terça-feira, 31 de agosto de 2010

Numerologia

Malvadão
Pois é, por mais antecipado, esperado e comentado que fosse o último trabalho de Christopher Nolan, A origem não conseguiu repetir o feito do box office americano e prevalecer nas bilheterias brasileiras. A animação Meu malvado favorito, também com cópias em 3D, derrotou a fita protagonizada por Leonardo DiCaprio com folga. E na dúvida, confirmou a vitória no final de semana seguinte. Para ninguém alegar que a arrecadação do 3D fez a diferença.

Gru conquistou o Brasil com seu charme vilanesco


O paraíso do 3D

No Brasil, mais do que em qualquer outro país, o 3D pegou de jeito. Os filmes exibidos no formato rumam para a liderança das bilheterias sem dificuldade. Filmes como Meu malvado favorito, Shrek para sempre, Alice no país das maravilhas, Toy story 3 e, atualmente, O último mestre do ar têm dominado as bilheterias brasileiras desde o inicio de Abril (Karatê Kid quebrou a sequência no último fim de semana de agosto). E antes deles, era Avatar quem dominava. Nos EUA, grande referencial em termos de tendências de mercado, isso não ocorre. Pelo menos não com esse ímpeto e com essa visibilidade. O 3D devolveu aos brasileiros o gosto da experiência de ir ao cinema em família.


Porrada!
Ninguém dava crédito para eles. Aliás, a maioria ainda não dá. Mas como diria o velho lobo Zagallo: tiveram que engolir. Os mercenários se não foi um sucesso retumbante, foi um sucesso maior do que se poderia supor. O filme estreou fazendo U$ 35 milhões nas bilheterias americanas e se pagando (com a arrecadação combinada de outros países). Algo que muitos temiam que não fosse acontecer.
O desempenho do filme de Stallone impressiona ainda mais pela forte concorrência em seu fim de semana de estréia. Os mercenários derrubou a comédia romântica existencial estrelada por Julia Roberts, Comer, rezar e amar, e a ficção nerd da vez Scott Pilgrim contra o mundo. Ou seja, uma vitória na base da porrada!

A virada de Julia

E ninguém esperava que Julia Roberts fosse perder a liderança do fim de semana para o bombado, ultrapassado e sessentão Stallone. Mas foi o que aconteceu. O que mostra que a ex- namoradinha da América não é capaz de arrastar multidões aos cinemas. Embora nos últimos anos tenha estado envolvida apenas em boas produções, Julia parece ter perdido seu poder de atração. Mesmo contracenando com bonitões (e na faixa dos 40), como Clive Owen e Javier Barden, que as mulheres adoram fantasiar, a atriz não tem conseguido atingir seu público. Ou o público que ainda acredita ser seu.



Os vampiros chuparam!
Em um duelo de sangue (eta trocadilho infame), Os mercenários de Syvester Stallone fizeram os vampiros da paródia Vampire sucks (Os vampiros que se mordam no Brasil) chuparem. Em um fim de semana (do dia 20 a 22 de agosto) com 5 estréias, Stallone e sua trupe lideraram novamente. A bilheteria de U$ 16,5 milhões representou uma queda de 52% em relação ao primeiro fim de semana, mas foi suficiente para mostrar que o filme pegou. Mais do que as novas produções que pintaram no box Office.

Quem quer ver peitos em 3D?
Pois é, esse era o hype que os produtores de Piranha 3D tentaram passar ao público. Mas tudo indica que não pegou. O filme que mostra peitos em profusão (e mordidas também) não fez uma estréia marcante nos cinemas americanos. Embora tenha tido um baixo custo de produção (U$ 25 milhões), os produtores esperavam melhor sorte na largada. A sexta posição com U$ 10 milhões não foi das melhores coisas do mundo. Na semana seguinte, desapareceu do ranking, mas a continuação já está garantida. Vai entender!

Mais Avatar
James Cameron relançou no último fim de semana, em cerca de 900 salas 3D nos EUA, Avatar. O filme de maior bilheteria da história chega com menos de um ano aos cinemas novamente com 9 minutos de cenas estendidas. Segundo o diretor, “é uma homenagem aos fãs”. Afinal, não se trata de dinheiro.

