Cena de A grande beleza, estreia deste fim de semana nos cinemas brasileiros
O novo
método designado pela Academia para escolher os indicados a melhor filme estrangeiro,
em que obriga um punhado de acadêmicos voluntários a assistir uma cota preestabelecida
de filmes pleiteantes às vagas de finalistas no Oscar para que possam votar,
segue produzindo resultados complexos, oblíquos, mas com muito mais identidade
e apreciação.
Prova disso
foi a lista anunciada na última sexta-feira (20) com os nove filmes mantidos na
disputa pelas cinco vagas de finalistas na categoria. Ficaram de fora produções
gabaritadas como O passado, de Asghar Farhadi – que venceu há dois anos por A
separação, o chileno Gloria e o hypado Wadjda, primeiro filme saudita
dirigido por uma mulher.
Seguiram na
disputa algumas expressões de peso como Danis Tanovic com o bósnio An episode
in the life of an iron picker, Thomas Vinterberg com A caça, Paolo Sorrentino
com A grande beleza, Wong Kar-Wai com The grandmaster e Hany Abu-Assad com
Omar. Além desses, seguem na
disputa The broken circle breakdown (Bélgica), The missing Picture (Camboja),
Two lives (Alemanha) e The notebook (Hungria).
A exclusão
de O som ao redor pode decepcionar fãs mais ardorosos do bom filme nacional,
mas era até certo ponto esperada. Não só pelo alto nível da competição, como
pelo fato do filme ser essencialmente asséptico e autocentrado em sua tese,
divergindo completamente da grande maioria dos selecionados que não perdem o
elemento humano de vista.
Uma tendência cada vez mais flagrante nesta nova era da categoria de filme estrangeiro no
Oscar é justamente a decadência dos filmes hypados. O olhar parece voltado a um tipo de
filme mais tridimensional do que aquele produzido nos EUA, mesmo no circuito
independente. Além do mais, busca-se algo oxigenado, o que justifica a presença
de produções do Camboja, Bósnia e Palestina e a exclusão do badalado filme de
Farhadi que, para todos os efeitos, estende a inflexão ensejada por A
separação.
Se é
possível apontar certezas nesta categoria, elas são a presença dos filmes A grande
beleza e A caça entre os finalistas. A grande beleza provocou nos americanos
uma nostalgia do cinema italiano de Fellini e Antonioni. As referências são indisfarçáveis
e, nessa altura do campeonato, advogam em favor do filme. A caça é um dos
filmes mais superlativos em muito tempo e tem um ator bastante familiar, e admirável,
ao público americano. O cambojano The missing Picture vem crescendo nas bolsas
de apostas, mas o mais seguro mesmo é apostar nas artes marciais e em Wong
Kar-Wai. Seu The grandmaster é outro nome praticamente certo entre os
finalistas.
Pois é, Reinaldo, mas pelos elogios que o filme ganhou da imprensa internacional, sendo até indicado entre os melhores do ano, eu tinha mais esperanças. rs. Enfim...
ResponderExcluirJá O Sonho de Wadjda, chama mais a atenção por ser primeiro filme saudita dirigido por uma mulher do que por sua qualidade em si, ainda que seja um filme bem interessante.
bjs
Pois é, tanto a exclusão de um como outro demonstra que essa coisa de hype já foi mais forte na seleção dos indicados a melhor estrangeiro. Mas "O som ao redor" tem um problema gravíssimo para premiações mais mainstream e eu já destaquei na minha crítica: é filme para críticos. Eles raramente triunfam no Oscar.
ResponderExcluirBjs