quarta-feira, 14 de julho de 2010

TOP 10

No último TOP 10 Claquete apresentou as dez músicas que fizeram a cabeça dos anos 90 no cinema. Dessa vez, vamos um pouco mais longe e chegamos aos anos 80. Talvez a década mais nostálgica, colorida e musical do cinema.


10 – Ghostbusters, do filme Os caça fantasmas (1984)
Com gosto de jingle, essa divertida canção que deu ritmo a aventura dirigida por Ivan Reitman, além de ter sido indicada ao Oscar, ajudou a dar vida a um dos maiores hypes da década.

9 – Footloose, do filme Footloose (1984)
O filme que revelou Kevin Bacon para o mundo (ok, tem gente que ainda não sabe quem ele é) é daqueles filmes que mostram como a música, e a dança, podem mudar o mundo de algumas pessoas. Com uma trilha sonora recheada do que hoje são os chamados clássicos, tem uma música tema que é, certamente, o maior deles.

8 – Walking on sunshine, do filme Olha quem está falando (1989)
No filme em que Bruce Willis dá voz a um bebê super pop, essa música deu o tom desse clássico da sessão da tarde. É mais fácil lembrar desta música do que de John Travolta e Kristen Allen, protagonistas do filme.

7 – The heat is on, do filme Um tira da pesada (1984)
Um dos clássicos de ação dos anos 80 que mostrava todo o talento de Eddie Murphy na frente das câmeras e de Jerry Bruckheimer comandando o show por trás delas. E essa pegajosa (no bom sentido) música dá o caldo certo para o momento. The heat is on...

6 – The eye of the tiger, do filme Rocky III (1982)
Música épica para embalar o herói de uma geração. O filme é fraco, mas a música faz por merecer o bordão de Balboa “ It ain´t over till is over”!

5 – Billie Jean, do filme Moonwalker (1988)
Ok, o filme é uma bomba. Mas é impossível rememorar os anos 80 e não falar do rei do pop na década que ele conquistou essa alcunha. Em Moonwalker, uma história que mistura hip hop e alienígenas, Jackson faz seu famoso passo e lança sua música mais dance, a agitada Billie Jean.

4 – What a feeling, do filme Flashdance (1983)
Jennifer Beals hoje faz relativo sucesso na série fetichista The L World, mas ela chegou perto de ser uma movie star ao dançar ao som desta música no filme de Adrian Lyne e, olhe só, produzido por Jerry Bruckheimer.

3 – Take my breath away, do filme Top Gun – ases indomáveis (1986)
Mais uma vez um filme produzido por Bruckheimer imortaliza uma canção na década de 80. Take my breath away é, com o perdão do trocadilho, de tirar o fôlego. A música ajudou a eternizar essa agradável fita de ação.

2 – She´s like the Wind, do filme Dirty dancing – ritmo quente (1987)
Uma das músicas mais românticas de um filme essencialmente romântico que revelou ao mundo todo o carisma de Patrick Swayze, morto no ano passado. Essa canção, cantada pelo próprio ator, mostra que Swayze além de ótimo dançarino também mandava bem com a voz.

1 – The time of my life, do filme Dirty dancing – ritmo quente (1987)
Quem não imitou os passos da cena final de Dirty dancing ao ritmo dessa música? De tão contagiante, a cena faz até quem não gosta de dançar querer dançar. É a cara dos anos 80.

14 comentários:

  1. Ótima lista Reinaldo, só senti falta da música do filme que mais marcou minha infância: "The Goonies 'R' Good Enough" da Cyndi Lauper do filme Os Goonies. Sem sombra de dúvida foi o filme que mais vi quando eu era criança.
    Outra que gosto muito também é Footloose. A Cyndi Lauper também tem uma música na trilha de Footloose.

    abraço
    volverumfilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A lista foi boa, além das músicas, só filmes clássicos
    Bons tempos
    !!!

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo, teu top 5 é formado somente por clássicos!!! Adoro todas as músicas!!!

