quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Crítica - O aprendiz de feiticeiro

Potter goes to New York!

Sim. Ultrajante. Essa é a palavra que você deve estar remoendo após ler este título. O aprendiz de feiticeiro (The sorcerer´s apprentice, EUA 2010) não se equipara a nenhum dos filmes da saga Harry Potter. Mas gostaria. Eis a questão. A nova produção da Disney, tocada pelo time (o produtor Jerry Bruckheimer, o diretor Jon Turtletab e o ator Nicolas Cage) que fez do despretensioso A lenda do tesouro perdido, um estouro de bilheteria, tenta seduzir os fãs do bruxinho de Hogwarts. Mas falta estofo a narrativa e competência no desenvolvimento da ideia.
Não que O aprendiz de feiticeiro seja uma lástima. Não é. É um filme pipoca que diverte enquanto as pipocas durarem. Nicolas Cage faz um feiticeiro milenar incumbido por Merlin de encontrar seu descendente direto. Essa busca nos leva para a Nova Iorque de hoje e ao nerd (porque hoje ser nerd está na moda, vide o sucesso de Sheldon e sua turma em The big bang theory) vivido pelo promissor Jay Baruschel. O resto é o desenvolvimento de uma fórmula manjada, temperada com alguns efeitos de ponta e uma atuação caricata de Nicolas Cage. Sim. Você já viu isso antes. E não foi em nenhum filme de Harry Potter.

9 comentários:

  1. Nicolas Cage ta precisando urgentemente dar uma reformulada em sua carreira!

    ResponderExcluir
  2. Não ando comendo pipoca no cinema então....rs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, foi direto ao ponto, hehe. Ainda não vi isso, mas há muito Nicolas Cage.

    ResponderExcluir
  4. Elogiei tanto Nicolas Cage esses dias no meu blog rs. Oh céus! O cara acerta uma, mas emenda 5 porcarias na sequência.

    Reinaldo, tu não gostou por que vc achou o filme um "Harry Potter" de baixo escalão ou por que realmente deixou a desejar? Tiveram pessoas que chegaram em mim e disseram que é divertido. Não fui assistir (e nem vou) aqui porque chegou em cópias dublados. I refuse! =)
    Idem para "Predadores"... tsc!


    ABS! o/

    ResponderExcluir
  5. Plenamente apoiado. Não é que o filme seja ruim, ele apenas não é bom. E aquele pé atraz com o Nicolas Cage também prejudica um pouco. No entanto ficou bem aquem também dos padrões Disney.

    ResponderExcluir
  6. O Nicolas Cage está o robô de sempre aqui. E "O Aprendiz de Feiticeiro" é até um filme assistível. Muito em parte por causa do Jay Baruchel. AMEI ele aqui!

    ResponderExcluir
  7. Cara, o que Cage está fazendo com a carreira dele ?
    Este é o tipo de filme que foi feito apenas para ter uma boa arrecadação de bilheteria..apenas.

    ResponderExcluir
  8. Saulo S: Ele tá tentando Saulo, mas a tentação é forte... rsrs. abs

    Rodrigo: Vc e esse senso d ehumor afiado! Bela essa! abs

    Amanda: É legal vá! rsrs. bjs

    Elton: Fico feliz de saber que vc rejeita as cópias dubladas. Grande Elton! Uma viva para o cinema em sua essência. Isso mesmo! Achei o filme sem personalidade. Esse é o ponto. É nítida a tentativa de atrair o público De Harry Potter, mas isso não faz do filme ruim. Apenas pode impacientar alguns espectadores... abs

    Marcel: E tu encerrou a discussão. rsrs. abs

    Kamila: Acho Jay Baruschel muito promissor. Vamos esperar! bjs

    Alan:E nem isso teve Alan. Bruckheimer quer esquecer 2010... abs

    ResponderExcluir
  9. rejeitar cópias dubladas.. eu nãoi vvejo graça nenhuma em pagar entre R$ 15,00 a R$ 20,00 para assistir legendas (pois num filme legendado toda a atenção do filme vai para a legenda) pelo menos eu não tenho um ingles fluente, e mesmo se tivessem, as legendas chamariam a atenção para que as lesse (e consequentemente tirasse a atenção para outros elementos do filme)

    temos a melhor dublagem do mundo, o melhor é ver dublado, que ai pode-se ter a atenção adequada à atuação dos atores (expressões, movimentos, gestos) à fotografia; ao figurino, às piadas visuais quando existentes.
    tanto é que nem comentou figurino/fotografia por exemplo.

    foi um filme bom sim, e o ápice dele na minha opinião foi à referencia do curta mickey; o aprendiz de feiticeiro.

    ResponderExcluir