Michael Cera parece interpretar a si mesmo a cada novo filme. Em uma entrevista concedida a revista Rolling Stone no final de 2009, em razão do lançamento do filme que a seção Cantinho do DVD destaca hoje, Cera disse que essa impressão não é de todo equivocada. O ator admitiu ser o tipo bem desencanado e que entende o porque da música ser tão significativa para os jovens. Cera disse que não se deslumbra com a fama e que se divertiu muito fazendo Rebelde com causa. No filme, ele tem a oportunidade de avançar como intérprete. Em um drama de pegada cômica que depende muito de sua atuação, Cera corresponde e torna-se o grande atrativo de um filme que merece ser descoberto.
Crítica
Miguel Arteta, apesar de não ter muita mídia, é dos cineastas mais interessantes a habitar a cena independente americana. Em Rebelde com causa (Youth in revolt, EUA 2009), um simpático, hermético e heróico retrato da juventude, ele retoma alguns aspectos de outro ótimo trabalho que passou abaixo do radar da crítica, Por um sentido na vida (em que arrancou a melhor atuação da carreira de Jennifer Aniston). No novo filme ele conta com um protagonista cuja imagem se confunde com a do personagem central. Michael Cera é o protagonista e Nick Twisp é seu personagem. Um garoto que é extremamente tímido, ciente disso e não parece muito disposto em reverter essa situação (o início do filme é das coisas mais sensacionais e minimalistas que se tem notícia no cinema recente), até que conhece Sheeni Saunders (Portia Doubleday). Uma garota tão idiossincrática quanto ele, embora seja bem mais segura e transpirante, que faz Nick estabelecer prioridades amorosas. A possibilidade de perder a virgindade também funciona como um estimulante. Nick precisa fazer de tudo para se aproximar de sua amada (e de seu objetivo), mas o destino parece tramar contra seu intento. É o ingresso nessa jornada e todas as reminiscências dela que fazem de Rebelde com causa um entretenimento acima da média. Como o roteiro é primoroso (tanto na abordagem quanto no trato da ideia) atraiu muita gente boa para pontas divertidas, como Zach Galifianakis, Steve Buscemi, Justin Long e Ray Liotta.
Miguel Arteta administra muito bem o ritmo do filme. As piadas fluem as mil maravilhas e Michael Cera está no comando do espetáculo. Ele brilha especialmente quando compõe François, uma variação de personalidade criada por Nick para lidar com situações potencialmente estressantes.
Rebelde com causa é um triunfo do cinema que se assenta em ideias. Captura um perfil de adolescente que existe, que funciona dramaticamente no cinema e lhe confere um novo status. É, em última instância, uma ótima análise do intercalamento de prioridades afetivas e emocionais e como se dão os prejuízos (e lucros) dessa relação.
Eu gostei bastante do filme. Tem uma boa pegada e consegue divertir. Gostei do estilo "pop" que o filme contém... E aquela abertura de stop-motion? Demais. Está certo que Cera está se repetindo demais, mas ele funciona assim, rs
ResponderExcluir[]s
Ainda não assisti este filme, mas concordo que por enquanto Michael Cera parece sempre interpretar o mesmo papel, do sujeito desligado.
ResponderExcluirCom o passar do tempo é necessário se reciclar, senão ele acabará ficando pelo caminho.
Abraço
Concordo com Hugo, ele vai acabar ficando pra trás, Scott Pilgrim COntra o Mundo e Juno por exemplo parece ser o mesmo personagem.
ResponderExcluirEm relação ao filme tambem não vi ainda, mas gostei muito de Por um Sentido na Vida que é do mesmo diretor, fiquei curioso!
abraço...!
Interessante, não dava nada por esse filme e minha impressão de Michael Cera é a mesma de Hugo e Diego. Mas, gostei do que você escreveu, vou procurar esse filme.
ResponderExcluirbjs
Concordo, o Cera sempre faz a mesma composição de personagem, mas torço para ele fazer um diferente, o que não parece ser o caso nesse "Rebelde com Causa" que ainda não vi. rsrs.
ResponderExcluirBeijos! ;)
Alan:Ele funciona assim e funciona melhor do que muita gente que tb se repete por aí... abs
ResponderExcluirHugo: Não acho que Cera vá exceder esse paradigma. Na verdade, não acho que ele veja a carreira de ator como um plano de longo prazo... abs
Diego: Por um sentido na vida é msm um ótimo filme. Melhor do que esse, inclusive... abs
Amanda: Poxa Amanda, valeu. Nada mais recompensador do que fomentar esse desejo nas pessoas. Bjs
Mayara: é... acho que ele não varia tão cedo...
bjs