domingo, 30 de janeiro de 2011

Em off

O J (não) tem poder
Não deixa de ser uma curiosidade da 83ª edição do Oscar. Quatro dos cinco indicados ao Oscar de melhor ator do ano tem o nome começando com a letra J (Jeff Bridges, Jess Eisenberg, James Franco e Javier Bardem). A overdose de jotas na categoria, no entanto, não impede que o favoritismo esteja com o c, de Colin Firth.



Por que Tron não foi indicado ao Oscar de efeitos visuais?
Muita gente foi pega de surpresa com a exclusão de Tron- o legado da categoria de efeitos visuais. A surpresa ainda foi reforçada pelo fato de que, diferentemente dos últimos oito anos, foram cinco indicados na categoria.
Tron-o legado ficou de fora da categoria porque os efeitos especiais do filme são da mesma estirpe de filmes como O curioso caso de Benjamin Button, que triunfou há dois anos na categoria e avanços reais não foram feitos. De posse dessa informação fica mais compreensível a razão da exclusão da fita da categoria.



Bravura indômita x Bravura indômita
Os irmãos Coen agradaram mesmo com o remake de Bravura indômita. Para se ter uma ideia, o filme original que deu o Oscar a John Wayne só tinha uma outra indicação, para melhor canção. O remake dos Coen obteve 10 nomeações ao Oscar, inclusive para as nobres de filme, direção e roteiro.



A verdadeira novata
Aos 20 anos, Jennifer Lawrence vive um momento especial na carreira. A atriz conseguiu uma indicação ao Oscar e está no elenco de um dos principais filmes do verão, X-men: first Class. No Oscar, ela é a única novata na categoria de melhor atriz. Natalie Portman, a favorita, conquistou sua segunda indicação. Assim como Michelle Williams. Annette Bening, por sua vez, angariou a quarta nomeação e Nicole Kidman, a única oscarizada do grupo, recebeu sua terceira indicação.




A tal da influência do globo de ouro
Todo ano a influência do Globo de ouro no Oscar é posta na berlinda. Mas é inegável que as presenças de Michelle Williams entre as atrizes e de Jacki Weaver entre as coadjuvantes se deve a Hollywood Foreign Press Association (HFPA). Fora do SAG e de muitas premiações da crítica, as atrizes se beneficiaram do endosso da HFPA e chegaram ao Oscar.



Por falar em SAG...
Não esperem grandes surpresas nas premiações de cinema hoje na festa anual do sindicato dos atores. Melissa Leo (O vencedor) reúne todos os predicados para ser escolhida a melhor atriz coadjuvante. Christian Bale (O vencedor) e Geoffrey Rush (O discurso do rei) vão ter um momento da verdade na briga por melhor ator coadjuvante, enquanto que Colin firth (O discurso do rei) deve ser a barbada da noite na categoria de melhor ator. Natalie Portman (Cisne negro) deve confirmar as expectativas e superar Annette Bening (Minhas mães e meu pai). Na categoria de melhor elenco a briga está concentrada entre O vencedor e O discurso do rei. O favoritismo está com o primeiro.



Ganhando musculatura
Mesmo que O discurso do rei não fature o prêmio de melhor elenco hoje à noite no SAG, a candidatura do filme para o Oscar segue se fortalecendo a cada semana. O filme faturou neste sábado (29) o prêmio de direção entregue pelo sindicato dos diretores. De todos os sindicatos, o DGA é o que tem melhor aproveitamento no Oscar.



Mais um prêmio para Senna
O documentário inglês sobre o piloto brasileiro, que foi exibido no país em novembro, recebeu um prêmio do público no festival de Sundance que se encerra hoje, mas que teve a cerimônia de premiação realizada ontem à noite.



No crivo do leitor
Para o leitor de Claquete, que em sua maioria considerou as indicações ao Oscar previsíveis como sempre, a não indicação de Leonardo DiCaprio na categoria de ator configurou a maior das injustiças da lista de indicados aos 83º prêmios da academia.

4 comentários:

  1. Apenas Colin Firth de intruso com a sua letra "C". Seria um aviso de quem irá ganhar?! hehehe
    No mais,espero que ele ganhe Afinal, dois anos, com dois ótimos papéis. Ele merece!

    []s

    ResponderExcluir
  2. Se o Christian Bale ganhar o Oscar de ator Coadjuvante eu entederei que ainda existe justiça na academia. Tô pra ver alguém que goste dele ali.

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conferi 127 Hours, portanto não posso concordar com a injustiça de o nome de DiCaprio não constar. Contudo, não votaria nele depois de conhecer a performance dos outros 4 atores. Além do mais, ainda tinha Mark Wahlberg!

    ResponderExcluir
  4. Alan: Pois é, o intruso vai roubar a festa... abs

    Psudo-autor: Ele vai ganhar. E há justiça sim... rsrs. Abs

    Cássio: Pois é Cássio, posso pressentir que vc não foi um dos que votou nessa opção na enquete do blog...
    Abs

    ResponderExcluir