    ResponderExcluir
  4. ótima lista!
    A do ritmo quente é inesquecível!!!!
    UHAHSUAAUHSUHA'

    ResponderExcluir
  5. Olá Reinaldo,

    Retribuindo visita ao meu blog.
    Longe de ser cinéfila, muito pelo contrário, assisto poucos filmes, também gostei do formato de seu blog. Embora aborde um tema específico...inclui variedades como lançamentos, entrevistas, curiosidades, etc).
    Vou passar mais vez aqui ok? Vou utilizar sua página, para me manter informada sobre o mundo do cinema.
    Já te sigo e vou divulgar o "Claquete Cultural" em meu Twitter.
    Qto ao meu blog...preciso escrever mais. Idéias não faltam, o que falta mesmo é tempo! Tenho lido vários livros, administro páginas de relacionamento, leio e comento alguns blogs interessantes, além, de dividir todo esse tempo com trabalho, lazer, afazeres domésticos, etc...uma verdadeira maratona (risos).
    ...Enfim...e o "Pauta Jornalística" acaba meio esquecido.
    É isso...
    Bjs, Fernanda

    ResponderExcluir
  6. 2 – She´s like the Wind,(essa música dispensa comentários)
    1 – The time of my life (Bom,eu sou fã do filme)
    6 -The eye of the tiger(Eu sou fá do Rocky,tá?Só pra constar,XD)
    3 – Take my breath away (Um clássico)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. ótima lista, Reinaldo. Nem preciso dizer que me inclino às baladas românticas com take my breath away e she's like the wind , adorooo What a feeling,era a música da minha coreografia no ensino fundamental haha... bjs!

    ResponderExcluir
  8. É, She´s like the Wind é mesmo linda. Esse filme Patrick Swayze nos mostrou todos os seus talentos e como não lembrar da cena final com a empolgante The time of my life? Confesso que já tirei uma foto imitando a pose do cartaz, hehe. E já tentei muito os passos da coreografia que virou febre em festa de casamento.

    ResponderExcluir
  9. Good enough é realmente um grande clássico dos anos 80 e também Stand by me, no filme Conta Comigo!

    Ótima seleção

    ResponderExcluir
  10. Nossa, ando meio saudosista, tenho impressão que hoje as músicas do filme não embalam tanto nossas paixões.
    Adorei a lista - tá na cara, né? rsrsrs
    The eye of the tiger e Take my breath away marcaram primeiro minha infância e depois minha adolescência nos Love Songs da vida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Vitor: é verdade. Eu poderia de ter encaixado good enough? Mas vem cá, qual tu tiraria dessa lista aí... abs

    Marcelo: Godd times, indeed. Vlw

    Kamila: Obrigado! tb adoro todas as músicas! bjs

    Alan: é inesquecível msm né? abs

    Fernanda:Prazer imenso te receber aqui Fê. Fico feliz que eleja claquete responsável para te por a par das novidades do cinema. Feliz mesmo. E quanto a sua maratona, normal d evida de jornalista não é mesm?! rsrs Beijão

    ResponderExcluir
  12. Pat: A minah preferida mesmo dessas todas é The time of my life, mas já dá para desconfiar né? bjs

    Madame: Acho que todo mundo requebra ao som das baladas oitentistas madame... bjs

    Amanda: É isso aí amanda. Bjs

    Saulo: Nooooosssaa Stand by me. E eu esqueci. Pois é, se a gnt for parar para pensar... abs

    Aline: Pois é, hj em dia já não fazem trilha sonora como antigamente. Isto é fato. bjs

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente, eu tiraria Billie Jean do Michael Jackson, não que a música não foi marcante, muito pelo contrário, a música é ótima, marcou a década e tudo mais, porém no cinema ela não me remete a nada, o filme Moonwalker que eu me lembre nem fez tanto barulho assim, acho que essa música não representa o cinema nessa década não...
    Bom, é a minha opinião...acho que a dos Goonies é mais marcante em relação ao cinema do que a do Michael.

    ResponderExcluir
  14. E tu tá coberto de razão. Se fosse para tirar uma música dessa lista, eu tiraria Billie Jean. E seu argumento é realmente bastante persuasivo. Fica o registro da menção honrosa para Good enough, aqui neste espaço. A música que deveria ter entrado na lista, mas não entrou.
    abs

    ResponderExcluir