terça-feira, 25 de janeiro de 2011

#Oscar facts

+ O único chamado “lock” (quando uma categoria é fechada antes do anúncio dos indicados) entre as categorias de atuação que o sindicato dos atores previu foi mesmo na disputa entre os atores coadjuvantes. Em todas as outras categorias houve uma mudança. A academia também promoveu uma mudança em relação a lista do sindicato dos diretores. Os irmãos Coen por Bravura indômita “roubaram” a vaga de Christopher Nolan por A origem.



+ Cisne negro já não apresenta o fôlego de outrora. Apesar de ostentar cinco indicações (filme, direção, atriz, montagem e fotografia), as chances do filme triunfar parecem se resumir mesmo a protagonista Natalie Portmam.



+ É aquele típico caso de atuação tão exacerbada que se impõe a qualidade do filme. Não chega a ser um aspecto negativo, mas certamente não é de todo positivo.



+Aliás, Natalie Portman terá que enfrentar mais do que a concorrência (nem tão equiparada assim), a disposição de muitos membros da academia em premiar a injustiçada e querida Annette Benning.



+ O problema é a candidatura de Annette. Muito fraca se comparada ao desempenho de Portman. Justamente por isso, negar o prêmio a Portman este ano pegaria muito mal...



+ Em 2011, a academia conseguiu o equilíbrio tão perseguido em outros anos. Tem blockbusters indiscutíveis (A origem, Toy story 3 e A rede social), independentes festejados (Minhas mães e meu pai, Cisne negro, 127 horas e Inverno da alma) e dois filmes “pequenos” de estúdio, mas com boas bilheterias (O vencedor e Bravura indômita).



+ Mike Leigh conseguiu sua nomeação. Another year concorre a melhor roteiro original.



+Teoricamente, Another year roubou a vaga de Cisne negro entre os finalistas de roteiro original. O filme de Aronofsky é o único indicado a melhor filme que não concorre como melhor roteiro.



+ O escritor fantasma e Ilha do medo foram completamente ignorados. Nenhuma menção sequer. Clint Eastwood teve melhor sorte. Seu Além da vida foi lembrado na categoria de efeitos especiais.



+ O fato garantiu a Clint uma curiosa estatística. Desde 2003, quando lançou Sobre meninos e lobos, o veterano cineasta emplaca um filme no Oscar. Apenas em 2005 não esteve na disputa, mas porque não lançou nenhum filme naquele ano.




+ Com a confirmação de John Hawkes (Inverno da alma) e Jacki Weaver (Reino animal) na briga entre os coadjuvantes, a academia continua com a máxima de consagrar atores pouco conhecidos nestas categorias.



+ Crescem os entusiastas da animação O mágico (em cartaz nos cinemas brasileiros). Contudo, o filme não deve roubar de Toy story 3 o Oscar de melhor animação.



+ Estranha a exclusão de A origem dos finalistas a melhor montagem. A categoria, embora tenha fortes candidatos, fica sem favorito. Concorrem A rede social (virtualmente favorito), O discurso do rei (um trabalho eficiente), O vencedor (editado de uma forma que agrada a academia), Cisne negro (edição instigante e provocante) e 127 horas (outro trabalho vistoso).



+ A exclusão de A origem, no entanto, é criteriosa. Já que o filme cumpre tabela entre as dez produções que disputam o prêmio principal. A ausência de Bravura indômita da disputa, por sua vez, destaca a força de A rede social na categoria principal.



+ Já os trabalhos de cinematografia destacados são realmente os melhores. Difícil discordar de uma lista que traz Cisne negro, A origem, A rede social, Bravura indômita e O discurso do rei. Talvez este último pudesse ceder a vez para Ilha do medo, mas não é de todo injusta sua inclusão aqui.



+ Javier Bardem derrotou forte concorrência para ser indicado a disputa de melhor ator do ano por sua atuação em Biutiful. Estavam cotados para essa quinta vaga Ryan Gosling (Namorados para sempre), Mark Wahlberg (O vencedor) e Robert Duvall (Get Low). Menos cotados, mas com as mesmas expectativas de Bardem, estavam Michael Douglas (O solteirão) e Leonardo DiCaprio (Ilha do medo).



+ Javier Bardem deve ter gasto um bom tempo em uma chamada internacional para agradecer Julia Roberts hoje. A atriz, que assumiu a bandeira de cabo eleitoral, ofereceu um jantar em homenagem ao ator em Hollywood há cerca de duas semanas atrás.



+ Explique como A rede social conquistou uma indicação ao Oscar de melhor som e nenhuma para os ótimos coadjuvantes do filme, em especial Andrew Garfield?



+ Aliás, a razão da exclusão de Garfield só se justifica pela percepção de que o novo homem aranha vai longe.



Nós também estamos aqui
Salt, Homem de ferro 2, Country Strong, O lobisomem, Incontrolável, Enrolados, Como treinar seu dragão, Além da vida, Harry Potter e as relíquias da morte: parte 1, Tron: o legado, Eu sou o amor, The tempest e Minha versão para o amor também podem se orgulhar de serem filmes indicados ao Oscar. Ainda que poucos tenham reparado.



