sábado, 1 de janeiro de 2011

Editorial - Ano novo, vida nova (em Claquete também!)

Começou 2011. E junto com o novo ano todos trazem uma penca de desejos e projetos. É natural do ser humano renovar suas esperanças. É isso, afinal, que dita a beleza de continuar vivendo, amando, etc.
Mas esse é o editorial de um blog de cinema, não de auto-ajuda e em 2011 vai ter muito cinema (e auto-ajuda) para quem interesse manifestar. Claquete já tem o seu séquito de leitores, que sempre foram tratados com o máximo do zelo e mimos cinéfilos diários. Essa é uma resolução permanente. Não muda de ano para ano. O que muda é a forma como esse zelo, esse mimo é transmitido. É inegável que Claquete é um blog de cinema de grande qualidade e abrangência maior ainda. Críticas, reportagens, análises conjunturais e contextuais, aprofundamentos, notícias, fofocas, divertidas seções, colunas inusitadas, colunas analíticas... Ao longo de um ano e meio, Claquete brindou o leitor com as melhores pautas possíveis para um blog que não é custeado por um grupo de comunicação. É necessário muito amor, dedicação e conhecimento para tornar isso viável. Isso também não muda com a chegada de 2011.
O que muda é que o blog adotará uma postura mais minimalista, como faz valer o mestre Clint Eastwood em seu cinema. Como assim, minimalista? Menos posts? Não necessariamente. Serão menos colunas e seções, isso sim. O blog investirá em reportagens especiais e circunstanciais, sem perder de vista sua vocação para a análise. Como já havia sido feito no final do ano passado com filmes como Atração perigosa, A suprema felicidade e Tropa de elite 2. Algumas colunas serão aposentadas, outras abandonadas (é doído admitir, mas abandonamos muitas coisas na vida), de maneira a construir essa identidade minimalista pretendida pelo blog em essa nova fase de sua jornada.
Saem de cena, também, os especiais temáticos sobre filmes. Visando uma distribuição mais democrática, mais filmes serão foco de reportagens especiais em Claquete, o que tira a necessidade de discriminar essas matérias como especiais.
Essa definição (especial), no entanto, não desaparecerá da rotina do blog. O Especial Oscar watch 2011, que começou no mês passado, segue até março, e no curso do ano outros especiais virão.
As colunas que permanecerão no blog podem ser conferidas à esquerda do blog abaixo do item Claquete destaca (que agora será atualizado várias vezes ao dia com notas rápidas sobre cinema). Mas para que possamos nos despedir apropriadamente, se aposentaram aqui em Claquete as seguintes seções e colunas: Contexto, Quero ser star, De olho no futuro, Claquete entrevista, Grandes momentos do cinema, Ponto crítico, Movies Great Partnerships, Movie Pass e Claquete em série. Duas novas seções semanais chegam, Momento Claquete e Em off. Essas colunas, mais informais, reafirmarão essa identidade minimalista que o blog assume em 2011.
Fica o meu convite para que você leitor fique por perto e participe dessa nova fase de Claquete. Fase regada a muito cinema. Venha cultivar seu amor pela sétima arte em 2011 aqui no blog.

Feliz ano novo!

Reinaldo Matheus Glioche

11 comentários:

  1. Feliz Ano Novo!

    Muito sucesso para seu blog em 2011 :D

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo!!

    Adoro seu blog e tenho certeza de que as mudanças que estão por vir serão para melhor. :)

    ResponderExcluir
  3. Só quem escreve um blog por amor sabe o quanto é difícil, Reinaldo. Tenho certeza que mesmo com mudanças esse é um espaço que sempre terei o maior prazer de visitar.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que 2011 seja um ano x-cellent para todos nós e com grandes filmes! Que venham as mudanças e estarei aqui para acompanhar e prestigiar o blog. Grande beijo! Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. FELIZ 2011!

    As mudanças são muito bem vindas e tenho a certeza que a autoria do Claquete, estas postagens diárias e tudo o mais que é sempre um prazer em ler, continuará e vai estar cada vez mais presente no cotidiano deste leitor que te escreve.

    Gosto daqui porque sei desta dedicação e adoração.

    Parabéns por bater ótimas claquetes!

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Reinaldo, vou ser sincero contigo... Não sei como tu arranja tanto tempo pra fazer tudo isso!! Eu que sou adolescente tive que fechar o blog porque não tinha tempo (mas muito em breve acho que o Notas reabrirá) e tu com todos os teus compromissos faz tanta coisa!!!

    E falando mais sinceramente ainda, foi um alívio pra mim que tu vai tirar algumas colunas, porque eu nunca consigo me manter ligado nas atualizações diárias do blog e eu me frusto de não poder ler tudo!!! rsrs

    Abraço Reinaldo
    E muita sorte nessa nova etapa do Claquete!!
    Já te desejei feliz ano novo no post de cima, mas não custa nada desejar de novo, então Feliz Ano Novo!!
    E cá entre nós: não vai tirar umas férias??

    ResponderExcluir
  7. Yeah!

    Feliz ano novo, Reinaldo.

    Com certeza as mudanças em Claquetes serão para a melhor. No aguardo pelas novidades =)


    abraço!

    ResponderExcluir
  8. Película criativa: Obrigado. Feliz ano novo para vc tb e sucesso para nós. Bjs

    Kamila: Obrigado Ka. It means a lot your support! bjs

    Amanda: Valeu Amanda. Fico feliz que se sinta assim. Bjs

    Ana Paula: Poxa brigadão. Mesmo. conto com vc então nesse 2011 cinéfilo. Beijos

    Rodrigo Mendes: E vc é o cara! rsrs. Sério. Valeu mesmo pelo apoio, incentivo e elogios. Grande abraço!

    Marcelo: Feliz ano novo pra ti tb meu brother! abs

    Eri Jr: rsrs. Poxa Eri, obrigado por esse feedback.Pois é, é muito complicado manter o ritmo que Claquete tem e acaba acontecendo isso: muitos leitores encontram dificuldade de acompanhar as atualizações do site. As mudanças que vão acontecer neste ano visam padronizar o site de maneira que fique mais afável ao leitor ocasional, mas sem descaracterizá-lo para o leitor diário do blog. Sei que vc vai gostar!
    A
    Feliz ano novo para ti tb e reabrindo o Notas de cinema, por favor, me avise!
    Grande abraço!
    Ah e as férias né? rsrs. Não, do blog eu não tiro não. É uma forma de expressar o meu amor incondicional por cinema.
    Abs

    Elton: Valeu meu brother!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Moço,

    Como vc pode notar, estou num ritmo "devagar e sempre", rsrsrs Só passei pra dizer que a renovada do blog está dando funcionando super bem. Mas confesso que vou morrer de saudades dos "Grandes momentos do cinema" e "Claquete em série", snif

    Beijos, mais sorte e mais sucesso em 2011!

    ResponderExcluir
  10. Aline: Que isso! O importante é que vc está vindo ao blog né?! Que bom que vc está gostando das mudanças. Elas só poderão ser sentidas com mais propriedade a partir de março, mas quem acompanhava as extintas colunas poderá sentir de imediato.
    Beijos

    ResponderExcluir