sábado, 24 de julho de 2010

Claquete destaca


* Desenrola, filme dirigido por Rosane Svartman e que faz parte do pool de lançamentos da Globo filmes para esse segundo semestre, foi o grande destaque do Festival de Paulínea. O filme que acompanha o universo dos adolescentes cariocas de classe média, é uma espécie de As melhores coisas do mundo made in rio. Kayky Brito faz um surfista cobiçado pela protagonista da fita. Tal qual no filme de Laís Bodansky, o elenco é composto por jovens e novos atores cercados de coadjuvantes de peso como Juliana Paes e o jornalista Pedro Bial que faz uma ponta como um professor de matemática.

* Outro grande destaque do festival que acontece no interior de São Paulo foi o filme Malu de bicicleta, baseado no livro do jornalista Marcelo Rubens Paiva. Além de representar um oásis na produção cinematográfica brasileira que pouco se esmera em sua literatura contemporânea, o filme, segundo o protagonista Marcelo Serrado, se inspira em Woody Allen. Na trama, Serrado faz um empresário paulistano mulherengo que se apaixona pela carioca Malu que o atropela com uma bicicleta na primeira vez que ambos se encontram. O filme deve estrear nos cinemas brasileiros em novembro.

Romance no Rio: Em Malu de bicicleta um homem descobre o amor em uma mulher bem mas jovem

* Mas o grande vencedor do festival foi 5 X favela – agora por nós mesmos com 7 prêmios, incluindo melhor filme. O prêmio da crítica foi entregue para Jefferson Dê, em sua estréia em longas ficcionais, por Bróder. Ambos os filmes já haviam passado por festivais internacionais como Tribeca e Cannes. Contudo, essa premiação não deixa de mimetizar aquela velha máxima de que o cinema brasileiro e suas reminiscências (as premiações) se prestam a uma justificação social que não lhes cabe. Isso ficou patente na fala de Rodrigo Felha, um dos co-diretores de 5 X favela. “Vocês estão subestimando a favela. Não façam isso, por favor”, exaltou ao receber o primeiro prêmio na noite de quinta-feira. Com os outros seis, viria a certeza: a favela, no cinema, segue superestimada.


Comic com 2010
Está sendo realizada desde a última quinta-feira, e será encerrada amanhã, a nona edição da Comic com, realizada anualmente em San Diego. A principio, o evento era voltado apenas para o mercado dos quadrinhos, mas ganhou dimensões maiúsculas quando o cinema passou a interagir com maior frequência com esse filão. Hoje, a feira é a melhor plataforma para divulgação das últimas novidades da cultura pop.
Neste ano, os principais destaques ficaram por conta de Salt, filme estrelado por Angelina Jolie que estréia na próxima sexta no Brasil, Tron legacy, continuação da aventura cult dos anos 80 estrelada por Jeff Bridges e Scott Pilgrim vs o mundo, outra adaptação de HQ. Foram reveladas ainda as primeira imagens de aguardadas produções como Piratas do Caribe 4 e Lanterna Verde. Entre os tradicionais painéis do evento chamaram a atenção o de Glee, maior fenômeno da TV americana na atualidade, e de Smallville, antecipando alguns destaques da última temporada.

Angelina Jolie e Liev Schreiber compareceram ao evento para divulgar Salt



Bruce Willis e Helen Mirren estão em RED, outra adaptação de HQ cult celebrada na feira de San Diego


Stallone, que foi divulgar Os mercenários, fez piada de mal gosto com o Brasil, virou tending topic no twitter e pediu desculpas em nota oficial. Uma sexta-feira agitada...


O ocaso das comédias românticas
Uma pesquisa divulgada pela Warner home vídeo australiana, com vistas a promover o DVD de Idas e vindas do amor naquele país, traz um dado curioso. De acordo com a apuração da pesquisa, os australianos entendem que as comédias românticas afetam profundamente a percepção e as expectativas que têm em seus relacionamentos amorosos. Resta apurar, em termos práticos, se isso é bom ou ruim.

* Foi anunciado esta semana que o novo filme de Darren Aronofsky, o thriller Black Swan, será o filme de abertura da próxima edição do Festival de Veneza, a ser realizado entre os dias 1 e 11 de setembro. Aronofsky já levou o leão de ouro em 2008 por O lutador.