Ano de vacas gordas
Os filmes com menos indicações ao Oscar que concorrem a melhor filme são Minhas mães e meu pai (4) e Inverno da alma (4). Ano passado Um sonho possível e Um homem sério tinham duas indicações cada.




O número de indicações dos dez melhores filmes do ano no Oscar:


O discurso do rei → 12
Bravura indômita → 10
A rede social → 8
A origem → 8
O vencedor → 7
127 horas → 6
Toy story 3 → 5
Cisne negro → 5
Inverno da alma → 4
Minhas mães e meu pai → 4


+ Biutiful teve sua candidatura a melhor filme estrangeiro impulsionada pela indicação de Javier Bardem. Mas o dinamarquês Em um mundo melhor, que acaba de ganhar o globo de ouro, também tem na figura da diretora Susanne Bier algo cativante em Hollywood.



+ Com exceção da disputa por atriz coadjuvante, todas as outras categorias de atuação tem um ou mais ganhadores do Oscar em disputa.



+ Trent Resnor e Atticus Ross, indicados pela trilha sonora de A rede social, debutam na categoria. A concorrência é pesada. Entre os demais indicados estão dois favoritos da academia: Hans Zimmer (A origem) e Alexandre Desplat (O discurso do rei).



+ Pela ótica da academia, Christopher Nolan é melhor roteirista do que diretor. Ele tem a companhia de gente como Woody Allen, Quentin Tarantino e Stanley Kubrick, cujas incidências se deram mais nesta categoria.



+ De mansinho, Amy Adams crava sua terceira indicação ao Oscar em seis anos. Um senhor desempenho para uma atriz que poucos prestam atenção.




A volta dos que não foram
Jeff Bridges, Colin Firth e Jeremy Renner estavam na disputa pelo Oscar ano passado e estão de volta neste ano. Moral alta é isso aí!

6 comentários:

  1. Christopher Nolan fora da direção é mesmo lamentável. Bons facts.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Também achei que o Andrew Garfield merecia, ao menos, ser indicado a coadjuvante. Mas um Oscar sem injustiças não seria muito digno de nota, rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tão revoltante quanto Nolan fora de Direção é o filme fora da categoria em que era favorito. As ausências marcaram negativamente esses indicados. Uma vergonha. E A REDE SOCIAL merece, sim, sua indicação a Mixagem de Som, que no filme é excelente. Claro que Garfield, a melhor coisa no filme, deveria estar aí. Lamentável. #OscarFail

    ResponderExcluir
  4. Há várias falhas entre os indicados, mas que na maioria são perfeitamente discutíveis, como em toda premiação que se preze.
    Agora, essas três citadas, são erros grotescos que dão a entender que há algo por trás dos panos. São inaceitáveis para qualquer um que entenda o mínimo de cinema.
    A Origem tem provavelmente a melhor montagem do ano.
    Christopher Nolan é um dos cinco melhores diretores do ano.
    Andrew Garfield teve uma das três melhores atuações do ano como ator coadjuvante.
    Ainda tenho a impressão de que A Origem será vítima de outras incoerências nas categorias técnicas que deveria vencer.

    ResponderExcluir
  5. Você chama atenção para um fato interessante demais. Esta é mesmo a 3ª indicação da Amy Adams em 6 anos. Impressionante! Uma prova do quanto ela é querida na Academia e na indústria do cinema.

    Em relação às indicações ao Oscar 2011, ainda estou tentando digerir o fato de que Nolan ficou de fora em direção e as ausências de "A Origem" em Montagem, "Enrolados" em Animação e "Tron Legacy" em Efeitos Visuais.

    ResponderExcluir
  6. Amanda: Valeu Amanda. Nolan fora da categoria de direção foi a grande omissão deste ano mesmo... bjs

    Aline: Não seria digno de nota... como diria o poeta: o que seria do azul, se todos gostassem do amarelo?
    bjs

    Mateus Denardin: Olha, eu não acho que foi um #oscarfail. Não acho que as indicações foram vergonhosas e tão pouco que diminuíram os indicados. Mas entendo sua paixão. Acho que a lista foi criteriosa. Não seria correto, do ponto de vista adotado pela academia, A origem não ser um dos principais filmes do ano (não ter o diretor indicado) e ter uma nomeação por montagem... enfim, foi criterioso.
    Não disse que A rede social não tem uma boa mixagem de som, embora na minha opinião tivessem filmes que merecessem mais uma nomeação nesta categoria. Apenas argumento que Andrew Garfield é, depois do roteiro, o grande destaque de A rede social e não foi lembrado (uma das poucas inconsistências da lista)
    Abs

    Vitor Batista: Essas incoerências são contingência de um colegiado tão plural e numeroso como o da academia. Prova de que A origem passa longe de ser a unanimidade que muitos criam ser. De qualquer jeito, o seu raciocínio está correto. Afinal, Avatar ganhou ano passado de melhor fotografia...
    abs

    Kamila: Tron Legacy é fácil. São os mesmos efeitos de Benjamin Button sem qualquer avanço notável. Enrolados foi lido como um típico filme Disney perto da força de Toy Story 3 e A origem ficou de fora de montagem pq é, digamos assim, um filme difícil e a montagem ao invés de suavizar isso, reforça.
    Beijos

    ResponderExcluir