O Movie pass de hoje destaca essa preciosa fita francesa sobre sexo, relacionamentos e as dolorosas bifurcações entre eles. Pintar ou fazer amor (Peindre ou Faire L´amour, FRA 2005) de Arnaud e Jean Marie Larrieu, tal qual o americano Closer de Mike Nichols, subverte algumas convenções cinematográficas a respeito de como abordar essas questões no cinema. Ao invés do tradicional triangulo amoroso, temos um quadrilátero. Não temos personagens jovens e sim já caminhando, quando já não estão, na meia idade.
Pintar ou fazer amor é bem menos brutal, insistindo na comparação, do que Closer. O exercício proposto aqui é meramente fetichista. Não há tanta analise. Vemos o despertar do desejo entre homens e mulheres, comprometidos, avançar para um desejo entre casais, ansiosos por redescobrir a paixão. Embora não haja muita profundidade, o filme parece suficientemente profundo para que nos proponhamos a acompanhar o desenrolar daquela história. É cult, em razão disso. Da habilidade de travestir-se em objeto de curiosidade intelectual, quando serve apenas a desejos carnais e alcoviteiros. Não deixa de ser, por causa disso, uma experiência interessante.
A seguir o trailer do filme, que está legendado em inglês.
uhull!! film français no Claquete cultural!!
ResponderExcluirhaha les français e o sexo... vc já assistiu Les Chansons d'Amour!? assim, é um filme feito para ser sucesso... é bonitinho, moderninho e tals - ainda q não seja um primor, nem tenha grande profundidade; mas é um filme que conquista.
by FLCP.