quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tutorial das mudanças em Claquete

Conforme foi adiantado no editorial deste mês, julho traz algumas mudanças em Claquete. Novidades e despedidas marcam o mês. As colunas Cenas de cinema, Cantinho do DVD e De olho no futuro... se despedem, ainda que temporariamente, do blog. Elas voltarão integradas e em novo formato. Essa, porém, é uma novidade para o final do ano. As seções Perfil e Grandes momentos do cinema passam a ter periodicidade indefinida assim como as seções Quero ser star e Ponto crítico.
Outra mudança pontual diz respeito aos especiais do mês. Antes, os filmes que receberiam a cobertura especial de Claquete eram escolhidos em uma enquete. A partir de agora, essa escolha será editorial. Na prática isso quer dizer uma cobertura mais completa e diversificada. Mais filmes ganharão reportagens especiais aqui no Blog, o que irá atender aos interesses dos mais variados leitores, ao invés de apenas ao interesse de alguns.
Mas as novidades são mais barulhentas e entusiasmantes. A primeira delas é Claquete entrevista. Todo mês um crítico de cinema, um cinéfilo ou algum profissional da área será entrevistado. Claquete repercute é outra coluna que deve agradar aos cinéfilos mais tradicionais. Filmes definidores e que encapsularam-se no tempo e no imaginário cinéfilo serão debatidos na coluna mensal.
Claquete cede espaço também aos documentários. Em Claquete documenta o gênero tão negligenciado pelo público brasileiro será o foco. Foco, por sinal, é o que não vai faltar em Panorama. Todo mês um cineasta terá sua filmografia devassada, analisada e pormenorizada no espaço. Como pode se ver, julho será um mês muito intenso. Então, mãos à obra.
As colunas e seções de Claquete
Insight
Nessa coluna, de periodicidade semanal, sempre será abordado um tema que esteja mobilizando o mercado ou os bastidores do cinema. Biografias de artistas, diretores, peripécias de estúdios de cinema, tendências de mercado, filmes hypados...
Nessa coluna, o cinema e todo a sua representatividade constituem o eixo do debate. Semanalmente questões tão diversificadas quanto os rumos da carreira de Jennifer Aniston quanto o conceito de cinema de arte serão apresentados e debatidos com a finalidade de informar o leitor com o acréscimo da contextualização.
Periodicidade: Todo domingo

Quero ser star
Um novo talento que esteja surgindo nos cinemas ganha destaque nesta seção.Quero ser star mostra o perfil de atores ou atrizes, não necessariamente jovens, mas que estejam ganhando o cinema naquele momento.
Sem periodicidade definida

TOP 10
Todo mundo adora uma lista. Cinéfilo então... Top 10 sempre trará listas inusitadas (e as vezes bastante previsíveis) sobre todo o universo cinéfilo. Dez filmes mais tristes, dez vilões mais ridículos, 10 diretores que nunca ganharam um Oscar, e por aí vai...
Periodicidade: Quinzenal

Perfil
Como entrega o nome da seção, um ator, atriz, diretor, produtor, roteirista ou qualquer outro profissional ligado ao cinema é perfilado.
Sem periodicidade definida

Contexto
Nesta seção, é repercutido um tema abordado em um filme que esteja em cartaz. A análise proposta não se limita apenas ao filme, ela se estende a outros filmes que tenham abordado o tema direta ou indiretamente.
Periodicidade: Último domingo de todo mês

Movies great Partnerships
Existem grandes parcerias no cinema. E nada mais justo do que venerá-las em um espaço exclusivo. As maiores parcerias do cinema são tema desta coluna mensal.
Periodicidade: Segunda semana de todo mês

Tira – teima
Existem confrontos que adoraríamos ver. E existem aqueles confrontos que povoam a cabeça e os corações dos cinéfilos. Na seção Tira–teima, todos esses confrontos ganham vida. Avatar X Titanic, Angelina Jolie X Jennifer Aniston e o verão americano de 2008 X o verão americano de 2009 foram alguns temas recentes da seção.
Periodicidade: Terceira semana de todo mês

Numerologia
Os bastidores de Hollywood pelo viés financeiro. Dados, estatísticas e curiosidades sobre os lançamentos mais recentes do cinema.
Periodicidade: última semana de todo mês

Movie Pass
Seção que destaca filmes cult que mereçam ser vistos ou revistos. A seção pormenoriza as razões que levaram aquele filme a ser tomado como uma produção cult.
Periodicidade: Última segunda-feira de todo mês

Grandes momentos do cinema
Existem cenas que entram para o imaginário cultural e excedem os limites da cinefilia. Outras que ajudam a despertar a paixão de alguém pelo cinema. São estas as cenas que ganham destaque nesta seção.
Sem periodicidade definida

Ponto crítico
Assuntos inerentes ao universo do cinema são debatidos em uma matéria feita a partir de depoimentos de quem entende do assunto.
Sem periodicidade definida

Claquete entrevista
Nesta seção, o blog realizará entrevistas com cinéfilos e críticos de cinema. O assunto? Cinema, claro. A diferença de olhares, as preferências, os gostos, a diversidade e a representatividade cinematográfica estarão sempre em pauta nas entrevistas desta seção.
Periodicidade: Primeiro domingo de todo mês

Claquete repercute
Existem filmes que são verdadeiros movimentos. Outros que se alinham a fenômenos culturais, alguns são os próprios fenômenos culturais. Claquete repercute irá retomar filmes cujo significado excede a arte cinematográfica e, como diz o nome, repercuti-los sem o calor da novidade. O distanciamento será o principal critério de análise.
Periodicidade: Segundo domingo de todo mês

Claquete documenta
Nesta coluna, os documentários receberão atenção. Uma crítica mais analítica e mais aprofundada de exemplares desse gênero tradicionalmente negligenciado pelo público brasileiro. Não necessariamente a coluna abordará filmes que estejam nos cinemas.
Periodicidade: Terceiro domingo de todo mês

Panorama
É difícil qualificar Panorama como coluna ou seção. Esta seção se desdobrará durante todo o mês. Cada mês um cineasta será escolhido e será montado um panorama de seus filmes em sua homenagem. Toda a semana uma de suas obras será discutida no espaço. Esta seleção abrangerá no mínimo 4 filmes (um por semana) e no máximo 8 filmes (dois por semana). Para a determinação do número de filmes será considerada a relevância artística do cineasta, assim como a extensão de sua filmografia.
Periodicidade: toda semana

Claquete destaca
Dicas, sugestões, destaques sobre o cinema e a cultura pop em geral.
Periodicidade: todo sábado

6 comentários:

  1. Cara, muito bacana essas suas novas 'seções', espero avidamente por: Claquete entrevista e Panorama!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre gosto de mudanças, dá uma reavivada no blog e nas categorias sempre é bom. Esperaremos ansiosos.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro as seções existentes, gostei das novas e aprovo as mudanças feitas. Como disse o Luís, mudanças são boas para renovar o blog!

    ResponderExcluir
  4. Alan: Eu desconfio que vc vá gostar Alan. Fique por perto! abs

    Luis Galvão: Torço para que vc goste Luis. Como sempre, vem tudo com muito carinho e dedicação. abs

    Kamila:Obrigado pelo carinho Ka. Espero que vc goste do que vem por aí e continue gostando das seções e colunas que foram mantidas. bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Reinaldo. Além das entrevistas, a parte do Claquete documenta é bem interessante porque é realmente um gap editorial forte.
    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Vc e seu olhar sempre apurado madame... Bjs

    ResponderExcluir