Item17 - Brasileirão
Em exercícios como este nos damos conta de como o Brasil tem filmes para se orgulhar. São muitas produções boas. Mas o lugar comum impera aqui. Cidade de Deus é o filme mais maduro do cinema brasileiro em termos de linguagem e narrativa. A fita de Fernando Meirelles abriu horizontes para o cinema brasileiro e aproximou o público do país de seu cinema. De quebra, mostrou que a falta de domínio técnico estava deixando de ser um problema na produção cinematográfica nacional.
Item 18 - Melhor Animação
Se o negócio é dar vez ao coração, o campeão nessa categoria (e com folga) é O rei leão. A fita de 1994 permanece um primor de entretenimento familiar. Emocionante e divertido, esse clássico Disney ainda é a mais eloquente jornada do herói (conceito de fundo filosófico) a ter surgido no cinema.
Item 19 - O melhor Faroeste
Leone, Ford, Hawkes... são tantos papas do western que fica difícil escolher. Mas o tiro final coube a Clint Eastwood. O apogeu do western ocorre em Os imperdoáveis, filme revisionista que provê perspectiva ímpar ao maior dos gêneros americanos. Um clássico inesquecível e de profunda ressonância que, em última análise, desmistifica bem, mal e todo o sangue e balas que os separam.
Item 20 - Melhor comédia romântica
Meu Deus do céu! Ô item difícil! Para fazer uma “escolha democrática” aponto Simplesmente amor. Pela simples razão de que “a comédia romântica definitiva”, como promete o slogan, congrega todos os clichês em um filme coral deliciosamente apaixonante. O super elenco ajuda a tornar essa comédia romântica saborosa em algo bem próximo do conceito de inesquecível.
Item 21 - Preto no Branco (Melhor Noir)
A tentação era apontar O falcão maltês, excelente filme que marcou o início da parceria (dentro e fora das telas) entre Lauren Bacall e Humphrey Bogart, mas se justiça deve ser feita, é preciso citar o primoroso O homem que não estava lá dos irmãos Coen. Esse filme apresenta todos os elementos que consagraram o noir como gênero de sucesso nos idos dos anos 40 e 50 e ainda é temperado pelo humor seco dos Coen. Uma perola cinematográfica.
Nossa, esse Preto no Branco, pra mim, seria muito difícil. Assim como comédia romântica... Acho que no momento elegeria "Abaixo o Amor", que vi recentemente e gostei bastante, se bem que não é a minha favorita...
ResponderExcluirEnfim... As escolhas continuam ótimas!
Alan: Tb adoro Abaixo o amor. Pois é, comédia romântica tem muito isso de fase né? Já fui doidão por Como perder um homem em dez dias,Alguém como você, etc e tal.
ResponderExcluirAbs