terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Oscar Watch 2012 - Os indicados ao Critic´s Choice Awards

A invenção de Hugo Cabret, com 11 indicações, se firma como um dos favoritos na corrida pelo Oscar


Foram revelados nessa terça-feira (13) os indicados ao 17º Critic´s Choice Awards, prêmio outorgado por um colegiado formado por críticos de cinema baseados na tv, rádio e internet. A premiação vem ganhando importância rapidamente e passou a rivalizar com a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), que distribui os globos de ouro, pela posição de principal barômetro do Oscar. Enquanto a HFPA se afasta em um movimento parcialmente consciente da condição de termômetro do Oscar, o Critic´s busca a aproximação para ganhar notoriedade.
O anúncio serviu para termos uma base do que esperar da temporada. E pode-se esperar um Socorsese muito forte com A invenção de Hugo Cabret, um prestigiado aceno ao passado de Hollywood com The artist, o candidato do povo (Histórias cruzadas) e o franco atirador com jeitão de cult (Drive). Foram esses os filmes mais contemplados em número de indicações pela instituição.   
Os descendentes e Cavalo de guerra também ostentam indicações sólidas e se distinguem dos outros indicados a melhor filme. A lista completa dos indicados ao Critic´s Choice Awards pode ser conferida aqui

A disputa
Nada de J.Edgar e  nada de Os homens que não amavam as mulheres. A árvore da vida e Histórias cruzadas, pela característica e distribuição das indicações, cumprem protocolo entre os dez concorrentes a melhor filme. A “surpresa” fica por conta da ótima atenção recebida por Drive, indicado a filme, direção, ator, ator coadjuvante, montagem, trilha sonora, filme de ação e uma improvável nomeação por fotografia.
Se alguém ainda duvidava do favoritismo de A invenção de Hugo Cabret e The artist junto à crítica, esse sentimento pode ir pelo ralo. É provável que o prêmio de melhor filme fique entre os dois, ainda que a liderança em indicações não seja garantia de consagração no Critic´s.
Tão forte e tão perto, ainda que não tenha obtido indicação por atuações – descontada a nomeação de Tomas Horn para melhor ator jovem – conseguiu indicações sólidas para filme, direção e roteiro adaptado, dissipando os boatos de que o filme de Stephen Daldry fracassara na temporada de premiações. Contudo, a fita não deve brigar a valer pelos principais troféus.
Alguns nomes que estavam sendo esquecidos foram revigorados pelo anúncio do Critic´s. É o caso de Nick Nolte, indicado como coadjuvante por Warrior e Patton Oswalt, contemplado na mesma categoria por Jovens adultos. O filme de Jason Reitman, por sinal, teve performance abaixo das expectativas. Além da indicação para coadjuvante, rendeu nomeações para Charlize Theron, como atriz, e Diablo Cody por roteiro original.
Michael Fassbender garantiu uma indicação como melhor ator por sua performance em Shame. Carey Mulligan é responsável pela outra indicação recebida pela fita inglesa


Carey Mulligan e Michael Fassebender confirmaram as boas expectativas e valeram as duas únicas indicações para Shame. Woody Allen, além da indicação para melhor filme, concorre a melhor comédia e roteiro original. No entanto, deve apenas fazer figuração. Como é o caso do último capítulo da saga Harry Potter. As relíquias da morte – parte II conseguiu quatro indicações, todas em categorias técnicas, e não deve prevalecer em nenhuma.
George Clooney, que na categoria de melhor ator tem a concorrência de Leonardo DiCaprio (J.Edgar), Michael Fassbender (Shame), Ryan Gosling (Drive), Brad Pitt (O homem que mudou o jogo) e Jean Dujardin (The artist), ainda concorre a melhor elenco tanto por Os descendentes como por Tudo pelo poder. O filme de Clooney, por sinal, foi uma das decepções da lista. Assim como os já citados J.Edgar e Os homens que não amavam as mulheres. Carnage, Um método perigoso e O espião que sabia demais foram os outros filmes esnobados pelo Critic´s Choice Awards.