Não é o último exorcismo
A grande novidade no final de agosto nas telas americanas foi O último exorcismo. A fita de terror com orçamento barato e rodada naquela estilo documentário que A bruxa de Blair celebrizou, arrecadou U$ 21 milhões em sua estréia. Orçada em U$ 2 milhões, o filme que promete carreira vitoriosa (já que coleciona boas críticas) já se pagou com folga.

*Esta é a última edição de Numerologia. A partir do mês que vem, o conteúdo da seção será integrado a Claquete destaca.

7 comentários:

  1. Muita expectativa para O Ultimo Exorcismo e Piranha 3D...vamos esperar...abrs

    OBS: Belo post....

    ResponderExcluir
  2. Júlia Roberts está tão "decaída" assim ? Vou desejar boa sorte a atriz, gosto bastante dela. Quero muito conferir seu último trabalho!

    O último exorcismo só custou US$ 2 milhões ? Bem.. pelo menos já se pasou, é interessante ver que filmes mais "baratos" estão fazendo mais sucesso, estranho né ?

    Impressionante o sucesso estrondoso de OS MERCENÁRIOS, acho que nem eles apostavam tanto...

    Abs.
    http://www.cigarrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Chora não Julia! [2]
    Tu és a eterna Linda Mulher!

    Sly fez os vampiros chuparem?
    O garanhão italiano está de volta?

    Ô Reinaldo, não acaba não com esta coluna deliciosamente hilária!

    Abraço.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Quem diria que "Meu Malvado Favorito" iria fazer todo esse sucesso por essas bandas. :)

    Julia tá decadente demais...

    ResponderExcluir
  5. Julia Roberts não chora, ela debruça pequenas gotas de diamante suavemente sobre as suas maçãs do rosto.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh, só mais uma ácida afirmação:

    "Se bilheteria importasse tanto, crepúsculo seria uma das minhas séries perdiletas."

    Bilheteria é só a medida do alcance das massas. É influenciada por diversos fatores, muitas vezes de mera publicidade, logo, não afeta e nem ao menos remete à qualidade do filme, principalmente pra mim, que levo essa análise exclusivamente para o campo subjetivo.

    A Julia, portanto, deve estar bastante segura de si. Os filmes que tem feito agora, salvo exceções não tem um grande apelo de massa, talvez apenas representem um desafio ou uma verbinha pro churrasco do final de ano. Mas a grande verdade é a de que deve ser muito dificil atuar com esta renomada estrela, já que a simples presença dela é capaz de ofuscar a de todos os demais atores.

    ResponderExcluir
  7. Gui Barreto: Obrigado Gui. Tb estou na expectativa... abs

    Alan: Júlia andou quase uma década afastada do cinema (por causa dos pimpolhos dela) e o perfil do público dela mudou. O próprio plot dos filmes dela não é mais o mesmo, natural uma flutuação do público né?!
    Na verdade o que aconteceu com O último exorcismo este ano acontece todo ano. Principalmente com produções de terror. Que o diga o barato A hora do pesadelo direto dos anos 80...
    E quanto a Os mercenários, nem eles esperavam... abs

    Cássio: Grande Cássio. Como é bom receber esse carinho. Obrigado pela deferência e pela leitura sempre atenta e aguçada. A mudança visa encorpar mais Claquete destaca e não deixar que alguns tópicos de Numerologia ganhem aspecto de notícia velha. Mas o espírito da coluna será preservado. Pode confiar! Grande abraço!

    Kamila:Pois é, Gru pegou todos de surpresa. Quanto a Júlia, estou gostando dessa nova fase dela. Duplicidade, Jogos do poder... mas não dá para ser sucesso de crítica e de público o tempo todo né?! Johnny Depp só tem um. Bjs

    Marcel: Grande Marcel. Gostei da tua análise. Concordo veementemente. A carreira de Júlia está planejada. A parada para cuidar dos filhos remodelou suas prioridades. É lógico que as comédias românticas ainda serão um porto seguro,mas não mais seu ganha pão. Ter ganho cachês de U$ 20 milhões na década de 90 ajudou nesse sentido.
    Quanto ao fator bilheterias, sou da mesma opinião. Acontece que esta coluna Numerologia se presta a análises a partir do Box office. Mês passado Eclipse dominou (mas nem tanto) por aqui...
    abs

    ResponderExcluir