurso do rei já pode ser um forte indicador nesse sentido. As próximas semanas serão decisivas para o amadurecimento dessa impressão.
Fato é que filmes como Cisne negro e O vencedor devem conquistar prêmios. Para o primeiro filme, a grande barbada é Natalie Portman na categoria de atriz, ainda que exista um forte lobby em prol da candidatura de Annette Bening (Minhas mães e meu pai). O segundo filme vem forte nas categorias de coadjuvantes, mas pode ser uma surpresa em montagem (embora aqui as chances sejam mais do que remotas).
A origem, conforme Claquete já havia antecipado em matéria especial no início do mês, tem suas chances reduzidas às categorias técnicas; mas Chris Nolan (principalmente depois da esnobada na categoria de direção) tem boas chances de faturar roteiro original.

6 comentários:

  1. Tomara que Nolan leve o roteiro, porque Tarantino nem isso por seu Bastardos. A Academia está lutando para manter o brilho do Oscar, mas não sei não.

    ResponderExcluir
  2. E começou a corrida oficial ao Ouro!

    Sei não, Reinaldo, apesar das 12 indicações, não vejo "O Discurso do Rei" saindo com mais de 3 estatuetas da festa - ator e outras técnicas. Assisti ao filme ontem e não é essa maravilha toda que pregam (crítica em breve), sem falar que o filme de Hooper não deixa de ser um filme adorado pela crítica também, bem mais do que "Avatar" foi no ano passado. E, sim, comparado ao ano passado, esse ano estamos servidos de melhores produções. Apesar de achar "Minhas Mães e Meu Pai" o buraco negro da lista, ele não chega a ser ofensivo como "Um Sonho Possível" =)


    grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Reinaldo, este ano está muito superior ao passado. Diferença que aumenta, se lembrarmos grandes filmes que ficaram de fora como Atração Perigosa, O Escritor Fantasma e Ilha do Medo.
    Assim como o Elton, considero Minhas Mães e Meu Pai o mais fraco (só não assisti ainda Inverno da Alma), mas mesmo assim não é um filme ruim. Apenas discordo com relação a O Discurso do Rei, que eu achei um excelente filme, com condições de vencer outras categorias importantes como por exemplo Ator Coadjuvante para Geoffrey Rush (apesar do meu preferido ainda ser Christian Bale).
    Por fim tenho que dizer que gostei muito da indicação de 127 Horas, que eu achava que ia ficar de fora. É um grande filme também.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ótimos os seus posts cobrindo a época do Oscar e premiações.

    Fica difícil entre A Rede Social,Toy Story 3, Cisne Negro ( em matéria de Fox Searchlight tbm preciso conferir 127 Horas) , A Origem e pelo visto Bravura Indômita (que ainda irei conferir-afinal os Coen dificilmente erram)Rs

    Creio que A Rede Social irá papar Melhor Filme,Diretor e Roteiro Adaptado (que é fantástico). Nolan foi ignorado (como um bom Hitchock e Kubrick já foram - ganha/torço por Roteiro Original).

    Quero ver sua opinião frente as suas primeiras impressões após a entrega do cobiçado ouro.

    No aguardo.

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, Reinaldo! Um cara que se sai muito bem do Oscar é o Scott Rudin, produtor de duas obras indicadas na categoria principal. Ele tem faro para boas histórias!

    ResponderExcluir
  6. Amanda: Mas o Tarantino já havia ganho por Pulp Fiction ... A favor de Nolan deve pesar a exclusão da categoria de direção... bjs

    Elton: Não disse que o discurso do rei se tornou o favorito. Aliás sempre advoguei o contrário, mesmo com o filme liderando as principais listas de premiações. Tb acho que só ganha dois ou três prêmios. Acompanhando o trânsito dos posts de Oscar watch vc pode absorver essa minha percepção Elton. Minhas mães e meu pai é mediano, mas é bem superior a Um sonho possível... Então, já dá para ter uma ideia...
    abs

    Vitor Batista: É isso aí Vitor. Boas considerações. Vc ainda vai ler muito mais sobre esses filmes aqui em Claquete. Fique por perto! abs

    Rodrigo: Olho vivo com Bravura indômita hein?! Qualquer coisa retorne a um post meu do início do ano em que antecipo o favoritismo do filme dos irmãos Coen e declino as razões.
    Abração!

    Kamila: Sempre teve e tá cada vez mais na crista da onda. Me arrisco a dizer, de um jeito ou de outro, que o Oscar de melhor filme é dele. Bjs

    ResponderExcluir