As principais disputas
Ano passado, o líder em indicações no Critic´s foi Cisne negro, mas A rede social  acabou com os principais prêmios. O discurso do rei, que viria a vencer o Oscar, faturou apenas o prêmio de melhor ator para Colin Firth.
Este ano, fica difícil imaginar algo diferente do que uma intensa disputa entre A invenção de Hugo Cabret e The artist, com vantagem pequena para o segundo.  É importante frisar que, talvez mais do que em anos passados, os prêmios do Critic´s se distanciem do que veremos no restante da temporada. Principalmente no Oscar. Mas isso é assunto para depois.
Os descendentes e Drive correm por fora na disputa principal.
Os diretores indicados em 2011 são Steven Spielberg (Cavalo de guerra), Stephen Daldry (Tão forte e tão perto), Alexander Payne (Os descendentes), Martin Scorsese (A invenção de Hugo Cabret), Michel Hazanavicius (The artist) e Nicolas Winding Refn (Drive). A julgar pelos prêmios preliminares da crítica, Scorsese sai com certa vantagem, mas não se pode menosprezar Payne e Spielberg. Hazanavicius vai depender muito do status quo de seu filme e da força do marketing de Harvey Weinstein.
A briga por ator tem na figura de George Clooney um favorito declarado, mas Ryan Gosling e Brad Pitt merecem atenção.

George Clooney e Shailene Woodley em cena de Os descendentes: tanto o filme como os atores são boas apostas


No páreo entre as atrizes, Tilda Swinton (Precisamos falar sobre Kevin) e Michelle Williams (Uma semana com Marilyn) parecem largar na frente.
O mesmo ocorre com Albert Brooks (Drive) e Christopher Plummer (Toda forma de amor) entre os coadjuvantes.
Muitas novatas disputam o prêmio de coadjuvante e tudo leva a crer que o troféu ficará com Jessica Chastain (Histórias cruzadas), em uma espécie de coroação pelo brilhante 2011 que teve. O mesmo Histórias cruzadas é o favorito para triunfar como melhor elenco. Categoria que apresenta ainda The artist, Tudo pelo poder, Os descendentes e Missão madrinha de casamento.
Elle Fanning (Super 8) concorre pelo terceiro ano consecutivo como melhor intérprete jovem, mas deve perder ou para Shailene Woodley (Os descendentes), que também concorre como coadjuvante, ou para Esra Miller (Precisamos falar sobre Kevin).
A disputa para melhor roteiro original reúne Meia noite em Paris, 50/50, The artist, Win win e Jovens adultos. A briga fica entre os dois que também concorrem a melhor filme.
Alexander Payne deve faturar o prêmio de roteiro adaptado por Os descendentes, mas Tão forte e tão perto, A invenção de Hugo Cabret, Histórias cruzadas e O homem que mudou o jogo reúnem condições de prevalecer.
O Critic´s Choice Awards será realizado no dia 12 de janeiro, em Los Angeles.

3 comentários:

  1. Estou ansioso para as premiações. Amanhã sai a lista do Globo de Ouro, quero ver logo os indicados. Parece que J. Edgar não tem sido muito lembrado assim como Glenn Close. Quanto a ela, será que terá chance no Oscar desse ano?

    Aliás, estou ansiosíssimo pra assistir "We Need to Talk About Kevin"!

    ResponderExcluir
  2. É, já vamos tendo uma idéia dos grandes indicados e possíveis vencedores, o mais chato é não podermos conferir os filmes em si, hehe, para concordar ou discordar.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Luís: Acho que Glenn Close tem chances sim.Aliás, acho que tem mais do que a colega Meryl Streep.
    Abs

    Amanda: Pois é... das angústias de se viver no Brasil. rsrs
    bjs

    ResponderExcluir