Páginas de Claquete

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

OSCAR WATCH - Novas escolhas da critica

E as principais associações de críticos nos EUA continuam a nomear seus favoritos. E as certezas que emergem das listas anunciadas são Guerra ao terror, sua diretora Kathryn Bigelow e os atores Christoph Waltz por Bastardos inglórios (uma unanimidade até aqui) e Mo´Nique por Preciosa. Jeff Bridges, por Crazy heart, também se destaca. No entanto, uma ausência clama a atenção de forma aguda. Nine até agora não emplacou em nenhuma escolha da critica. A expectativa é que o filme seja plenamente contemplado amanhã nas indicações ao Globo de ouro e hoje nas do Critic´s choice awards. Se isso não ocorrer, Nine perde espaço logo no começo da disputa, o que, definitivamente, não é bom sinal.
As associações de críticos de Los Angeles e Boston elegeram Guerra ao terror como o melhor filme de 2009. Kathryn Bigelow foi escolhida a melhor diretora por ambas as associações. Também houve concomitância nas escolhas de Christoph Waltz como melhor ator coadjuvante por Bastardos inglórios e Mo´Nique como melhor atriz coadjuvante por Preciosa. Los Angeles preferiu premiar Jeff Bridges por Crazy heart e Yolandé Maureau por Séraphine nas categorias de atuação principal, enquanto que Boston ficou com as performances de Jeremy Renner por Guerra ao terror e Meryl Streep por Julie & Julia.
Amor sem escalas ganhou o prêmio de melhor roteiro em Los Angeles e Um homem sério em Boston.
Com menos ressonância a associação dos críticos on-line de Nova Iorque divulgou seus vencedores e Avatar foi eleito o melhor filme. Bigelow como diretora, Bridges como ator e Streep por Julie & Julia foram as demais escolhas. Para os críticos de Nova Iorque, Bastardos inglórios foi o grande destaque do ano. Além do obrigatório prêmio para Christoph Waltz, o filme recebeu os prêmios de melhor fotografia, design de produção e roteiro.

O American Film Institute, principal entidade ligada ao cinema depois da academia de artes e ciências cinematográficas de Hollywood, divulgou sua lista anual com as 10 melhores produções do ano. E estão ausentes os badalados Nine, Sedução e Avatar. Marcaram presença os independentes A single man, Um homem sério, Guerra ao terror e Preciosa. Tarantino não entrou na lista, mas em compensação Se beber não case consta dos 10 melhores filmes do AFI em 2009. Confira a lista:

- Amor Sem Escalas
- A Single Man
- Coraline e O Mundo Secreto
- Guerra ao Terror
- Preciosa
- Se Beber, Não Case
- Sugar
- The Messenger
- Um Homem Sério
- Up - Altas Aventuras

2 comentários:

  1. Para ser sincera, apesar de ter alguns filmes com potencial, para mim, é a temporada com maior dificuldade para fazer apostas. Os críticos estão meio exigentes, rsrsrs. Cadê o entusiasmo do ano passado?

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Depois das indicações do SAG o cenário começa a ficar mais claro. Lembremos que esse ano a campanha para o Oscar será maior(devido a olimpiada de inverno). Então, certamente, a influência dessas primeiras premiações será menor. Mas pode por seu dinheiro em Christoph Waltz. Esse leva. Bjs Ma!

    ResponderExcluir