segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Top 10 - Dez filmes imperdíveis de 2014

Em janeiro é comum pipocarem previews dos principais lançamentos do ano. Claquete se reserva o direito de evitar esse lugar-comum e pula direto, como já fizera em 2013, para dez filmes imperdíveis do ano que se inicia. Há outros filmes imperdíveis? Sim, graças a Deus. Mas se você só for ao cinema dez vezes em 2014, essa seleção é capaz de mimetizar bem o que de melhor o ano que chega terá a oferecer.

10 – Sin City: a dame to kill for, de Frank Miller e Robert Rodriguez

Previsão de estreia: 2º semestre
Hype: O universo doentio e pitoresco da graphic novel de Frank Miller revisitado com novas adições ao elenco (Joseph Gordon-Levitt, Josh Brolin e Juno Temple são alguns) e a volta dos personagens imortalizados por Mickey Rourke, Bruce Willis e Jessica alba.

9 – Interstellar, de Christopher Nolan

Previsão de estreia: Fim do ano
Hype: Christopher Nolan se inspira em Kubrick para uma ficção científica casca grossa e cheia de ambição. Viagens interestelares combinam com profundidade filosófica? Estamos falando do homem que fez dos filmes do Batman épicos de alta voltagem emocional. De quebra, Matthew McConaughey, no auge da forma criativa, retorna à ficção científica pela primeira vez desde Contato (1997).

8- Ela, de Spike Jonze

Previsão de estreia: 14 de fevereiro
Hype: Spike Jonze se permite ser romântico, estranho e filosófico em um filme que aborda solidão, tecnologia e relações humanas com Joaquin Phoenix se apaixonando pela voz de um sistema operacional.

7 – Os mercenários 3, de Patrick Hughes

Previsão de estreia: agosto
Hype: Mel Gibson como vilão, Harrison Ford dando as caras, Antonio Banderas e Wesley Snipes fazendo pontas e um elenco ainda mais inchado e incrível para esse ponto final (será?) na trilogia mais improvável do cinema de ação.

6- Planeta dos Macacos: o confronto, de Matt Reeves

Previsão de estreia: Agosto
Hype: O primeiro filme foi uma surpresa potente e tudo indica que esta sequência, com Gary Oldman a frente do elenco humano e novamente com Andy Serkis barbarizando como o imponente e cativante Ceasar, vá pelo mesmo caminho. O confronto do subtítulo nacional não deixa dúvidas. O bicho (sim, a macacada) vai pegar!

5- X-men: dias de um futuro esquecido, de Bryan Singer

Previsão de estreia: 23 de maio
Hype: O maior e mais estrelado elenco já reunindo em um filme de super-heróis (se corroa de inveja Batman) e a promessa da trama mais intrincada, complexa e arrepiante do universo mutante no cinema. Como superar a complexidade política e a pegada pop de Primeira classe? Bryan Singer promete que tem a resposta!


4 – Exodus, de Ridley Scott

Previsão de estreia: Fim do ano
Hype: Os filmes bíblicos serão uma das manias de 2014. Noé, de Darren Aronofsky é o primeiro a chegar, mas este exemplar de Ridley Scott – o homem que revitalizou os épicos com Gladiador (2000) – com Christian Bale como o Moisés ungido para resgatar os judeus promete ser o auge dessa nova incursão hollywoodiana pelo livro sagrado.

3 – The Green inferno, de Eli Roth

Previsão de estreia: Segundo semestre
Hype: O representante da safra do terror nesta lista sela o retorno de Eli Roth à direção. Roth não é um George Romero, mas deu uma agitada no gênero com produções como Cabine do inferno (2003) e O albergue (2006). O plot do filme, grupo de jovens americanos sequestrados por canibais na Amazônia, promete o revival do gore regado a humor negro que 2013 ficou devendo.

2– Gone girl, de David Fincher

Previsão de estreia: Outubro
Hype: David Fincher adapta um best-seller do suspense. Você já viu este filme antes? Com David Fincher não há repetição. Ben Affleck periga ter um de seus grandes momentos como ator na pela do marido suspeito do assassinato de sua esposa no aniversário de 5 anos do casamento deles.

1-Vício inerente, de Paul Thomas Anderson

Previsão de estreia: Fim do ano
Hype: Humor negro, drama e ritmo de thriller prometem movimentar o novo filme de Paul Thomas Anderson, que consagrará a segunda parceria do cineasta com Joaquin Phoenix. Um elenco heterodoxo com nomes como Owen Wilson, Reese Witherspoon, Josh Brolin e Maya Rudolph completam o elenco. Na trama, Phoenix faz um detetive viciado em drogas que investiga o sumiço de uma ex-namorada. Vem coisa (muito) boa por aí!

3 comentários:

  1. Realmente, uma lista de grandes expectativas, tomara que não nos decepcione. Principalmente, Sin City, Interstellar, X-men e Ela que estão entre meus mais esperados.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. "Gone Girl" é, sem dúvida, o filme que eu mais espero em 2014. Ao lado de "Birdman", de Alejandro Gonzalez-Inarritú, com meu querido Edward Norton.

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Pois é, acho que existe a possibilidade de decepção. Principalmente entre os blockbusters...
    Bjs

    Kamila: "Birdman" tb é um filme muito esperado. Good call!
    Bjs

    ResponderExcluir