domingo, 24 de abril de 2011

Tira-teima

Na próxima sexta-feira estréia nos cinemas brasileiros Thor, o terceiro filme da Marvel Studios e o primeiro de quatro filmes estrelados por heróis a chegar aos cinemas em 2011.Os outros filmes são Capitão América: o primeiro vingador, X-men: primeira classe e Lanterna verde. Para ir entrando no espírito, e rememorar o que de melhor já pintou nos cinemas sob as rédeas desses dois celeiros de super heróis e super vilões, a seção Tira-Teima deste mês coloca Marvel X DC na arena. Pode desligar o joystick!


Os filmes


Marvel

Blade – o caçador de vampiros (1998) ; X-men – o filme (2000); Homem aranha (2002); Blade 2 (2002); Hulk (2003); X-men 2 (2003); Demolidor – o homem sem medo (2003); Blade trinity (2004); Homem aranha 2 (2004); O justiceiro (2004); O quarteto fantástico (2005); Elektra (2005); X-men: o confronto final (2006); Homem aranha 3 (2007); Motoqueiro fantasma (2007); Quarteto fantástico e o surfista prateado (2007); O incrível Hulk (2008); Justiceiro: zona de guerra (2008); Homem de ferro (2008); X –men origens: Wolverine (2009); Homem de ferro 2 (2010); Kick Ass: quebrando tudo (2010)


DC


Superman – o filme (1978); Superman 2 (1980); Superman 3 (1983); Supergirl (1984); Superman 4, em busca da paz (1987); Batman (1989); Batman – o retorno (1992); Batman eternamente (1995); Aço (1997); Batman & Robin (1997); Mulher gato (2004); Constantine (2005); Batman begins (2005); Superman – o retorno (2006); V de vingança (2006); Batman – o cavaleiro das trevas (2008); Watchmen (2009)







Empreendedorismo cinematográfico


A Marvel que licenciou seus personagens para variados estúdios (Sony, Fox e Universal são alguns deles), lançou Homem de Ferro como o primeiro filme sob produção própria – com acordo de distribuição firmado com a Paramount. Em 2009, a empresa foi vendida para a Disney. Após o término do licenciamento de personagens como X-men e Homem aranha, todos voltarão para a Marvel sob a batuta da Disney.
Já a DC mantém um longo relacionamento com a Warner Brothers que produziu e distribuiu todos os filmes baseados em personagens da editora. A relação, estremecida pelo sucesso comercial da Marvel no cinema, já dá sinais de esgotamento. Mas a DC não apresenta planos de vôo solo no cinema.


O universo no cinema


Enquanto a Marvel tece planos para ligar todo o universo Marvel no cinema, à medida que apresenta alternativas as já consagradas fórmulas de sucesso (com o reboot de Homem aranha e uma nova franquia mutante, X-men: primeira classe), a DC não consegue firmar nem mesmo seu segundo grande personagem no cinema. O super homem terá uma nova chance nos cinemas em 2013.



O carro chefe


Marvel

Homem de ferro
O personagem pertencia ao segundo escalão da editora. Não á toa ainda não tinha tido os direitos negociados com nenhum estúdio de cinema. Com o filme estrelado por Robert Downey Jr. passou ao primeiro time e garantiu a viabilidade da Marvel como estúdio cinematográfico.

DC

Batman
Nenhum outro personagem de quadrinhos rendeu tanto no cinema. Com seis filmes oficiais, e um sétimo a caminho, Bruce Wayne e seu alterego são os grandes responsáveis pela longevidade desse neo gênero cinematográfico. São também os filmes do Batman, a despeito de seus vilões fantasiados, os que menos se assemelham a uma adaptação de HQ. É a principal franquia da DC/Warner no cinema e dificilmente deixará de ser.








O horizonte límpido


A Marvel tem oito produções em andamento e muitos planos. Sem contar que a partir de 2013 alguns personagens voltarão aos cuidados da editora. A ideia de interligar o universo Marvel no cinema ainda poderá render muitos frutos. E ótimas bilheterias.
As fichas da DC estão em Lanterna verde. Um personagem do segundo escalão da editora que, se repetir o efeito de Homem de ferro para a Marvel, poderá desbravar as fronteiras para outros personagens como Flash e Mulher maravilha que vivem tendo seus projetos cancelados.
O super homem é outro personagem com a corda no pescoço. Se a bilheteria do novo filme (previsto para 2013) for ruim, o homem de aço ficará um bom tempo longe dos cinemas.

10 comentários:

  1. O trabalho foi árduo para realizar a postagem, hein? Ótima pesquisa. Concordo que o último Batman será inesquecível por diversos motivos, mas eu mesmo só vi algumas cenas. Claro, as com Coringa em cena. Particularmente, não gosto de filmes de super-heróis é que nem "sagas", não tenho paciência. Mas também para não parecer tão chato, lembro-me que tinha um certo apreço por Homem-Aranha do Ang Lee. Até hoje eu simpatizo com a franquia!

