segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cenas de cinema

A face de Sundance I

Terminou ontem o festival de Suncance 2011, o maior templo do cinema independente. Para se ter uma ideia do prestígio e ressonância de Sundance, os concorrentes ao Oscar Minhas mães e meu paiInverno da alma, Namorados para sempre, Trabalho interno e Lixo extraordinário tiveram o começo de suas carreiras cinematográficas na edição de 2010. Os produtores de Namorados para sempre triunfaram novamente em Sundance com Like Crazy. O filme de Drake Doremus, assim como o filme que valeu uma indicação ao Oscar a atriz Michelle Williams, também acompanha o cotidiano de um problemático casal.
O documentário How to die in Oregon, sobre suicídio assistido, foi escolhido pelo júri como o melhor documentário em competição. O britânico Senna, sobre a carreira do piloto brasileiro morto em 1994, foi escolhido o melhor documentário pelo público.
A produção dinamarquesa Happy, Happy e o iraniano Circumstance também foram premiados.



A face de sundance II

É cada vez mais comum a presença de celebridades no festival de Sundance. Isso é um reflexo direto do fato de atores e atrizes buscarem cada vez mais engajamento no cinema independente. Reparem em uma lista curta de quem passou por Park City (onde ocorre o festival) nesses últimos dez dias: Liv Tyler, Don Cheadle, Ashton Kutcher, Demi Moore, Paul Giamatti, John Hawkes, Jeremy Irons, Geena Davis, Dominic Cooper, 50 Cent, Emile Hirsch, Elizabeth Banks, Melissa Leo, Rashida Jones, Kevin Smith, Simon Baker, Zooey Deschanel e Kevin Spacey.

The lost boys: Paul Bettany, Jeremy Irons e Simon Baker estiveram na premiere de Margin Call, um dos filmes mais comentados dessa edição do festival



A atriz Lake Bell posa para foto promocional do evento 


O ator Emile Hirsch aproveitou o lançamento de seu filme em Sundance para curtir outras produções



O pai de Jason Reitman ataca novamente
Ele estava sem dirigir um filme desde 2006 quando lançou Minha super ex-namorada. No meio tempo viu seu filho virar um cineasta autoral com duas indicações ao Oscar e muitos admiradores. Enquanto o terceiro Os caça-fantasmas não sai, Ivan Reitman cede a nova tentação das comédias românticas; em que o sexo vem antes do amor. É mais ou menos isso o que acontece em Sexo sem compromisso. No filme, Ashton Kutcher e Natalie Portman tentam manter uma relação baseada em sexo sem grandes vínculos emocionais. Mas como papai Reitman é das antigas, será que rola? Sexo sem compromisso estréia em 25 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Por uma amizade mais gostosa: na nova comédia de Ivan Reitman, a mais assistida nos cinemas americanos atualmente, Natalie Portman e Ashton Kutcher tentam administrar uma amizade colorida


Vida longa ao rei

Foi, como se diz por aí, um fim de semana de muita fartura. No sábado à noite, O discurso do rei faturou o prêmio do sindicato dos diretores. Tom Hooper derrubou a concorrência de Christopher Nolan (A origem), David Fincher (A rede social), Darren Aronofsky (Cisne negro) e David O. Russel (O vencedor) em um prêmio ainda mais surpreendente do que o que viria no dia seguinte. No domingo foi a vez do sindicato dos atores conceder sua distinção máxima ao filme inglês. O discurso do rei foi laureado o melhor elenco de 2010, incrementando a disputa pelo Oscar de uma maneira que lhe é muito favorável. O espirituoso Geoffrey Rush ao agradecer o prêmio fez constatação precisa e sugestiva: “Isso deveria se chamar um uplifting”.



Em clima de festa
O vencedor levou dois prêmios na noite (ator coadjuvante atriz coadjuvante) e a equipe do filme festejou cada momento. Toda hora que alguma menção ao filme era feita, uma gritaria se instalava no salão. Os protagonistas não disfarçavam a felicidade com a recepção ao filme. E Melissa Leo e Christian Bale, em seus respectivos discursos de agradecimento, foram os mais enérgicos e vorazes dos premiados (talvez se equiparem ao elenco da série Modern family). Mark Wahlberg também entrou no clima e fez algumas brincadeirinhas com Amy Adams quando os dois foram apresentar o clipe de O vencedor na categoria de melhor elenco. A única categoria em que o filme concorria e que não levou. Mas isso não estragou a festa.