Natalie Portman na primeira cena divulgada do filme. Rivalidade, amor, obesseão e sexo são componentes de um dos filmes mais aguardados da temporada de ouro do cinema, a Oscar season

6 comentários:

  1. Esse Malu d Bicicleta eu fiquei com vontade de conferir, tem pinta de ser filme bom, rs
    Cara, vejo a foto do Satalone lembro do que ele falou, com certeza um mal agradecido.
    Agora um filme que não vejo a hora da estreia é "Black Swan", faz tempo que ouço falar dele e tem a Portman, bem, deve ser bom!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Essas "campanhas" do twitter são muito chatas. CALA BOCA GALVAO, CALA A BOCA STALLONE e sei lá mais o que. Povo chato do kct!!!

    Quanto a Salt... diria que não tenho expectativas, mas devo conferir qdo lançar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ótimos destaques Reinaldo!

    Quero muito conferir o 'Desenrola' da Rosane Svartman, já que o tema teen está sendo muito discursivo no cinema brasileiro depois do ótimo ' As melhores Coisas do Mundo'. Assisti o trailer no cinema quando fui ver Death Proof e quero conferir!

    Natalie Portman linda!

    Bruce Willis muito velho, rs!

    Estou cada vez mais curioso com o longa SALT!

    E quanto ao Stallone: tomara que o filme dele tenha uma bilheteria ruim, rs! Foi falar o que não devia! E acho que este 'Mercenários' não passa de uma brincadeira entre amigos. Vide elenco e as participações especiais, rs! Irei fugir dele! Só curti o Stallone no primeiro Rocky!

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo, estou ansioso pra conferir este Desenrola! vi uma matéria na TVE, outro dia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Reinaldo,

    Estou viciada no jogo de Salt lançado pela Sony Pictures Brasil (uma ótima experiência entre o usuário e o thriller investigativo do filme), mas mais ansiosa para ver Black Swan. Adoro a Natalie!

    Sobre o Stallone, pois é, penso que já estão acostumados a fazer isso com os brasileiros. Infelizmente, somos um povo que e´humilhado pelos gringos. Não sou xenófoba e tenho amizades em vários países, mas realmente, Stallone foi grosseiro demais e seguiu o mau comportamento de outros estrangeiros que criticam brasileiros.

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Alan: tb quero ver Malu de bicicleta Alan. Parecer ser um respiro em uma produção nacional um tanto massificada. Quanto a Stallone acho que ele foi infeliz mesmo, mas ele não quis ofender ninguém. É perceptível para qualquer um o complexo d evira lata do brasileiro perto de gringos, ele só não soube fazer uma piada certeira sobre isso...
    Quanto a Black Swan, quem gosta de cinema, está an expectativa. Abs

    Bruno Knott:Fala Brunão! concordo plenamente com vc quanto a essas campanhas no twitter. E Slat, estou no mesmo barco que tu. abs

    Rodrigo:Tb quero conferir essa nova safra de longas nacionais Rodrigo.
    Enquanto Natalie fica cada vez mais linda, Willis parece cada vez mais envelhecido mesmo. rsrs.
    Quanto a Os mercenários, sou suspeito para falar. Quero muito ver o longa. Adoro o cinema de açaõ brucutu dos anos 80 e adorei a ideia que o Stallone teve de homenagear esse tipo de cinema. Agora, isso não apaga a bobagem que ele disse né. Nem nota oficial dá jeito... abs

    Cristiano: Somos dois! abs

    Madame: Acho que ele foi infeliz sim, mas ele simplesmente esfacelou uma verdade que muitos brasileiros teimam em negar. A mesma coisa se deu quando Robin Willians fez aquela piada na época da escolha da cidade sede para as olimpíadas de 2016. O brasileiro não se valoriza e é um país de péssima fama internacional. Essa verdade não é demolida em apenas uma geração. Ademais, é bem americano fazer piadas com países de terceiro mundo. Se não quiser ser motivo de piada, que se torne de primeiro mundo. E olhe lá, pq eles adoram fazer piada com franceses tb... rsrs
    bjs

    ResponderExcluir