terça-feira, 20 de julho de 2010

ESPECIAL ENCONTRO EXPLOSIVO - Crítica

Um novo tipo de príncipe encantado!

Encontro explosivo (Knight & Day, EUA 2010) padece nas bilheterias por duas razões. A primeira delas, inegável, é que Tom Cruise já não é o astro atrativo de outrora. A segunda é a overdose de comédias de ação, subgênero desencadeado pelo lançamento de Sr. e Sra. Smith em 2005, que acomete os cinemas. Antes de Encontro explosivo chegar aos cinemas americanos em junho passado, Caçador de recompensas (com Gerard Butler e Jennifer Aniston) e Par perfeito (com Ashton Kutcher e Katherine Heigl) também sofreram e não conseguiram se pagar. Encontro explosivo, portanto, marca a curva descendente do subgênero nas telonas. O que não deixa de ser paradoxal, já que justamente desde Sr. e Sra. Smith, a fita é a melhor dessa manjada seara. Cruise vive Roy Miller, um agente do FBI que é queimado depois de descobrir um caso de traição. Cabe a ele proteger o cientista que desenvolveu uma bateria que está movimentando o mercado negro da espionagem. June (Cameron Diaz), por força das circunstâncias, acaba fazendo parte da rotina de fugas, tiroteios e mistérios de Miller.
Um príncipe, uma princesa e muitos tiros: Cameron Diaz e Tom Cruise capricham na química

A fita tem fôlego. Isso quer dizer que tem bons momentos de ação e um humor requentado na medida certa. De quebra, se apresenta como entretenimento moderno. Se a ideia de príncipe encantado está mudando e hoje se aproxima de um vampiro brilhoso com super poderes, por que não um superagente que é capaz de atravessar um marejado de tiros só para não deixar a garota pensando que ele não ficou feliz em vê-la? Encontro explosivo não é o filme do ano. Na verdade, nem mesmo quer sê-lo. Mas é um ótimo programa em uma temporada de verão que anda carecendo de programas que possam ser adjetivados como ótimos.

7 comentários:

  1. Ainda não vi o filme e ele já estreiou aqui onde moro, talvez eu vá vê-lo amanhã. Não estou com grandes expectativas, quero apenas ver um entretenimento no cinema, um filme por mera diversão, é bom isso de vez em quando, rs

    ResponderExcluir
  2. É isso, entretenimento, sem compromissos. Eu também me diverti.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Reinaldo,

    Quer dizer que há uma química entre eles? Menos mal. Eu gosto de Tom Cruise (mais por ele fazer parte da vida cinéfila de muita gente), mas vai ser difícil encarar a Cameron Diaz a qual não me "desce", por isso quero assistir Par perfeito pois adoro Katherine Heigl.
    Não há o que esperar além de uma diversão sem exigências.


    Gostei desta sua frase, rs : "marca a curva descendente do subgênero nas telonas".

    Chiquérrima!

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo, Alan, Amanda, Madame (amigos), eu adorei o filme, rs! Por mais absurdo que foi algumas cenas de ação, mas é filme, é cinema, é válido!

    Tudo bem que o estilo se repete, a diferença aqui é um diretor eficiente e uma dupla simpática. Já tinham esta química no esquisito
    'Vanilla Sky'!

    E Reinaldo, vou conferir 'À Prova de Morte' do Tarantino hoje no cinema. Na versão que baixei (e creio que será a oficial no Brasil) era a Shelton e não a Uma SIM, rs! Mas estou excitado e curioso agora pra ver essa outra versão que você diz e a aparição da Uma, mesmo com sua descrição da cena e a minha certeza que era a Shelton porque a personagem dela era principal em Planeta Terror e os dois médias metragens fazem um paralelo (numa cena de Planeta Terror a personagem Jungle Julia de Death Proof é mencionada no rádio, por exemplo), rs!
    E mais detalhes como do personagem, o detetive McGraw e o filho, que aparecem nos filmes de Tarantino, e são pai e irmão da personagem da Shelton, a DRA em questão, nesta cena em Death Proof!
    Enfim...depois te digo... hehe!

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o filme e veria novamente no cinema sem problema nenhum. Não é nenhuma obra prima, mas se tem uma coisa que Cameron Diaz sabe fazer é divertir e isso ela fez muito bem e eu amei. Abraço \o

    ResponderExcluir
  6. Estou numa crise com esse filme: achei que o trailer não tinha nada de especial. Daí a vi a crítica da Isabela Boscov e estava animando quando o pessoal da Folha jogou a água fria, rsrsrs Daí vc vem e levanta o filme, rsrsrs Não me leve a mal, não sou nenhuma vítima dos críticos de cinema, ms é que eu já sou bem indecisa sem ajuda :P Brincadeira.
    Apesar da Cameron Diaz, acho que pode ser sim um bom programa. Verei e depois te conto o que achei.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Alan: Filme por mera diversão é muito bom de vez em quando. Abs

    Amanda: Não tem como não se divertir com esse filme Amanda. bjs

    Madame: Madame, vc é meu luxo. Valeu pelos elogios e vc vai notar que essa é a melhor aparição de Cameron Diaz em anos. bjs

    Rodrigo: O filme é legal msm. abs

    Thiago: É isso aí Thiagão. De peito aberto... abs

    Aline:Blz. Depois eu quero saber suas impressões. Gosto do André Barciski ( o crítico da Folha em questão), mas ele tem baixissíma tolerância como comédias... não é a dele.
    bjs

    ResponderExcluir