Bale uploaded
Christian Bale foi uma das figuras do Globo de ouro. Ontem, no SAG, não poderia ser diferente. Barbudão, com o cabelo um pouco mais curto e a mesma energia transbordante do Globo de ouro, Bale aceitou o seu prêmio de melhor coadjuvante por O vencedor. No palco foi surpreendido por Dicky Eklund, a quem interpreta no filme, e disparou: “Obrigado por viver a vida e obrigado por permitir que eu te interprete”. Antes do final do discurso de agradecimento, o ator saiu-se com um belo epíteto sobre a profissão: “É tão bobo o que a gente faz né? As vezes parece como se fantasiar. Outras vezes é tão significativo”.



Natalie paz & amor
Além de linda e cada vez mais charmosa (a gravidez ajuda), Natalie Portman é de uma sensibilidade e elegância que contagiam. Ao receber seu prêmio de melhor atriz por Cisne negro fez a deferência mais sincera e eficiente ao significado do sindicato em sua carreira. Lembrou que foi o sindicato que velava por ela aos 11 anos, quando começou a carreira de atriz. “O SAG garantiu que eu pudesse ter o meu tempo para estudar”, disse a atriz que renovou, em discurso, seu amor pelo bailarino e coreógrafo Benjamin que conheceu nos sets de Cisne negro.



O filme da moda
Justin Timberlake, Armie Hammer, Andrew Garfield e Jesse Eisenberg apresentaram o clipe do concorrente a melhor elenco A rede social. Andrew Garfield, no que pode ser lido como um misto de insatisfação (por esquecimento de sua pessoa ou o declínio de A rede social na temporada?), emendando a fala de Armie Hammer declarou: “Vocês não precisam aplaudir se não quiserem”. Justin pegou o bastão e passou com suavidade para Jesse Eisenberg que tinha as últimas palavras sobre o filme. “Um filme que aborda lealdade, amizade e traição”. No que Timberlake pontualmente acrescentou enquanto o clipe surgia no monitor central: “e moda”.

4 comentários:

  1. Sundance cresceu tanto em importância e mostrou que existe um público ávido por filmes menores que fogem da temática normal de Hollywood.

    Este nicho acabou atraindo cada vez mais astros e estrelas que querem ser reconhecidos também como bons atores e não somente como celebridades.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Quem diria que a Natalie Portman se daria muito bem na bilheteria com seus dois filmes: "Sexo sem Compromisso" e "Cisne Negro". Em relação à Sundance, fiquei curiosa com o filme dirigido pelo Paddy Considine. Em relação ao SAG: as quatro categorias de atuação estão bem definidas. Falta agora definirmos o grande vencedor do Oscar 2011 de Melhor Filme. A briga entre "O Discurso do Rei" e "A Rede Social" será muito boa até lá...

    ResponderExcluir
  3. Pois é a coroa está mudando de mãos!!! Pelo visto, A Rede Social não é mais tão social assim!!

    Acho muito legal o festival de Sundance ser comtemplado com a presença de atores famosos e tbm eles se interessarem por cinema independente! Hollywood merece um "cai na real" pra voltar a ter qualidade... Sundance e as grandes séries de TV norte-americanas vêm dar um empurãozinho para que a queda seja logo!!

    Vou ficar ligado o mês inteiro no Claquete!! Não tem mês como fevereiro!! rsrs

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Hugo:Disse tudo meu caro. Sundance é cada vez mais importante no calendário cinematográfico internacional. Abs

    Kamila:Esse vai ser, indiscutivelmente, o ano de Natalie Portman. Cinco filmes e um Oscar, tá bom ou quer mais? Tivemos muitos filmes interessantes em Sundance esse ano. Principalmente documentários...
    Bjs

    Eri Jr.:Não tem mês como fevereiro mesmo!rsrs. Conto com sua audiência meu brother! Pois é, Sundance e a TV americana (ótima lembrança) estão impulsionando a criatividade na dramaturgia americana...
    E não descarte Bravura indômita...
    abs

    ResponderExcluir