    Enfim, excelente post... e bem,vamos nos preparar para a enxurrada de super-heróis! Ou não...

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, esse post tá recheado, heim, Reinaldo. Gostei. Parabéns. Acho que apesar de os Batman de Nolan terem elevado os filmes de HQ a outro nível, a Marvel está melhor no páreo, tanto que Os Vingadores estão mais próximos do que nunca, enquanto A Liga da Justiça vem descendo a ladeira nos sonhos dos fãs.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve um telefilme da Liga da justiça (horrível) no estilo Geração X (os Novos-Mutantes da Marvel).

      Excluir
  3. Perfeito. Batman O Cavaleiro das Trevas tem que ser tratado de maneira diferenciada mesmo pois é um filme muito superior às demais adaptações de quadrinhos. Dentro dos que você classificou como Excelente adaptação e ótimo cinema, acho que Batman Begins está um pouco acima dos outros mas também não se compara ao Dark Knight. Já deu pra reparar que eu sou fã do Nolan?
    Agora, fora esses dois, a vantagem da Marvel sobre a DC é enorme.
    Acho que no Índice Claquete faltou o Superman O Retorno e o Watchmen.
    Excelente e pelo visto trabalhoso post. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amei isso! Só não concordo com o posto máximo para 'O Cavaleiro das Trevas'. Acho que 'Superman - O Filme' é a melhor adaptação de quadrinho que existe!

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com excessão ao final, a melhor adaptação de HQ para o cinema é Watchmen, quem leu sabe disso, parece que você está realmente assistindo a HQ, diálogos inteiros literalmente transcritos na tela. Aliás, Watchmen é uma HQ que não pode faltar na estante de ninguém, é uma das 100 obras literárias mais importantes da história.

      Excluir
  5. Estou cá a pensar que Lanterna Verde se não bombar entre a turma das HQs certamente será um sucesso entre a galera GLS, rsrsrs

    Falando sério: adorei o texto! Traçou uma panorâmica super completa das últimas adaptações para as telonas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bravo! Excelente post Reinaldo, vou dizer que é o melhor tira-teima do Claquete (empatando com o do Hitch/Kubrick).

    Eu sempre gostei mais da DC, e quando Nolan adapatou lindamente Batman (bom sem mais comentários). Até mesmo as versões de Tim Burton são melhores que alguns da Marvel (se pararmos para pensar no Homem-Aranha e X-men).
    O único problema da DC é o grande herói de aço que teve a má sorte de encontrar Bryan Singer e agora Snyder (depois de Sucker Punch não me anima). Só mesmo Donner e Richard Lester (no segundo capítulo) fizeram jus.

    A Marvel voltou com tudo mesmo, na minha opinião, com o Homem De Ferro, e tenho fé no novo Spider-Man (Andrew Garfild depois de A Rede Social ganhou pontos comigo).
    Nunca gostei mesmo dos filmes dos X-men e não sei o que esperar do "First Class".

    Abs.
    RODRIGO

    *vou postar em breve sobre o Homem De Ferro com o ótimo Downey Jr. Gosto muito do filme.

    ResponderExcluir
  7. Excelente post. Para mim, o maior problema da Marvel é o fato de ela interferir demais nas obras adaptadas de seus quadrinhos. Eles deveriam dar a liberdade que a DC Comics oferece aos seus diretores.

    ResponderExcluir
  8. Alan: Que bom que gostou meu caro. Fico feliz mesmo! Agora: Vc tem que ver logo O cavaleiro das trevas. Acredite, esse filme não está sendo comparado a Seven, O poderoso chefão e Fogo contra fogo à toa...
    Abs

    Amanda: Obrigado Amanda. A Marvel realmente é superior. Mas o Batman tem um material dos mais ricos em termos cinematográficos...
    Bjs

    Vitor Batista: Valeu pelo comentário Vitor. Agora vamos combinar né? Quem gosta de cinema tem que ser fã do Nolan. É inconcebível gostar de cinema e não apreciar um dos diretores mais visuais e inventivos da atualidade. Para vc ter uma ideia do trabalho que deu esse post, acabei esquecendo de Superman o retorno e Watchmen no índice de qualidade. Mas pode considerá-los no item Better luck next time.
    Abs

    Kahlil: Valeu rapaz! Pois é... esse posto é mesmo discutível. E só o é entre essas duas obras. Uma barganha da DC né? Abs

    Rodrigo: Grande Rodrigo. Valeu pelo entusiasmo e pela lembrança de seções passadas. Pois é, eu adoro super heróis. rsrs. Sempre adorei.
    Tb acho que Garfield pode ser uma boa na pele de Peter Parker e, diferentemente de vc, tenho ótimas expectativas para First class.
    Aquele abraço!

    Aline: Como assim das últimas adaptações? Tão todas da Marvel e da DC aí! rsrs.
    Valeu pelos elogios. Fico feliz que tenha gostado do texto.
    Beijão!

    Kamila: Mas esse "problema" da Marvel é recente né Ka? Só começou quando a editora virou estúdio...
    Bjs

    ResponderExcluir