segunda-feira, 19 de julho de 2010

Crítica - À prova de morte

Estilo e pujança tarantinescas!

Depois de três anos, finalmente chega ao país À prova de morte (Death proof, EUA 2007), parte integrante do projeto Grindhouse que Quentin Tarantino e Robert Rodriguez rodaram em conjunto para homenagear o cinemão B e o modelo como este chegava ao público nos idos dos anos 80 (com a força do cinema trash). Rodriguez dirigiu o média metragem Planeta terror (com zumbis, Bruce Willis e Josh Brolin), exibido no país ainda em 2007, e Tarantino concebeu esse Á prova de morte em que um dublê usa seu carro para matar jovens moçoilas pelo interior dos EUA.
A versão que chega ao país é a européia que foi apresentada ao júri do festival de Cannes em 2007 com 27 minutos a mais de metragem. À prova de morte é tudo aquilo que se imagina de Tarantino. É, assumidamente, um filme para seus fãs. Desde a abertura com um close nos pés da principal personagem feminina (o diretor é podólatra assumido) até a ponta não creditada de Uma Thurman, passando por referências explícitas e outras mais sutis sobre o cinemão B das décadas de 70 e 80.
À prova de morte tem dois segmentos unidos pelo personagem de Kurt Russel, Stuntman Mike, o dublê que ostenta uma enorme cicatriz na face e dirige um carro tão possante quanto assustador. Tarantino brinca com as noções do gênero do terror trash e entrega um filme que só agrada a quem gosta do gênero ou aprecie seu cinema. Visto em comparação com Bastardos inglórios, principalmente para o espectador brasileiro que só pode assisti-lo agora, À prova de morte parece um tanto infantil. Os diálogos, embora divertidos e identificáveis, não tem a engenhosidade dos do filme ambientado na segunda guerra. Tarantino, também, cede inadvertidamente a seus cacoetes, algo muito mais controlado em Bastardos. Não deixa de ser uma experiência interessante constatar o salto de qualidade de um filme para o outro. Afinal, ambos são brincadeiras e homenagens do diretor. Só que um também tem luz própria enquanto que o outro nunca excede a homenagem.

Ahhh, os pés: assim como Tarantino, o perturbado Stuntman Mike também não pode ver um belo par...

A versão americana de À prova de morte, que é mais consistente do que a que chega a nossos cinemas, espera-se, deve estar presente no DVD do filme. Comparar as duas é outro deleite cinéfilo. É uma prova de estilo e conhecimento cinematográfico. No fundo, é tudo que À prova de morte ambiciona ser. Cabe ao espectador ter ciência disso.

14 comentários:

  1. Reinaldo, eu curti muito o filme e sou fã, rs!

    Tem tudo que eu gosto no Tarantino e nos filmes deste gênero.

    Não sabia da ponta de Uma Thurman. Aqueles pés nos créditos de abertura são dela ou da Vanessa Ferlito? Que participação ela faz?

    Vou acabar vendo no cinema mesmo, e quero ver também os trailers fakes seguintes, um o Eli Roth dirigiu, o super trash 'Ação de Graças'!

    Adoro o cinemão velho de salas pulgueiro, rs!
    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi "Planeta Terror" e nem "A Prova de Morte", claro, quero muuuito ver os dois. Adoro filmes B, acho incrível! rs
    Só estou na torcida para que "A Prova de Morte" chegue nos cinemas de minha cidade, o que estou achando um pouco provável...
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Quero MUITO ver esse filme! Só escuto elogios.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo: Ela faz a médica que atende Kurt Russel quando ele vai ao hospital e passa o boletim médico para o pai e o irmão policiais. O pé na abertura é mesmo de Vanessa Ferlito (que cá entre nós foi o grande fetiche de Tarantino nesse filme). Os trailers fakes são legais, mas acho os de Trovão tropical mais bem sacados. abs

    Alan: Veja que vc vai gostar Alan.Planeta terror já está em DVD. abs

    Luis Galvão: Olha, não sei se merece tantos elogios não. É filme de fã para fã, sabe? Mas tem seus momentos... abs

    ResponderExcluir
  5. Tarantino é o cara, mas achei esse filme bobo e extremamente dispensável. Uma grande piada interna que o mundo não riu.

