segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O homem que sustenta o mito


Já é possível apontar Michael Douglas como um mito? Ao menos do cinema? Vejamos! Filho de um lendário ator da era de ouro de Hollywood, Kirk Douglas, produtor audacioso antes mesmo de se firmar como ator (ganhou um Oscar por O estranho no ninho) e um dos primeiros famosos a aventar o conceito de “viciado em sexo”, curado pelo casamento com a bela atriz Catherine Zeta Jones. Esteve presente em alguns filmes célebres como Instinto selvagem, Atração fatal, A guerra dos Roses, Chuva negra, Meu querido presidente, Wall street – poder e cobiça e Assédio sexual. Reconhecido pela beleza, elegância e charme, por muito tempo Michael Douglas foi o James Bond americano. Se não é possível dizer que Michael Douglas é um mito, não o é por puro capricho. É lógico que o ser humano é falho e repleto de defeitos. Somos todos assim. Mas Claquete levanta a questão porque o ator aos 63 anos enfrenta uma chaga que ninguém merece enfrentar. Um câncer. Há cerca de um mês, Douglas foi diagnosticado com câncer na garganta em estágio 4. Ou seja, embora avançado, ainda é tratável. De acordo com os médicos, o ator tem 80% de se recuperar plenamente, embora haja o risco de sua voz sair debilitada do processo. O homem que sustenta o mito está lutando para que o homem continue a viver e o mito, talvez, continue em questionamento. Fica a torcida para que esse grande ator americano se recupere desse mal. Claquete exibe o vídeo de uma entrevista que o ator concedeu há uma semana e meia ao apresentador David Letterman. Uma demonstração de que é a humanidade que dá força a mitos genuínos.


5 comentários:

  1. Sempre gostei dos trabalhos do Michael Douglas, como ator e produtor. Gosto principalmente de Atração Fatal, Instinto Selvagem e os dois filmes pós Indiana Jones ' Tudo Por Uma Esmeralda' e ' A Jóia Do Nilo' que ele atua e produz. Também estou ancioso para conferir a continuação de 'Wall Street', depois deste hiato Oliver Stone resolve prosseguir.

    Um cara interessante e torço para que ele se recupere e não tenha problemas futuros com a sua voz. Câncer é um problema e nós não estamos imunes dele.

    Depois que assisti esta entrevista com Letterman fiquei chocado ao ver como o Michael envelheceu e como sempre foi parecido com o pai, agora mais do que nunca a semelhança quanto a idade, parece que ambos são irmãos!

    Também sou fãn do Kirk Douglas, uma lenda e meus filmes prediletos são ' Glória Feita De Sangue' , 'Spartacus' e ' A Fúria'.

    Só não gostei muito daquele filme que eles fizeram em família (que agora me fugiu o nome) tem a mãe do michael e o filho no elenco, além obviamente de Kirk e Michael como protagonistas fazendo de fato e pai e filho.

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Confesso que sou mais fã de Kirk Douglas, mas o filho é, sem dúvidas, um grande ator. Wall Street é um grande exemplo disso. Estou também curiosa com a continuação.

    ResponderExcluir
  3. Such is life!

    A reportagem me fez relembrar uma citação e, obviamente, um filme.

    A citação é emblemática e pertence ao inesquecível autor português José Saramago:

    "Momentos de fraqueza na vida qualquer um os poderá ter, e, se hoje passamos sem eles, tenhamo-los por certos amanhã."

    O filme é "Golpe do Destino", no qual William Hurt, ator consagrado da geração de Douglas, interpreta o mesmo drama vivido hoje por aquele. O comportamento de ambos face ao enfrentamento da doença é, inclusive, semelhante, mas para o filme em questão o personagem de Hurt está armado de mecanismos de defesa, e talvez ocorra o mesmo em se tratando de Douglas. Não nos esqueçamos nunca!

    Abraço,
    Reinaldo.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Por incrível que pareça, vi mais filmes do Kirk do que do Michael. Vendo sua matéria e o Letterman, pareceu-me mais uma falha cinematográfica que devo corrigir rsrsrs
    Enfim, estou na torcida para que ele supere logo o câncer, sem sequelas, e que o novo filme chegue logo por aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo. Teremos muito Michael Douglas esse mês aqui em Claquete em virtude do lançamento de Wall street - o dinheiro nunca dorme. Achei por bem não incluir essa reportagem no especial do filme que já está todo prontinho, pq não queria conferir um aspecto promocional a essa homenagem a Douglas. Tb gosto muito de Kirk Douglas, mas prefiro Michael (embora o pai seja um ator melhor).
    O filme em que contracenam juntos é It runs in the family (no Brasil, Acontece nas melhores famílias). Um filme chapa branca, mas dá para levar.
    Abs

    Amanda: Pois é Amanda. Espero que Michael saia dessa e que Money never sleeps seja apenas mais um filme de sua carreira. Bjs

    Cássio: Grande Cássio. o que dizer? Você enobrece o espaço. Mesmo. Essa sua dupla analogia apenas engrandeceu a reportagem e o sentido da homenagem que aqui quis prestar a Michael Douglas. Such is life! Grande Abraço!

    Aline: Pois é. Michael Douglas é um grande expoente americano. Torço muito para que ele supere esse câncer.Wall street 2 chega em 24 de setembro. Até lá, fique ligada no especial que começa no próximo domingo. Bjs

    ResponderExcluir