segunda-feira, 25 de abril de 2011

Crítica - Rio

Um filme charmoso!


Carlos Saldanha se prova mais uma vez um diretor tão criativo quanto assertivo dentro da seara das animações. Rio (EUA 2011), seu novo trabalho para a Blue Sky – divisão de animação da FOX - é desses filmes leves, simpáticos e divertidos que nos desperta o bem estar. É desnecessário citar a destreza técnica da animação, um comentário abandonado há dois anos. O que é importante ressaltar é o cuidado na lapidagem dos personagens, todos transbordantes em carisma e identificação. A ararinha Blu (Jesse Eisenberg) parece uma criação de Woody Allen, tamanha sua inadequação social. Estamos falando de uma arara que além de não saber voar, não se ressente dessa condição. Se entusiasma com sua gaiola. É essa arara que, por força da ação de um grupo de contrabandistas, terá que - na companhia de Jewel (Anne Hathaway)- se aventurar pelas ruas do Rio de Janeiro em época de carnaval.


Personagens cativantes e cheios de autenticidade: uma animação para agradar cariocas, paulistas, baianos e gringos...


É inconcebível pensar em Blu sem a voz de Jesse Eisenberg. O ator responde pelos grandes acertos da animação de Saldanha. A interpretação vocal, nova modalidade de interpretação que gente como Eisenberg e Johnny Depp em Rango lançam mão, se prova cada vez mais diferenciada em filmes do gênero. Eisenberg e Will I.AM como um pombo charlatão e cheio de atitude Hip Hop são dois achados.
O filme perpassa o Rio de Janeiro com olhos doces. Com números musicais protocolares e uma ou outra cena de ação sem grande inventividade, mas adornadas por carros alegóricos ou favelas sintonizadas em jogos de futebol. Olhar o Brasil pelos olhos estrangeiros é um deleite a parte para o espectador brasileiro. Ainda que o filme tenha sido realizado por um brasileiro, um brasileiro radicado em Los Angeles, a posição é de turista. Rio, o filme, não quer entender o Rio, a cidade. Quer vivê-lo. Vem dessa animação fofinha um puxão de orelha para os cariocas descontentes.

4 comentários:

  1. Quero assistir o mais rápido possivel.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Grande crítica Reinaldo. É o que eu sinto e penso do filme do Saldanha, de fato RIO é charmoso, divertido, fofo e todos os adjetivos "cute-cute".
    Não entendi algumas críticas com relação ao caricato e reclamações do gênero, afinal estamos falando de uma animação e o caricato é justamente o ponto alto dela, já dizia Walt Disney.

    Ademais, RIO é colorido e os personagens lindamente dublados e animados. BLU e JEWEL combinam pela química vocal de Jesse e Anne (um dia quero Vê-los juntos em live "love" action) e, sua comparação ao Woody Allen foi ótima.RS!

    Abs paulistas!
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  3. "Rio" é um ótimo filme. Leve, carismático e que tem personagens que prendem a atenção! E, o melhor: ao contrário do que eu pensava, não é uma peça de divulgação da Cidade Maravilhosa. Pelo contrário: a utiliza como o pano de fundo de uma metáfora de transformação do personagem principal.

    ResponderExcluir
  4. Rafael W: Certeza que vc vai gostar! É tiro e queda!
    abs

    Rodrigo: Valeu Rodrigo. Pois é, tem gente que não tem mais o que fazer e gosta de procurar pêlo em ovo... só assim para se aborrecer com Rio. E vc recuperou muito bem a fala do grande mestre!
    E viva o live "love" action! rsrs
    Abs

    Kamila: Mas essa transformação é a melhor das peças publicitárias Ka!rsrs. O negócio é que o filme saboreia o Rio de Janeiro e isso faz toda a diferença...
    bjs

    ResponderExcluir