    ResponderExcluir
  6. Não Reinaldo!

    Engana-se, quem faz a médica que atende o Kurt Russell e passa o boletim médico para o pai e irmão (Mcgraw) é a atriz Marley Shelton, que fez a Dra. Block em "Planeta Terror", rs!

    Fiquei me perguntando e estava curioso "Onde Uma Thurman", rs! E de fato, a Vanessa tem belos pés!

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Desculpe pela insistência Rodrigo. Mas revi o filme na sexta-feira. É Uma Thurman. Vc não deve ter prestado atenção direito.... Se por um acaso revir o filme nos cinemas, atente para o detalhe. Pode até ser, e não estou dizendo que seja o caso, que na versão americana que assim como vc já vi há muito tempo, seja Marley Shelton, mas na européia é Uma. Vá e confira!
    Abs

    Diego: "uma grande piada interna que o mundo não riu", esse é o fantasma que incomôda tanto Trantino quanto Rodriguez. O trailer fake Machete chamou mais a atenção que os dois filmes juntos e chega ano que vem como longa metragem. Isso diz tudo... abs e apareça mais vezes meu caro.

    ResponderExcluir
  8. Oi Reinaldo,
    Não assisti ainda, mas lendo sua resenha, tentarei ao máximo não ser afetada pela diferença entre este e Bastardos Inglórios. Eu gostei do Taranta 'sofisticado' em bastards, agora, a premissa desse filme parece ser bem trash, terei que vê-lo inspirada. Belo texto(as always)!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Cristiano: Vá sem pressa Cris. O filme não demorou três anos para chegar aqui à toa... abs

    Madame: É trash, mas é bem divertido para quem gosta de Tarantino e dos filmes tosqueira dos anos 70 e 80. Obrigado pelo elogio madame. bjs

    Rodrigo: Pois é rapaz, é a Marley Shelton msm. Vc citou Planeta terror e fui conferir a participação dela no DVD que tenho cá comigo e constatei que é ela travestida de Uma Thurman. rsrs. Vc está certo. Valeu pela bronca.
    abs

    ResponderExcluir
  10. Adoro Planeta Terror e acho que vou gostar desse, tou morrendo de vontade de ver!

    E então Tarantino é podólatra? Como eu não pensei nisso antes...

    Enfim, parabéns pela resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu quero ver!!! Ainda não consegui assisitir, mas me disseram que tem muito de Kill Bill no filme e pra mim é um dos melhores filmes da minha vida... certamente que vou gostar de À Prova de Morte :)

    ResponderExcluir
  12. Filme audaciosamente bem feito, cenas de diálogos e ação estonteantes e uma direção pra lá de perfeita do nosso grande Tarantino! Só não esperem um cult igual a Kill Bill, Pulp Fiction ou Bastardos Inglórios... Só quem é fã do taranta é quem ingere da fonte desse filme!

    OBS. UMA THURMAN ESTÁ NO FILME? Aonde que não vi? rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. S: Obrigado S. Acho que vc vai curti o filme. bjs

    Fernando: Quem gosta de Tarantino não tem como não gostar de À prova de morte. É auto contemplativo mesmo. abs

    Robson Gundim: Prazer em recebê-lo aqui em Claquete meu caro. Vc disse bem.
    Quanto a Uma Thurman ela não está no filme não. É a atriz Marley Shelton cuidadosamente caracterizada como uma Thurmam no que, não dá para deixar de pensar, deve ser mais um easter egg arquitetado por Tarantino para seu filme.
    abs

    ResponderExcluir